6 dicas para investir em consórcios

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aryani Andrade

Unilos_Divulgação Unilos_Divulgação

Dentre as vantagens, optar por um consórcio promove um planejamento financeiro sólido a longo prazo, permitindo que os consorciados estruturem suas finanças de maneira eficaz, sem comprometer recursos imediatos

Entender os diferenciais de um consórcio é importante para determinar a adequação ao seu perfil. Essa modalidade de compra coletiva oferece benefícios, como redução de custos e flexibilidade no planejamento. Entender como funciona o consórcio e sua aplicação dentro dos seus objetivos e necessidades, pode transformar a sua vida positivamente.

No entanto, por não ser um produto de compra imediata, pode se tornar menos atrativo para alguns. Por isso, antes de aderir, é recomendável conhecer mais sobre o funcionamento desta modalidade.

Explore as informações essenciais com as dicas abaixo:

1. Planejamento financeiro a longo prazo

É possível aprimorar seu planejamento financeiro com um consórcio. Nesse contexto, não há a obrigação de buscar a carta de crédito de forma imediata, permitindo que você se organize financeiramente para cumprir com os pagamentos e, ao mesmo tempo, planejar a obtenção da carta de crédito em um prazo médio ou longo.

2. Pagamento mensal integral e previsível

Durante a vigência do contrato, ocorrem revisões no valor do bem, o que pode resultar em modificações nas mensalidades. Os consórcios disponibilizam a opção de pagamento em parcelas integrais sendo que essa abordagem facilita o controle das despesas ao longo do ano, promovendo uma gestão financeira equilibrada.

3. Possibilidade de utilizar o FGTS

Você está ciente de que é possível empregar seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em um consórcio? Dessa maneira, é viável: reduzir o montante da dívida integral; quitar o saldo devedor por completo; submeter propostas de lance e cumprir com o pagamento das parcelas do consórcio.

4. Variedade de opções e planos

Há uma ampla variedade de planos, valores de crédito e prazos, proporcionando aos clientes a flexibilidade necessária para escolher a opção que melhor se adapta às suas necessidades e metas financeiras.

5. Baixos custos e educação financeira

Ao escolher a modalidade de consórcio, os participantes desfrutam de baixos custos, pois não há cobrança de juros. Além disso, o consórcio atua como um incentivo à educação financeira, permitindo que os consorciados planejem suas finanças de acordo com seus rendimentos.

6. Contemplação facilitada

Os processos de contemplação são facilitados oferecendo duas opções: sorteio e lance, que pode ser dado com parte do valor da carta. Essas possibilidades proporcionam aos participantes diversas formas de antecipar a retirada da carta de crédito, contribuindo para a realização mais rápida de seus objetivos. Os lances podem ser oferecidos quando você dispõe de capital adicional e deseja obter a carta de crédito de maneira mais ágil. Para isso, é importante que o valor do seu lance, o montante atribuído a esse leilão, supere os lances apresentados por outros participantes interessados. No entanto, é recomendável verificar todas as regras relativas aos lances, uma vez que essas normas podem variar conforme a administradora específica do consórcio.

Bruno Brindaroli Bastos, cooperado e Gerente do Posto de Atendimento da Únilos em Canasvieiras, utilizou do benefício de ser um cooperado para trocar de automóvel por meio de uma carta de consórcio. O gerente destaca: "Aderir a consórcios na Únilos tem sido uma escolha inteligente para muitos de nossos cooperados, já que oferecemos uma abordagem estratégica única para alcançar objetivos financeiros desde o início do ano. A diversidade de opções e o suporte personalizado da cooperativa nos torna uma parceira confiável."

Ao escolher a Únilos para aderir a um consórcio, você não apenas investe em um meio flexível e acessível, mas também conta com uma série de vantagens que se alinham perfeitamente aos seus sonhos. Para mais informações sobre os processos, acesse aqui ou assista o vídeo explicativo no YouTube Ailos.

Sobre a Únilos

Com 26 anos de atuação, a Cooperativa de Crédito da Grande Florianópolis possui mais de R$267 milhões em ativos e oito unidades de atendimento, nas cidades de Florianópolis, São José e Palhoça. Além de soluções financeiras, a Únilos está ativa na contribuição dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A Cooperativa faz parte do Sistema Ailos, com mais de 1,5 milhão de cooperados nos três estados do Sul do Brasil.

Sobre o Ailos

Constituído em 2002, o Ailos - Sistema de Cooperativas conta com mais de 1,5 milhão de cooperados, 13 cooperativas singulares de crédito, uma central e uma corretora de seguros. São mais de 300 postos de atendimento e mais de R$ 20 bilhões em ativos. Com atuação física nos três estados do Sul do país, contribui e promove o crescimento sustentável e desenvolvimento social das comunidades onde atua por meio de suas filiadas: Acentra, Acredicoop, Civia, Credcrea, Credelesc, Credicomin, Credifoz, Crevisc, Evolua, Transpocred, Únilos, Viacredi e Viacredi Alto Vale.