Brasil,

O futuro promissor do open insurance para o mercado de seguros

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabrieli Albuquerque
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Castelano Santos - CEO e co-fundador da Tech Trail Castelano Santos - CEO e co-fundador da Tech Trail

*por Castelano Santos

O open insurance é um conceito inovador que está revolucionando o mercado de seguros, ganhando destaque no mundo dos negócios e, aos poucos, despertando interesse entre o público em geral. Com o uso de tecnologia e dados, esse modelo propõe uma abordagem mais aberta e colaborativa, permitindo a integração de diferentes empresas e prestadores de serviços para oferecer soluções de seguros de forma ágil, personalizada, transparente e segura.

Esse sistema é regido por três pilares. O primeiro é o open innovation, que se refere à disponibilização de dados e serviços integrados e padronizados, possibilitando a criação e desenvolvimento de novas soluções para as seguradoras e instituições de previdência. Em seguida, temos os novos modelos de negócio, que surgem a partir do compartilhamento de dados e informações, permitindo às instituições do setor de seguros acessar insights para melhorar seus serviços e produtos, além de desenvolver novos negócios. Por fim, a experiência digital, que se baseia no uso de tecnologias de transformação digital, como o big data e a inteligência artificial, para proporcionar uma melhor experiência digital aos consumidores, com mais agilidade no uso de serviços e dados.

No entanto, esse conceito também delimita que o compartilhamento de dados só será feito com a autorização e consentimento dos consumidores. Os clientes também poderão escolher com quais entidades desejam compartilhar as informações, assim como podem interromper o compartilhamento a qualquer momento.

Diante desse panorama, nos deparamos com um recente estudo conduzido pela consultoria Accenture, que evidencia uma percepção bastante positiva das empresas em relação ao open insurance: mais de 70% dos líderes empresariais entrevistados acreditam que esse sistema pode levar a uma maior eficiência no setor de seguros, ao mesmo tempo em que aprimora a experiência do cliente e intensifica a competitividade do mercado.

No entanto, para as seguradoras e outras corporações do setor, a adoção do sistema não é isenta de desafios. Requer investimentos significativos em tecnologia e infraestrutura para viabilizar a integração entre diferentes prestadores de serviços e garantir a proteção e privacidade dos dados dos clientes. Além disso, é fundamental que essas empresas implementem estratégias de comunicação eficazes e programas de educação pública para disseminar o conceito do sistema e demonstrar os benefícios dessa nova abordagem para todas as partes envolvidas.

O sistema tem o potencial de revolucionar o mercado de seguros, promovendo maior transparência, competição e inovação. Ao permitir que os consumidores compartilhem seus dados de seguros de forma segura e conveniente, esse sistema capacita os consumidores, estimula a concorrência e impulsiona o desenvolvimento de produtos e serviços inovadores.

Dessa forma, o open insurance representa uma iniciativa de grande relevância, destacando-se como um marco na evolução e maturidade do setor na gestão eficaz das informações. Além de fomentar a inovação e possibilitar transformações profundas na experiência dos clientes, este modelo é crucial para a transição do setor de seguros de uma perspectiva focada em produtos centrados no cliente.

*por Castelano Santos, CEO e co-fundador da Tech Trail, insurtech especializada em inteligência artificial e análise de dados para o setor de seguros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar