Brasil,

Gamificação é estratégia para aumentar o engajamento de equipes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Jéssica Mattia
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Gamificação é estratégia para aumentar o engajamento de equipes

Case da Agência Páprica Comunicação mostra como essa estratégia pode ser usada pelas empresas em iniciativas que vão muito além da busca pelo aumento da produtividade

O brasileiro é um apaixonado por jogos eletrônicos. Não à toa, sete a cada dez (70,1%) afirmou que se entreteve com algum tipo de jogo eletrônico em 2023, de acordo com a Pesquisa Game Brasil (PGB). Com essa informação em mente, muitas empresas passaram a adotar conceitos da gamificação com diversos propósitos. A Agência Páprica Comunicação é uma dessas organizações, visando ampliar o engajamento da equipe.

O conceito de gamificação propõe a repetição de conceitos usados em jogos para outras finalidades. Nos últimos anos, a estratégia ganhou corpo na educação e no mundo corporativo, em especial nas atividades de Recursos Humanos. As iniciativas costumam buscar mais produtividade, engajamento de equipe ou enriquecer a interação entre os times, entre outros propósitos.

No case da Agência Páprica Comunicação, os colaboradores ganham uma “papricoin” ao entregar tarefas consideradas importantes, como dar feedbacks aos colegas, finalizar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) ou concluir um projeto. Ao acumular moedas e cumprir alguns requisitos, é possível resgatar prêmios na “lojinha de papricoins”. Este “comércio” abre de surpresa ao longo do ano, permitindo que os colaboradores façam suas compras.

Os prêmios são variáveis: de eletrônicos (como e-readers), passando por vouchers para serviços (massagens) e compras em aplicativos e até visitas a restaurantes. “Um dos maiores benefícios que sentimos foi o aumento de feedbacks entre os pares. Essa estruturação fez com que as pessoas organizassem as suas agendas para falar sobre trabalho com os colegas”, afirmou Amanda Hecke, coordenador de Operações e Pessoas da Agência Páprica Comunicação.

Os resultados percebidos pela Páprica explicam o porquê o mercado de gamificação para empresas está em plena expansão, conforme a consultoria Research and Markets. Em 2023, este segmento global tinha um tamanho estimado em US$ 18 bilhões e deve alcançar US$ 22,45 bilhões em 2024, com um crescimento de 24,4% para este ano.

“O crescimento da previsão no período se deve à integração da gamificação em educação, sua adoção em saúde e bem-estar, a expansão em programas de lealdade de consumidores, aumento da aplicação em jogos virtuais e em estratégias de dados”, afirma a consultoria.

Para todos os públicos

Ao contrário do que se poderia imaginar, o levantamento da PGB indica que os jogos eletrônicos estão na rotina de todas as faixas etárias, abrindo inúmeras possibilidades para empresas de todos os perfis, de acordo com o seu propósito.

O público entre 25 e 29 anos apresenta o maior índice de jogadores (16,2%), mas com resultados muito próximos das faixas de 30 a 34 anos, 35 a 39 anos e acima de 45 anos. Ou seja, trata-se de uma estratégia que pode ser adotada por qualquer tipo de organização.

“Sentimos que as pessoas estão mais familiarizadas com a lógica dos games, o que abre inúmeras oportunidades para as empresas, como as que adotamos na agência”, analisa Amanda. “É, sem dúvida, um tipo de experiência que pode ser levada também para os nossos clientes, adequando a estrutura, o planejamento e o conteúdo dos games”, ressalta.

Sobre a Agência Páprica Comunicação

Empresa especializada em marketing digital, com atuação consolidada em setores como educação, indústria e varejo, atendendo empresas de grande porte, entre elas Marista Brasil, Alegra Foods, Docol, Universidade Católica de Santa Catarina e PR Grupo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar