Após resultados recorde em 2023, a Talanx elevou os dividendos para € 2,35 por ação e aumentou as metas de lucro

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Andreas Krosta

pixabay pixabay

- A previsão de lucro original de € 1.400 milhão foi superada em ampla medida, com resultados recorde de € 1.581 milhão

- O volume de negócios do setor de seguros aumentou para € 43,2 bilhões (39,6)
- O índice combinado melhorou para 94,3% (95,2%)
- Os negócios de seguros (varejo e grandes riscos) contribuíram com 46% para o resultado consolidado
- O Return on Equity atingiu 16,6%, mantendo-se significativamente acima da meta de pelo menos 10%
- A diretoria e o conselho fiscal irão propor em Assembleia Geral um aumento de 35 centavos nos dividendos por ação, elevando a cifra para € 2,35 (+17,5%)
- As perspectivas de ganhos para 2024 somam mais de € 1,7 bilhão e estão confirmadas – o que já supera a meta original de € 1,6 bilhão para 2025
- A meta de lucro para 2025 aumentou para mais de € 1,9 bilhão
- Prevê-se publicação de novas metas de médio prazo, por ocasião do Dia do Mercado de Capitais, em dezembro de 2024

Depois de outro resultado recorde de € 1.581 bilhão no ano fiscal de 2023, o Grupo Talanx propõe à Assembleia Geral o aumento de dividendos por ação em 35 centavos, para € 2,35. Além disso, o Grupo também está otimista com relação ao futuro. Para 2024, a Talanx espera ter um resultado consolidado superior a € 1,7 bilhão e dividendos por ação de € 2,50. Para 2025, a Talanx estima um lucro superior a € 1,9 bilhão. Isso significa que a meta de lucro de € 1,6 bilhão inicialmente prevista para 2025 deverá ser atingida antecipadamente e superada em ampla medida. O Grupo Talanx apresentará novas metas de 2025 a 2027 no dia do Mercado de Capitais em dezembro. No ano fiscal de 2023, as vendas de seguros aumentaram 9%, totalizando € 43,2 bilhões (39,6), e o resultado operacional melhorou, totalizando € 3,1 bilhões (2,8). Todas as áreas de negócio contribuíram para o crescimento da rentabilidade. A participação do negócio de seguros de varejo e grandes riscos, no resultado consolidado, foi de 46%
. O ano foi caracterizado por um bom resultado técnico, que se beneficiou da contenção de grandes perdas dentro do orçamento estimado, e de ajustes de preços relacionados à inflação. Com o resultado de 16,6%, o Return on Equity ficou bem acima da meta estratégica de pelo menos 10%.

“Em 2023 provamos mais uma vez que a nossa estratégia focada e ambiciosa é bem-sucedida. Crescemos de forma sustentável e rentável, beneficiando os nossos parceiros comerciais, clientes, acionistas e funcionários. Apesar dos desafios macroeconômicos e geopolíticos, alcançamos resultados recorde e, concomitantemente, aumentamos a nossa resiliência. Isso comprova a alta qualidade dos nossos resultados e nos deixa otimistas para os próximos anos”, afirma Torsten Leue, CEO da Talanx AG.

O resultado técnico cresceu 32%, totalizando € 3,2 bilhões (2,5) no ano fiscal de 2023, em razão dos ajustes de preços relacionados à inflação, efeitos de taxas de juros e pagamentos de perdas por sinistros de € 2.168 milhões, dentro do orçamento estimado de € 2,2 bilhões. As perdas significativas causadas por ação humana aumentaram para € 557 milhões e as perdas por catástrofes naturais aumentaram para € 1.611 milhões. O negócio de seguros de varejo e grandes riscos representou um resultado de perdas de € 439 milhões, enquanto o negócio de resseguro totalizou € 1.621 milhões em perdas. A maior perda individual do Grupo foi uma tempestade de verão na Itália, que totalizou perdas de € 354 milhões. O índice combinado apresentou melhora, atingindo 94,3% (95,2%).

O resultado financeiro e de investimento atuarial antes dos efeitos cambiais aumentou para € 1.130 milhões (824), e o resultado operacional (EBIT) aumentou para € 3,1 bilhões (2,8). O resultado consolidado aumentou, atingindo € 1.581 milhões.

A Talanx faz a aquisição da segunda maior seguradora da América Latina

O Grupo Talanx diversificou ainda mais o seu negócio em 2023 e expandiu, de modo estratégico, as suas atividades por meio de aquisições e parcerias. Em maio, a área de seguros de varejo internacional da Talanx firmou um contrato para compra do negócio de pessoas físicas e de empresas de pequeno e médio porte do grupo Liberty Mutual no Brasil, Chile, Colômbia e Equador, uma das maiores aquisições da história do Grupo Talanx. Isso torna o Grupo Talanx a segunda maior seguradora em prêmios em negócios de automóveis e P&C na América Latina. A aquisição dos negócios da Liberty no Brasil foi finalizada em novembro de 2023, e a aquisição no Chile, Colômbia e Equador foi concluída em março de 2024.

Posição nos índices de ações consolidada com aumento de capital

Em setembro de 2023, o Grupo Talanx concluiu com sucesso um aumento de capital. As 4.878.048 novas ações que valem, aproximadamente, € 300 milhões e as 1.626.016 ações da Talanx detidas pela HDI V.a.G. no valor de, aproximadamente, € 100 milhões foram colocadas diante de investidores institucionais como parte de um processo acelerado de bookbuilding a um preço de € 61,50 por ação a fim de aumentar a circulação livre bem como a liquidez das ações da Talanx. Após a conclusão da transação, a participação do acionista majoritário HDI V.a.G. no capital social diminuiu de 78,9% para 76,7% e a flutuação livre da Talanx aumentou de 21,1% para 23,3%. A maior circulação livre tem efeitos positivos nas negociações e na venda diária das ações da Talanx e consolida a sua posição nos índices de ações. Os fundos arrecadados por meio dos recursos financeiros também aumentam, além da excelente base de capital e da flexibilidade para crescimento futuro.

Seguro de grandes riscos: a estratégia compensa

Na área de seguros de grandes riscos, as vendas de seguros cresceram 10% (com ajuste baseado no câmbio de 12%) para € 9,1 bilhões (8,2) no ano fiscal de 2023. Isso significa que a estratégia como seguradora de grandes riscos global de ser um parceiro na transformação e de prestar um serviço excelente e uma subscrição rentável está claramente gerando resultados positivos. O crescimento é impulsionado, principalmente, pelo negócio de propriedade e de responsabilidade civil, o que gerou um bom resultado atuarial, que aumentou para € 770 milhões (574) em razão do aumento das taxas de juros, bem como à baixa frequência e às baixas perdas significativas. Os pagamentos de sinistros totalizaram € 334 milhões, frente orçamento estimado de € 381 milhões. O índice combinado do negócio de grandes riscos melhorou, aumentando para 91,5% (93,0%). O resultado financeiro e de investimentos, antes dos efeitos cambiais, foi de € 11 milhões (169) no ano fiscal de 2023 devido, entre outros, ao nível mais elevado da taxa de juros e à aceitação consciente de perda de resultados ao realocar investimentos com juros baixos em detrimento de investimentos com juros mais altos. O resultado operacional aumentou para € 446 milhões (430) e a contribuição para o resultado consolidado cresceu 13%, totalizando € 351 milhões (311).

Seguros de varejo internacionais: forte crescimento orgânico de vendas e rentabilidade

A área de seguros de varejo internacional registrou forte crescimento de rentabilidade e vendas no ano fiscal de 2023. Em comparação com o ano anterior, as vendas de seguros aumentaram 33%, totalizando € 7,1 bilhões (5,3) ou 41% após o ajuste à taxa de câmbio. Tanto os seguros de P&C como os seguros de vida contribuíram para o forte crescimento. O volume de negócios de seguros das empresas do Brasil (Sompo e Liberty) e da Turquia (Fiba), incluídas no volume de negócios de seguros pela primeira vez no ano fiscal de 2023, aumentou para € 642 milhões. Cerca de dois terços do crescimento das vendas foram orgânicos. Esta evolução reforça a continuidade da forte dinâmica de crescimento da área.

As vendas de seguros na Europa aumentaram 27%, totalizando € 4,4 bilhões (3,4), principalmente em razão do aumento relacionado à inflação nos prêmios médios na Turquia e nos seguros de veículos automotores e de propriedade na Polônia. A América Latina beneficiou-se de um crescimento de dois dígitos em todos os principais mercados e aumentou as vendas de seguros em 44%, totalizando € 2,7 bilhões (1,9).

