Por que a inteligência artificial é tão crucial para as modernas tecnologias de identidade e segurança?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  MARCOS VIESI

pixabay pixabay

A Inteligência Artificial (IA) tem um impacto muito real na sociedade contemporânea, e apenas começamos a colher os benefícios e enfrentar os desafios associados. Segundo a IDEMIA, empresa líder em tecnologia biométrica, casos de uso para a tecnologia de IA têm se tornado cada vez mais comuns à medida que algoritmos de aprendizado profundo nos ajudam a resolver problemas cada vez mais complexos. Aplicadas aos campos da identidade e da segurança, essas tecnologias impulsionaram um enorme progresso na última década, progresso que não teria sido possível sem a supervisão humana.

Como o deep learning impulsiona as tecnologias de identidade e segurança?

● Biometria

A tecnologia atual de reconhecimento facial de IA exige muito pouco do usuário ao verificar sua identidade – o processo é mais rápido, eficiente e sem atrito. Por exemplo, o rosto de um usuário pode ser analisado com precisão se ele está se movendo ou estático, se está usando óculos ou sorrindo, se está olhando para o terminal biométrico ou olhando em outra direção. Os algoritmos de IA podem até mesmo alcançar a detecção de vivacidade sem pedir ao sujeito para realizar qualquer pose ou movimento específico. A capacidade de confirmar que o rosto ou impressão digital analisados é, de fato, apresentado pessoalmente, por seu verdadeiro proprietário (em oposição a uma fotografia, máscara de silicone ou impressão digital falsificada), melhora drasticamente os sistemas antifraude.

Quando se trata de biometria de impressões digitais, a tecnologia de aprendizado profundo torna possível a leitura de impressões digitais danificadas ou verificar com precisão a identidade de uma pessoa por meio de um sistema de controle de acesso totalmente sem contato.

● Controle de acesso sem atrito

Os sistemas de controle de acesso atuais também podem contar com a biometria facial para identificar visitantes e funcionários remotamente quando entram em um prédio. Algoritmos avançados podem criar uma experiência de identificação biométrica verdadeiramente perfeita, permitindo o reconhecimento em movimento e, ao mesmo tempo, garantindo a máxima precisão. A força por trás dessa tecnologia está na capacidade dos algoritmos de IA de analisar toda a situação em torno dos pontos de acesso, permitindo o acesso do grupo e detectando comportamentos suspeitos simultaneamente.

● Autenticação de Documentos

Outro exemplo real de tecnologia de aprendizagem profunda no trabalho é a verificação de uma ampla gama de documentos, incluindo passaportes, carteiras de motorista, vistos, documentos de imigração, documentos fiscais, cartões de identificação de eleitor e muito mais.

Isso significa analisar fontes, recursos de segurança, como hologramas, marcas d'água e códigos de barras, e ser capaz de identificar manipulação de imagem, manipulação de pixels, manipulação digital e outros tipos de falsificações. Aqui, a IA é um recurso inestimável: verifica simultaneamente todos os recursos de segurança de um documento de forma mais eficiente, rápida e segura do que nunca. A IA é capaz de realizar tudo isso em uma infinidade de documentos, mesmo remotamente, uma tarefa com a qual nem mesmo a mente humana mais treinada pode competir.

Pensando em IA para o futuro: o que vem por aí para as tecnologias de identidade e segurança?

● O futuro dos dados

À medida que a onda tecnológica continua a crescer, é seguro dizer que os volumes de dados continuarão a aumentar exponencialmente. No horizonte, vemos a mudança da aprendizagem supervisionada para a aprendizagem semi-supervisionada ou mesmo não supervisionada. Essas técnicas permitem aumentar o uso de dados mesmo quando os rótulos não estão disponíveis ou são muito difíceis de produzir. Mas sejamos claros: quer os dados sejam rotulados ou não, o processo de aprendizagem e a medição de seu desempenho permanecerá sob supervisão humana.

● Privacidade e regulamentos de conformidade de dados

Para criar os algoritmos mais precisos, precisamos acessar constantemente mais dados de forma responsável. A IDEMIA, por exemplo, coleta dados de clientes, em conformidade com os regulamentos de privacidade relevantes, para treinar seus algoritmos e fornecer produtos e soluções de alto desempenho. Além disso, conta com dados compartilhados voluntariamente por seus funcionários para construir seu banco de dados ano após ano. Finalmente, cria imagens sintéticas usando uma Rede Adversarial Gerativa (GAN). Isso lhe permite gerar imagens faciais sintéticas qualitativas e impressões digitais que são completamente fictícias. Assim, quando um cliente lhe pede para compartilhar dados para testar a eficiência de nossos algoritmos, ela pode compartilhar seus dados sintéticos.

Em um contexto cada vez mais competitivo, regulamentações rigorosas em torno da coleta de dados para fins de pesquisa são necessárias para atender aos padrões éticos e, ao mesmo tempo, apoiar a competitividade da indústria. Quando consideramos que o reconhecimento facial por IA pode ser usado em vários contextos governamentais (controle de fronteiras, por exemplo), garantir a origem da tecnologia não é apenas um elemento-chave da soberania nacional, mas levanta questões sobre desempenho, metodologia, ética e muito mais. Consideramos essencial ter uma estrutura que possa ajudar os clientes a escolher com tranquilidade a solução tecnológica que melhor se adapte às suas necessidades, com base em critérios técnicos claramente definidos e avaliados.

Sobre a IDEMIA

O Grupo IDEMIA fornece maneiras mais simples e seguras de pagar, conectar, acessar, identificar, viajar e proteger locais públicos. Com sua vasta experiência em biometria e criptografia, a IDEMIA desenvolve tecnologias de excelência com uma abordagem impactante, ética e socialmente responsável. Todos os dias, a IDEMIA protege bilhões de interações nos mundos físico e digital.

O Grupo IDEMIA reúne três empresas líderes de mercado que permitem soluções de missão crítica:
● O IDEMIA Secure Transactions é o principal provedor de tecnologia que desbloqueia maneiras mais seguras e fáceis de pagar e se conectar.
● A IDEMIA Public Security é uma fornecedora líder global de soluções biométricas que descomplicam viagens, e provêm acesso e proteção convenientes e seguros.
● O IDEMIA Smart Identity aproveita o poder das tecnologias criptográficas e biométricas para garantir identidades seguras e confiáveis para todos.

Mais de 600 organizações governamentais e mais de 2.300 empresas em mais de 180 países confiam na equipe global de quase 15.000 funcionários do Grupo IDEMIA.