Como avaliar o mercado e desenvolver novos produtos
Em um cenário totalmente globalizado e digitalizado como o que vivemos, dificilmente há um movimento acontecendo exclusivamente em uma região ou país sem ao menos despertar nossa curiosidade ou chegar ao nosso conhecimento. No setor de benefícios e incentivos não é diferente. Soluções implementadas e oferecidas em outros países são continuamente observadas, a fim de trazer melhores práticas e inovação para o mercado brasileiro. E o fruto dessa troca contínua traz vantagens para todo mundo.
Países como Brasil e México historicamente possuem uma forte vertente de direitos e benefícios ao colaborador e costumam sair na frente na implementação de tendências. Isso porque são países que oferecem soluções mais avaçadas e amplas aos seus funcionários, se compararmos com outras nações. A tradicionalidade do mercado brasileiro vem da criação do PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) há quase cinco décadas, e até hoje é uma das iniciativas de maior importância para o trabalhador. A lei garante a alimentação de 20 milhões de pessoas e beneficia indiretamente cerca de 40 milhões, segundo dados da ABBT (Associação Brasileira das Empresas de Benefícios ao Trabalhador).
Apesar de tradicional, o setor está evoluindo rapidamente por aqui. Hoje, os profissionais querem mais qualidade de vida na carreira e as empresas estão aderindo a benefícios mais voltados a essa exigência do mercado. Opções para manter a saúde mental e física, além dos tradicionais vales-refeição, alimentação e transporte; plano de saúde e odontológico, já são realidade. O que vem agora?
O ano de 2024 tem sido importante para alavancar as soluções já consolidadas, e fortalecer os recém-chegados auxílios home office, educação, saúde e bem-estar. Também é um período para agregar novidades, como o auxílio creche, pet e, sobretudo, benefícios voltados à diversidade e inclusão.
Quando falamos de novas opções de benefícios, há um mundo de oportunidades que ainda pode ser explorado. Além de atender às necessidades do período de trabalho, o objetivo passou a ser contribuir de forma integral com esse profissional, dentro ou fora da empresa. Há vertentes muito interessantes a serem estudadas para se transformarem em novos tipos de benefícios. O desafio é moldá-los em soluções flexíveis e de fácil uso, para que sejam aderidos rapidamente pelos RHs e beneficiem um número cada vez maior de pessoas.
O Auxílio Home Office, por exemplo, consolida o discurso de apoio ao trabalho híbrido e demonstra o cuidado da empresa em oferecer maior flexibilidade de local de trabalho e tempo produtivo ao colaborador. E vai além: demonstra a disposição em participar da manutenção das condições de trabalho, uma vez que é preciso equilibrar as contas de casa, que sobem naturalmente com a atuação remota, e manter um ambiente de trabalho com conforto e ergonomia adequados. Adicionalmente, é possível oferecer vantagens exclusivas para o uso deste benefício, agregando descontos e parcerias.
Diversidade e Inclusão são outras fortes características que passaram a fazer parte da nossa cultura e vêm conquistando cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Portanto, é natural que as soluções de benefícios evoluam para incluir serviços direcionados a esse público. Existem iniciativas da sociedade para fortalecer estas pautas e a tendência do setor é participar de forma ativa e pioneira dos temas que envolvem o público LGBTQIAP+.
E já que entramos em temas ESG, outro assunto fundamental e necessário, já presente em grande parte da estratégia de sustentabilidade do mundo corporativo, é a busca pela redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e compensação de impactos. Para atingir esses objetivos, as corporações adotam uma série de ações, entre elas a medição e o rastreamento da pegada de carbono, além do compromisso em utilizar energia renovável e zerar a emissão de plástico. Como fornecedor de uma enorme cadeia de serviços, o que setor de beneficios tem com isso? Tudo!
Uma das principais iniciativas é aumentar a oferta de produtos 100% digitais, eliminando a necessidade de produção e entrega de cartão físico ao usuário final. Ações como essa tornam a operação de toda a cadeia ainda mais sustentável, sem contar o impacto positivo na jornada dos clientes e usuários, que ganha em modernização e segurança. Mas esse é um assunto para um próximo artigo...
Tendências são muitas e não param de surgir. O desafio não está somente em acompanhar, mas em ter capacidade para participar ativamente do cenário, inovando na oferta de produtos e soluções.
Cesar Pasquariello é Gerente de Produtos na Pluxee há 2 anos, empresa em que trabalha desde 2019, e onde começou como especialista de processos e qualidade. Em sua experiência na Pluxee, Cesar atuou na transformação de jornadas digitais para clientes RH, bem como participou da criação e lançamento do cartão Pluxee Multibenefícios. Com expertise há cerca de uma década em Gestão de Processos, Eficiência Operacional e Melhoria Contínua, o executivo reúne passagens por organizações como KPMG, Vivo e Nextel. Cesar é formado em Administração, com certificações em Digital Product Leadership (TERA) e como Product Manager (Product Focus Ltd.).
Sobre a Pluxee
A Pluxee é a parceira líder mundial em benefícios e engajamento para trabalhadores que cria experiências significativas, envolventes e personalizadas para contribuir para o bem-estar dos colaboradores no trabalho e além. A empresa oferece um portfólio completo de soluções inovadoras e digitais em 31 países. De alimentação e refeição, cultura, presentes a bem-estar e mobilidade, seus produtos e serviços são projetados para trazer mais valor para as pessoas. A Pluxee promove o bem-estar de mais de 36 milhões de consumidores, acompanha 500.000 clientes para desenvolver relacionamentos mais significativos com seus funcionários e melhorar seu engajamento, além de simplificar a vida e ajudar a impulsionar o negócio de 1,7 milhão de comerciantes todos os dias. Fortalecida por seus laços históricos com a Sodexo, a Pluxee, com seus 5.000 funcionários, está comprometida a aumentar sua influência como líder de CSR Responsabilidade Social Corporativa, dando a seus clientes, parceiros e consumidores os meios para fazer escolhas mais sustentáveis todos os dias.
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