O índice combinado de seguros de propriedade caiu para 95% (98,8%) devido a melhorias operacionais, sobretudo no Brasil. Dessa forma, o resultado atuarial da área aumentou significativamente para € 426 milhões (109). Os principais pagamentos de sinistros aumentaram para € 35 milhões (17), sendo a maior perda individual o terremoto na Turquia, que totalizou um montante de € 8 milhões. O resultado financeiro e de investimento atuarial aumentaram para € 368 milhões (232), também devido a taxas de juros mais elevadas na Turquia e na Polônia.

O resultado operacional aumentou para € 507 milhões (139). A contribuição para o resultado consolidado aumentou, de modo correspondente, para € 277 milhões (56).

Seguros de varejo na Alemanha: forte resultado operacional

A área de seguros de varejo na Alemanha aumentou as vendas de seguros para € 3,6 bilhões (3,4) no ano fiscal de 2023. O crescimento das vendas foi impulsionado sobretudo pelo segmento de seguros de P&C. O resultado operacional aumentou significativamente, totalizando € 260 milhões (129). A contribuição para o resultado consolidado aumentou para € 161 milhões (72).

Segmento de P&C: Todas as áreas contribuíram para o crescimento das vendas

No segmento de seguros de P&C, as vendas de seguros aumentaram para € 1,8 bilhão (1,6). Todas as áreas contribuíram para o crescimento das vendas. Os pagamentos de perdas significativas aumentaram para € 70 milhões (46). A tempestade Lambert gerou prejuízos para o setor de seguros na ordem de € 24 milhões, tendo sido a maior perda individual. Neste contexto, o índice combinado aumentou para 97,5% (95,1%). Antes dos efeitos cambiais, o resultado financeiro e de investimento atuarial aumentou para € 77 milhões (55) em razão de um resultado de investimento mais elevado. O resultado operacional foi de € 49 milhões (61), principalmente devido ao aumento da sinistralidade no setor automotivo.

Segmento de seguros de vida: maior rentabilidade em bancassurance

No segmento de seguros de vida, os prêmios aumentaram ligeiramente para € 1.793 milhões (1.771), e o valor do novo negócio aumentou para € 368 milhões (250), principalmente em razão da melhoria do negócio de biometria em bancassurance. O resultado financeiro e de investimento atuarial antes dos efeitos cambiais beneficiou-se de um melhor resultado de investimento e aumentou para € 43 milhões (28). Devido a este crescimento, o resultado operacional aumentou para € 211 milhões (69).

Resseguro: Forte crescimento nos resultados consolidados

Na área de resseguros, as vendas de seguros aumentaram para € 24,5 bilhões (24,0) no ano fiscal de 2023; a taxas de câmbio constantes, teriam crescido 5%. O resultado atuarial aumentou 24%, totalizando € 1,7 bilhão (1,3), ao passo que o resultado financeiro e de investimento atuarial, antes dos efeitos cambiais, aumentou para € 741 (413). O resultado operacional elevou-se a € 2 bilhões (2,2), embora o aumento do resultado operacional no segmento de resseguros de vida e saúde não tenha sido capaz de compensar totalmente a diminuição do resultado operacional no segmento de resseguros de propriedades e danos devido à maior resiliência nas reservas. A contribuição para os resultados consolidados aumentou para € 917 milhões (392).

O segmento de resseguros de responsabilidade e danos beneficiou-se de melhores preços e condições e aumentou as vendas para € 16,8 bilhões (16,3). Ajustado à taxa de câmbio, o crescimento teria sido de 7%. O ano fiscal de 2023 foi caracterizado por uma elevada frequência de perdas médias. De modo geral, os pagamentos de perdas significativas aumentaram para € 1,6 bilhão, ficando, portanto, dentro do orçamento estimado de € 1,7 bilhão. As perdas individuais mais elevadas foram as tempestades de verão na Itália, que geraram um impacto de € 313 milhões no orçamento de perdas significativas, e os terremotos na Turquia e na Síria, que geraram despesas de € 270 milhões. Os pagamentos de sinistros incluíram também o furacão Otis no México, que totalizou € 142 milhões em prejuízos, os incêndios florestais no Havaí, que totalizaram € 97 milhões, e o terremoto no Marrocos, que totalizou € 74 milhões. O resultado atuarial aumentou para € 848 milhões (801). O índice combinado (líquido) melhorou para 94,0% (94,5). O resultado financeiro e de investimento atuarial antes dos efeitos cambiais aumentou para € 483 milhões (163), ao passo que o resultado operacional foi de € 1,1 bilhão (1,5), principalmente devido à criação de provisões.

