Enfrentando as mudanças climáticas: o papel do seguro social nas chuvas históricas do Rio de Janeiro
A cada janeiro, no verão, a preocupação com enchentes aumenta e a cidade do Rio de Janeiro é uma das mais atingidas por temporais.
Impacto das enchentes no Rio de Janeiro ao longo da História
As enchentes urbanas mais famosas que atingiram o Rio de Janeiro ocorreram na década de 1960.
Em janeiro de 1966, cinco dias seguidos de chuvas intensas resultaram em mais de 200 vítimas e deixaram 50 mil desabrigados. Estas chuvas foram consideradas algumas das mais severas, inundando as ruas com mais de 245 mm de água em menos de 24 horas, caracterizando-a como a ‘enchente do século’.
Comparativamente, a maior chuva dos últimos tempos no Rio foi registrada em 2010 no Morro do Sumaré, alcançando 360,2 mm em 24 horas. No entanto, foram as chuvas de 9 de abril de 2019 que mais intensamente atingiram a cidade, marcando um ponto crítico na história das enchentes na região.
Evolução dos seguros para enchente e alagamento no Brasil
A Revista de Seguros, em setembro de 1978, publicou um artigo intitulado "Enchente também é risco segurável", que destacava duas modalidades de seguro: para enchente e para alagamento.
A apólice de enchente cobria perdas ou danos causados diretamente pela inundação, enquanto o seguro de alagamento era mais abrangente. Contudo, essa cobertura geralmente era limitada a indústrias em regiões de alto risco, não alcançando a maioria da população.
Seguro social contra catástrofe
Na COP 28, realizada em Dubai, a CNseg apresentou o Seguro Social Contra Catástrofe, um projeto inovador visando a proteção e amparo financeiro para populações vulneráveis a desastres naturais. O seguro ofereceria uma indenização emergencial de até R$ 15 mil e auxílio funeral para vítimas de calamidades públicas.
Além disso, foi firmado um termo de cooperação com o ICLEI para o projeto "Mecanismo de Seguro para Infraestruturas Urbanas" (UIIF). O objetivo é desenvolver um produto de seguro que atenda às necessidades específicas das cidades em relação aos riscos climáticos.
As chuvas históricas do Rio de Janeiro destacam a necessidade urgente de soluções eficazes para mitigar os impactos das mudanças climáticas. O seguro social contra catástrofes representaria um passo importante nesta direção, oferecendo não apenas proteção financeira, mas também uma rede de segurança para as comunidades mais afetadas. Descubra mais sobre a proteção contra desastres naturais aqui.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário