Qual o perfil que um profissional deve ter para atuar com gestão de risco?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Olívia Moderno

Alexandre Oliveira. Créditos: Agrega. Alexandre Oliveira. Créditos: Agrega.

Alexandre Oliveira, VP de Riscos, Cobrança, PLD, Fraudes e Compliance na Getnet Brasil, dá algumas dicas para quem quer seguir carreira na área

O gestor de riscos desempenha um papel crucial na proteção das organizações contra ameaças e incertezas. Apesar dos investimentos crescentes na gestão de riscos de cibersegurança de terceiros, 45% das organizações experimentaram interrupções nos negócios relacionadas a terceiros nos últimos dois anos, segundo pesquisa do Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas. Diante desse cenário, convidamos um executivo com experiência na área, Alexandre Oliveira, VP de Riscos, Cobrança, PLD, Fraudes e Compliance na Getnet Brasil, empresa de tecnologia para soluções de pagamento do grupo global PagoNxt, do Santander, para que ele possa falar sobre as habilidades e características essenciais que um profissional deve ter para atuar com prevenção a riscos em grandes empresas.

Capacidade Analítica e Visão Holística

“O gestor de riscos deve ser capaz de analisar dados complexos, identificar padrões e avaliar cenários de risco”, diz o executivo. Além disso, este profissional deve ter uma visão abrangente dos riscos enfrentados pela organização, considerando fatores internos e externos.

Compreensão dos Riscos Específicos do Setor Financeiro

Cada setor tem riscos específicos. No caso das empresas de meios de pagamentos, isso inclui os riscos operacionais, de segurança cibernética, de liquidez e de conformidade regulatória. “O gestor de riscos deve entender profundamente esses riscos e desenvolver estratégias personalizadas para mitigá-los”, explica Alexandre.

Comunicação e Colaboração Efetivas

Para o VP da Getnet, o gestor de riscos precisa se comunicar com todas as partes interessadas, incluindo a alta administração, equipes técnicas, reguladores e parceiros comerciais. Por isso, a colaboração é essencial para implementar medidas de gestão de riscos de forma eficaz.

Conhecimento Regulatório e Compliance

As empresas estão sujeitas a regulamentações rigorosas por questões de risco e compliance. “O gestor de riscos deve estar atualizado sobre essas normas e garantir que a organização esteja em conformidade. Ele também deve monitorar mudanças regulatórias e ajustar as estratégias conforme necessário”, afirma.

Resiliência e Tomada de Decisões sob Pressão

Segundo Alexandre, em situações de crise, o gestor de riscos deve manter a calma e tomar decisões rápidas e eficazes. A capacidade de lidar com pressão e incerteza é fundamental.

Ética e Integridade Inabaláveis

O gestor de riscos lida com informações confidenciais e toma decisões que afetam a empresa e seus clientes. “A ética e a integridade são essenciais para construir confiança e credibilidade”, conclui.

Sobre a Getnet Brasil

A Getnet é uma empresa de tecnologia para soluções de pagamentos e faz parte da PagoNxt, hub global de meios de pagamentos do grupo Santander. Com mais de 20 anos de atuação, a Getnet Brasil é a terceira maior adquirente do País e oferece um completo ecossistema de soluções para empreendedores, desde pequenas e médias empresas até grandes companhias. Em 2023, a companhia foi reconhecida pelo Great Place to Work (GPTW), como a segunda melhor empresa do setor financeiro para se trabalhar no Brasil.