No segmento de resseguros de vida e saúde, as vendas de seguros subiram para € 7,6 bilhões (7,8). Ajustadas às taxas de câmbio, o crescimento teria sido 2%. O resultado técnico aumentou para € 810 milhões (535) e beneficiou-se da melhoria do negócio de mortalidade e da continuidade do forte negócio de soluções financeiras. O resultado financeiro e de investimento atuarial antes dos efeitos cambiais foi de € 258 ​​milhões (250). Consequentemente, o resultado operacional aumentou significativamente em 34%, totalizando € 864 milhões (642).

Perspectiva para 2024: meta de rentabilidade ambiciosa de € 1,7 bilhão

O Grupo Talanx tem como meta resultados consolidados superiores a € 1,7 bilhão para o ano fiscal de 2024 e, portanto, excederá a sua meta estratégica original para 2025 um ano antes. A Talanx visa a um resultado consolidado de mais de € 1,9 bilhão para 2025. O grupo espera um Return on Equity de aproximadamente 15% para o ano fiscal de 2024, o que está significativamente acima da meta estratégica de retorno superior a 10%. As novas metas de lucro para o período de 2025 a 2027 serão publicadas no Dia do Mercado de Capitais, previsto para dezembro de 2024.

Como de costume, as metas para o ano fiscal de 2024 estão sujeitas à condição de que não ocorram perturbações nos mercados monetários e de capitais e que as perdas significativas permaneçam dentro das expectativas. Os conflitos geopolíticos na Ucrânia e no Oriente Médio continuarão sendo fatores de incerteza no ano fiscal atual.

Principais dados da demonstração de resultados consolidados do Grupo Talanx do ano fiscal de 2023 (IFRS)

1) Ajustado de acordo com o IFRS 9 e IFRS 17 em combinação com o IAS 8

2) Lucro anualizado do período excluindo a participação de empresas que não detêm o controle em relação ao capital próprio médio, excluindo a participação de empresas não controladoras.

Sobre a Talanx

A Talanx é uma das maiores seguradoras na Europa, com uma receita de seguros de € 43,2 bilhões (2023) e cerca de 28 mil funcionários no mundo todo. A empresa, com sede em Hanôver, tem operações em mais de 175 países. A Talanx atua como provedora multimarcas com foco em seguros B2B. Com a marca HDI, que tem uma tradição de mais de 120 anos, a Talanx atua no país e no exterior no setor de seguros industriais, privados e comerciais. As outras marcas do grupo incluem a Hannover Re, uma das resseguradoras líderes mundiais, a TARGO Versicherungen, LifeStyle Protection e Neue Leben, especializadas em vendas bancárias, e a seguradora polonesa Warta. Como uma das maiores empresas alemãs de gestão de ativos, a Ampega gerencia os investimentos do Grupo Talanx e é um fornecedor experiente de soluções para investidores institucionais fora do grupo. As agências de classificação atribuíram ao grupo de seguro primário Talanx uma classificação de solidez financeira de A+ (“forte”) da Standard & Poor’s e A+ (“superior”) da AM Best. O Grupo Hannover Re foi classificado como AA‒ (“muito forte”) pela Standard & Poor’s e A+ (“superior”) pela AM Best. A Talanx AG tem ações na Bolsa de Valores de Frankfurt, na MDAX e na Bolsa de Valores de Hanôver (ISIN: DE000TLX1005, WKN: TLX100).

Talanx – Together we take care of the unexpected and foster entrepreneurship

Você pode encontrar mais informações no site www.talanx.com.

Podcast: https://www.talanx.com/en/talanx-group/group/talanx_corporate_podcast

Você pode encontrar fotos atuais e logotipos da empresa no site: https://mediathek.talanx.de/.