Demanda dos consumidores para o varejo em 2024

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcella Costa

A mais recente edição da NRF, a maior feira anual do setor, apresentou várias tendências latentes e ideias para focar este ano. O avanço da IA continuará sendo inegável, em especial para garantir as experiências hiperpersonalizadas e omnichannel que o público exige. A segurança e a privacidade dos dados também se tornarão relevantes, assim como o compromisso real dos varejistas com a sustentabilidade e o cuidado com o planeta.

A Adyen, fintech que oferece pagamento e processamento de dados de ponta a ponta, realizou uma pesquisa que explora as principais tendências de varejo do ano e descobriu que 68% dos consumidores latino-americanos esperam cada vez mais recompensas e experiências personalizadas, sendo que quase metade (48%) gostaria que os comerciantes lembrassem suas preferências e histórico de compras para uma navegação mais individualizada.

As pessoas na América Latina dão muita importância à personalização das ofertas que os varejistas em quem confiamos nos trazem, porque na verdade isso define de quem eles irão escolher comprar, ou não. As tendências globais discutidas este ano na NRF só confirmam esse fato: o futuro é hiperpersonalizado, mas ao mesmo tempo, é necessário tomar cuidado com a privacidade e a segurança da informação.

Atender à alta demanda dos consumidores e atender às expectativas dos consumidores em constante mudança requer o uso inteligente de ferramentas inovadoras que contribuam para otimizar processos e gerar experiências diferenciadas que aprimorem o atendimento ao usuário e, ao mesmo tempo, reduzam custos operacionais, entre outros benefícios.

De acordo com outro estudo realizado pela Oracle Retail, 68% dos consumidores já voltaram às compras nas lojas, o que exige ações dos varejistas para oferecer experiências modernas e perfeitas sem descuidar dos canais digitais. Da mesma forma, aspectos como a escassez de produtos levaram 90% dos consumidores a explorar outras lojas, um desafio que pode ser facilmente superado graças à tecnologia para uma gestão eficiente de estoque e cadeia de suprimentos.

Tendências do setor

1. Experiências 100% personalizadas: de acordo com o relatório da Adyen, um dos principais interesses dos consumidores atuais da região é receber uma experiência 100% personalizada como recompensa por sua preferência pela marca. No entanto, a diferença entre as expectativas dos usuários e o quadro real enfrentado pelas empresas varejistas é evidente, pois cerca de 52% das organizações reconhecem dificuldades em categorizar seus clientes de acordo com suas necessidades e apenas 27% utilizam sistemas de gestão de relacionamento (CRM) para melhorar a personalização de seu atendimento. Por outro lado, apenas um quarto das empresas tem bancos de dados centralizados que integram as vendas de todos os canais e apenas 23% conseguem conectar dados de transações online e na loja. A oportunidade de adotar novas tecnologias e não ficar para trás é eminente.

2. Compras convenientes graças ao omnichannel: em relação ao comportamento do consumidor, 30% dos clientes preferem esperar os descontos chegarem antes de fazer uma compra, enquanto 70% dizem que seriam mais fiéis a um varejista que facilite a compra de itens fora de estoque na loja com a possibilidade de enviá-los diretamente para suas casas, provando que a adaptabilidade omnichannel é a chave para conquistar e fidelizar as pessoas. Agilidade é fundamental.

3. Planejamento inteligente de suprimentos: Por meio da integração de machine learning e Inteligência Artificial, por exemplo, os varejistas podem otimizar seu planejamento de estoque, gerenciar pedidos, receber alertas de eventualidades como alta demanda e inexistência de produtos, além de prever possíveis problemas na cadeia de suprimentos e criar relatórios personalizados com o apoio da IA Gerativa. Antecipe interrupções e seja capaz de ajustar em tempo real.

4. Compromisso real com práticas sustentáveis: De acordo com o estudo No Planet B da Oracle, 70% das pessoas estariam dispostas a não comprar de uma marca que não leva a sustentabilidade a sério. Portanto, avaliar o desempenho abrangente dos fornecedores para se proteger de possíveis inconvenientes relacionados à cadeia de suprimentos ou medir de forma eficiente e programática as próprias métricas não é apenas desejável, mas necessário.

Tecnologia e personalização, a fórmula infalível para o crescimento do varejo em 2024

O contexto econômico incerto da maioria dos países da região, combinados com as expectativas em constante mudança dos consumidores, representam desafios significativos para os varejistas que querem finalmente retomar o caminho do crescimento.

A resposta não é apenas uma, mas uma combinação de fatores que já vínhamos discutindo e que continuarão a definir as regras do jogo para o setor neste novo ano: experiências de compra hiperpersonalizadas, mas não invasivas, alternativas verdadeiramente omnichannel e um compromisso genuíno com os valores que nos mobilizam hoje. Além do uso da inteligência artificial.

Sobre a Oracle

A Oracle é uma empresa de tecnologia em nuvem que fornece as organizações infraestrutura de computação e software para ajudá-las a inovar, desbloquear eficiências e se tornarem mais eficazes. Referência no gerenciamento de bancos de dados e servidores para empresas, escolas e governos ela foi a primeira e única empresa a criar um banco de dados autônomo do mundo para ajudar a organizar e proteger os dados de seus clientes.

Entre suas soluções está a Oracle Cloud Infrastructure, projetado para que as empresas possam mover cargas de trabalho facilmente de sistemas locais para a nuvem e entre a nuvem e o local e outras nuvens. Os aplicativos Oracle Cloud fornecem aos líderes empresariais aplicativos modernos que os ajudam a inovar, alcançar crescimento sustentável e se tornarem mais resilientes. Desde sua criação vem se desenvolvendo e criando infinitas histórias de possibilidades, por isso seu portfólio possui ferramentas como por exemplo Java, ERP e CX, além de serviços de consultoria, treinamento e suporte.

Fundada pelos engenheiros Larry Ellison, Bob Miner e Ed Oates, a Oracle é uma empresa norte-americana com sede na cidade californiana de Redwood City. Possui mais de 46 anos no mercado e atualmente emprega mais de 135 mil funcionários, comercializa seus produtos em 145 países atendendo aproximadamente 400 mil empresas e organizações em todo o mundo.