Brasil,

Sensação de insegurança deve potencializar investimento em segurança residencial neste ano

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafael Granato Valin Franco
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Sensação de insegurança deve potencializar investimento em segurança residencial neste ano

O ano de 2024 nem bem começou e uma certeza é garantida: a sensação de insegurança no Brasil deve aumentar. Impulsionada pelas brigas de facções criminosas e milícias que eclodem em diversos estados como Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo, a violência tende a seguir em alta e impactando a forma como tentamos viver nossas vidas, ou melhor, defendê-las.

Segundo uma pesquisa da Ipsos, o temor do brasileiro com a violência cresceu 40% entre 2022 e 2023. Este percentual é maior do que a média global (30%) e só fica abaixo da países como Chile (62%), Suécia (59%), Peru (57%), México (57%), África do Sul (56%) e Colômbia (41%). Ocupamos, então, a sétima colocação de mais um ranking triste.

Não é para menos, já que, segundo o Estudo Global sobre Homicídios de 2023, divulgado pela ONU, o Brasil é país com o maior número de ocorrências deste crime no mundo. São cerca de 47 mil mortes violentas, que representam 10% de todos os delitos deste tipo. Mesmo em um mundo com diversas guerras, estamos no topo do pódio entre as nações que amargam esse índice de violência.

Esse medo crescente no país em relação à escalada da violência deve impulsionar ainda mais a busca por segurança residencial. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), o setor faturou R$ 11 bilhões em 2022 e a expectativa era fechar 2023 com um aumento de 19%. A alta deve seguir por este ano também.

Outros aspectos também se mostram favoráveis ao mercado. O primeiro deles é o aumento da conectividade no país. Com o fortalecimento do 5G, outras regiões, além das capitais, devem buscar por sistemas de segurança mais modernos. Com isso, as casas inteligentes tendem também a se tornar uma tendência. Tudo pode ser controlado a distância. A iluminação, a ventilação, a música, a cozinha e até o portão eletrônico e as câmeras de segurança.

O avanço da inteligência artificial também é outro fator importante. Sistemas de segurança capazes de identificar padrões complexos, reconhecer comportamentos suspeitos e até antecipar potenciais ameaças devem se popularizar.

Com as novas tecnologias, a segurança pode ser pensada para cada projeto de forma única. Um sistema integrado atualmente que consiga atender plenamente às necessidades de um condomínio, por exemplo, pode ser desenvolvido levando em conta todas as particularidades do local. Isso, há pouco tempo, não era possível, pois ficaria muito caro personalizar esse modelo de proteção.

Essa equação, vista em um país onde o Estado ainda falta muito com o seu dever de prover conforto para uma população insegura, faz com que as empresas privadas surjam como única possibilidade contra ações criminosas.

** Marco Antônio Barbosa é especialista em segurança e diretor da CAME do Brasil. Possui mestrado em administração de empresas, MBA em finanças e diversas pós-graduações nas áreas de marketing e negócios.

Sobre a CAME do Brasil

Presente no Brasil desde 2010, com sede em Indaiatuba/SP, o Grupo CAME é uma empresa de origem italiana com mais de 50 anos no mercado e líder mundial em produtos para automação de acesso, com certificações ISO 9001 e ISO 14001. A empresa dedica-se à excelência em equipamentos e assistência técnica de alta qualidade, inovação e performance no segmento de controle de acesso e segurança, desenvolvendo projetos customizados para clientes de diferentes segmentos de mercado. Com filiais em mais de 20 países e mais de 480 distribuidores exclusivos no mundo todo, a CAME controla 7 empresas produtivas (CAME Cancelli Automatici, BPT Sistemas de automação residencial e industrial, Urbaco, Parkare, Go, Nepos), além da CAME Service Itália, especializada em assistência aos clientes. Veja mais no site da Came do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar