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5 dicas para usar a inteligência artificial no atendimento ao cliente

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Melissa Watanabe
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O uso de inteligência artificial (IA) está trazendo mudanças significativas para os negócios, e modernizando o atendimento ao cliente. Na prática, as ferramentas que contam com o uso de IA são capazes de combinar grandes volumes de dados para gerar previsões e ofertas cada vez mais assertivas e personalizadas, além de realizar um direcionamento cada vez mais alinhado com as expectativas e interesse dos clientes.

Diante desse contexto, Ary Vilhena, CEO da Smartspace by Digivox, plataforma que otimiza processos de atendimento por meio da Inteligência Artificial Generativa, com voicebots e chatbots, listou cinco dicas para aplicar a inteligência artificial no atendimento ao cliente de diferentes tipos de negócio. Confira:

Automação

A Inteligência Artificial é usada para automatizar tarefas repetitivas e atividades mais burocráticas que podem ir desde o processo de perguntas e respostas simples e comuns no dia a dia do negócio, até realizar atividades específicas e manter conversas mais complexas com os clientes. Uma das principais vantagens é a disponibilidade 24/7 e a prática em lidar com um volume alto de interações, economizando tempo e recurso.

Personalização

Além de ajudar a automatizar atividades, a IA pode ser útil para observar os hábitos de cada cliente e oferecer uma experiência hiper personalizada. Isso possibilita respostas e recomendações específicas, tornando a experiência do cliente cada vez mais relevante e satisfatória.

Por meio da análise do histórico de atendimento ao cliente, a Inteligência Artificial pode indicar quais são os outros serviços e produtos que podem ser interessantes para cada perfil, a partir dos seus hábitos de consumo com o objetivo de aumentar as vendas e um atendimento consultivo.

Chatbots inteligentes

Com o uso de chatbots inteligentes, a empresa ganha eficiência operacional, captando informações específicas para oferecer suporte instantâneo ao cliente, com mais dinamismo, sem que as mensagens pareçam robotizadas e com maior relevância nas interações.

Dessa forma, o cliente consegue receber instruções iniciais em qualquer dia ou horário da semana, sendo direcionado para a equipe quando necessário, com mais assertividade e insumos para realizar o atendimento.

Escalabilidade

O seu negócio está crescendo rápido? Com o uso de IA, as soluções permitem que as empresas dimensionem facilmente o atendimento ao cliente na mesma medida que crescem, sem a necessidade de expansões significativas de equipe. Isso proporciona maior escalabilidade para o negócio, sem prejudicar a qualidade ou capacidade de atendimento ao cliente.

Além disso, o aprendizado de máquina aprimora a capacidade de compreender e responder às consultas dos clientes ao longo do tempo. Ou seja, quanto mais interações são realizadas, mais eficaz a tecnologia se torna em entender o contexto e oferecer soluções rápidas.

Integração com sistemas CRM

A integração de soluções de IA com CRM proporcionam uma série de vantagens significativas como a capacidade de hiper personalização da experiência do cliente, permitindo que as empresas ofereçam serviços e produtos mais alinhados às necessidades e preferências individuais.

Com a capacidade de processar e interpretar grandes volumes de dados, essa tecnologia é capaz de gerar insights profundos baseados em dados sobre o comportamento e as preferências de cada perfil de cliente. Esse nível de personalização aumenta a satisfação e fidelidade do consumidor, contribuindo diretamente para o crescimento dos negócios.

Por fim, existem inúmeros fatores que precisam ser levados em consideração ao aplicar o uso de novas tecnologias e de Inteligência Artificial em cada tipo de negócio. Por isso, as empresas devem se atentar a esses fatores para oferecer um atendimento cada vez mais satisfatório e personalizado aos clientes.


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