Brasil,

Estratégias para conquistar o consumidor na batalha pela atenção

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Paula Sartori
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Foto Camilla Veiga Foto Camilla Veiga

Por Camilla Veiga*

Com o crescimento das redes sociais e do e-commerce, o formato de vendas no ambiente digital mudou o comportamento dos consumidores, tornando-se uma oportunidade e um desafio para as estratégias de publicidade. Hoje, se por um lado é mais fácil acompanhar a jornada do usuário e criar ofertas personalizadas, por outro, esse mesmo consumidor navega por milhares de anúncios diariamente, fazendo com que muitas campanhas percam a relevância em meio à abundância de informações disponíveis.

De acordo com a Red Crow Marketing, o consumidor médio é exposto a até 10 mil anúncios todos os dias, e, se o volume de impactos não garante uma visibilidade eficaz, algumas estratégias precisam ser colocadas em prática para chamar sua atenção.

Contexto e relevância

O primeiro passo é analisar os aspectos do contexto e do ambiente no qual o anúncio estará inserido, pois, se o usuário não tiver interesse no conteúdo da página em que está navegando, sua receptividade a qualquer mensagem publicitária será baixa. Da mesma forma, se sua visão estiver dividida entre vários anúncios, a capacidade de concentração será prejudicada.

Dessa forma, a saída é alinhar as campanhas com base no interesse inicial do consumidor, ou seja, considerando o conteúdo da página buscada por ele. A chamada publicidade contextual aumenta a intenção de compra e as conversões ao entregar exatamente o que o consumidor precisa, por meio de um anúncio integrado ao ambiente em que se encontra em termos estéticos e de desempenho.

Formato adequado

Ajustar os anúncios para diferentes dispositivos também é fundamental para garantir uma boa experiência para o usuário, e isso inclui minimizar a sensação de intrusão causada por eles. Criar um ambiente de alta qualidade com conteúdo relevante e envolvente pode melhorar métricas como favorabilidade e memorização.

Além disso, alguns formatos que precisam ser descartados, como o pop-up - comprovadamente incômodo para grande parte dos usuários. Em vez disso, é válido optar por conteúdos que apresentam boa performance, como os anúncios em vídeo e/ou movimento, por exemplo, que recebem mais atenção e são uma ferramenta eficaz de descoberta da marca.

Da mesma forma, os formatos interativos têm grande potencial para aumentar a imersão: anúncios em 360 graus, panorâmicos, em carrossel, ou que mudam de cor, encolhem, se movem ou se expandem, não só têm a vantagem de serem mais envolventes, mas também aproveitam ao máximo um determinado espaço, oferecendo várias opções de exibição.

IA e recursos inovadores

A inteligência artificial é mais uma ferramenta para criar campanhas relevantes e de alto impacto. Ferramentas de publicidade com recursos de IA podem combinar prompts de texto com visuais cativantes, permitindo que os anunciantes transformem seus conceitos em realidade, com uma variedade de opções de personalização, incluindo emoções, ângulos, condições de iluminação e estilos.

Esse tipo de ferramenta possibilita a criação de imagens únicas e permite ainda combinação de novos estilos, texturas e elementos em figuras já existentes, gerando anúncios com um alto impacto visual, que capturam a atenção da audiência e aumentam o engajamento.

Além disso, por meio de algoritmos avançados de IA, é possível gerar títulos e descrições de de alto impacto e adaptados ao público-alvo, impulsionando maiores taxas de conversão.

Visão de futuro

Se antes reter a atenção era um objetivo comum dos anunciantes, agora trata-se de uma métrica importante para avaliar a eficácia das campanhas. No contexto acirrado da busca por relevância, plataformas de publicidade que oferecem soluções tecnológicas de ponta ajudam a minimizar os desafios e melhorar os resultados.

Mais do que visíveis, definitivamente, as campanhas precisam ser envolventes e, para isso, é preciso explorar alternativas e redefinir as estratégias. Em termos de criatividade, os anunciantes têm muito a ganhar neste vasto ambiente de possibilidades.

*Camilla Veiga é Head of Sales da plataforma global de publicidade MGID no Brasil.

Sobre a MGID

A MGID é uma plataforma global de publicidade, especializada em anúncios nativos, que oferece diversos formatos como rich media, display e vídeo, com foco em user experience. A solução usa tecnologia privacy-first alimentada por IA para veicular anúncios relevantes e de qualidade em ambientes com brand-safety. Isso permite que os anunciantes impulsionem a performance e awareness da marca, além de que os publishers (sites e portais de notícias) engajem e monetizem as suas audiências. Mensalmente, a MGID alcança 900 milhões de visitantes únicos, com 200 bilhões de impressões dos anúncios, em 25 mil veículos e portais confi


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar