Dia do Consumidor: 6 dicas para alavancar seu negócio com criatividade e sem grandes investimentos financeiros
Imagem: Freepik
Data reforça a necessidade de criar estratégias criativas que promovam crescimento ao longo de todo ano
O Dia do Consumidor, comemorado em 15 de março, apresenta boas expectativas para o empreendedor brasileiro. Em 2023, um levantamento da Nuvemshop destacou a data como uma das mais importantes para o varejo, considerando um crescimento de 19% no setor sobre o ano anterior. Para 2024, o Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV-IDV) apresenta um cenário positivo, sendo o mês de março o que apresenta as maiores altas, justamente por conta das ações no Dia do Consumidor.
No entanto, a data reforça a necessidade de criar estratégias para conquistar novos clientes e fidelizar o público para garantir o sucesso dos negócios ao longo de todo o ano.
Para André Concourd, criativo com mais de 18 anos no mercado de publicidade e fundador do estúdio de branding e publicidade Gilda, “As marcas precisam ter uma visão estratégica aliada a uma visão cultural, para que ações criativas tragam impacto e resultados em todos os meses do ano". Já a publicitária Deh Bastos, sócia e Diretora-Executiva de Criação da agência MAP Brasil, afirma que “estar atento para as novas tendências, inovar e propor ideias que vão além do óbvio são diferenciais competitivos de grande importância para aplicar a economia criativa no seu negócio”.
Fernanda Zago, CEO da WEpayments, fintech especializada no processamento e gestão de alto volume de pagamentos instantâneos, afirma que quem empreende deve estar sempre em movimento. "Não entre no automático. Por mais que o dia a dia seja desafiador, fique de olho no mercado e se mantenha atualizado".
Os profissionais listaram 6 dicas para quem deseja impulsionar a sua marca de forma criativa e sem grandes investimentos. Confira:
1 - Tecnologia como aliada do negócio. Em diferentes frentes de branding, como: design, motion e estratégia, é fundamental estarmos sempre abertos e atualizados sobre as novas tecnologias e, principalmente, sobre como somá-las entre si no processo criativo.
2 - A inteligência artificial, irá desempenhar um papel fundamental em trabalhos criativos. Ela pode ser uma forte aliada para o crescimento da sua empresa. A capacidade de adaptar-se às novas ferramentas e técnicas é essencial para se manter relevante no cenário atual que vive a indústria, compreendendo que essas ferramentas são complementares ao nosso trabalho, não substitutas.
3 - Ouça o seu consumidor. Existem pesquisas, dados analíticos, profissionais de estratégia e, ainda assim, muitas marcas insistem em ter uma visão distorcida da sua marca. A consequência é uma falta de conexão entre marca e público-alvo.
4 - Entender quais sentimentos são os mais desejados pelos consumidores na busca por uma marca e desenvolver seu negócio de forma autêntica e que gere identificação nas pessoas, muitas vezes, isso precisa desafiar e quebrar padrões culturais arraigados.
5 - Segmentação por comportamento e não mais por perfil convencional de gênero e idade. Estamos em um momento de transição de gerações e temos pessoas com diferentes perfis, porém com hábitos de consumo cultural parecidos, como, por exemplo: games, cultura, esporte, alimentação, entre outros.
6 - Acompanhe o mercado e esteja sempre de olho nas mudanças do seu setor. Antecipe tendências e acompanhe o que os seus concorrentes estão fazendo e se mantenha atualizado. Desconhecer o que acontece no mercado em que você atua pode fazer com que perca grandes oportunidades de captar e fidelizar clientes.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário