Competindo por talentos: como recrutar para nichos menos celebrados pelo mercado?
Política estruturada de benefícios e ofertas fixas de treinamentos capacitatórios são algumas das dicas citadas pela logtech RoutEasy
Empresas lutam contra a escassez de mão de obra qualificada e buscam constantemente novos talentos para performar dentro das organizações e garantir mais sucesso de negócios e vendas. O crescimento do comércio eletrônico e a necessidade de entregas rápidas impulsionaram a empregabilidade no setor de logística, mas criaram uma necessidade de profissionais mais qualificados e especializados, o que acaba sendo uma dificuldade no mercado. Com a complexidade das operações logísticas mais modernas, o setor requer talentos com habilidades muito específicas e grande conhecimento em tecnologia.
Nesse meio, outro ponto importante é que a demanda pelos melhores profissionais criou um mercado competitivo e as empresas agora estão disputando os mesmos talentos, tornando essencial a adoção de estratégias eficazes de retenção.
Vale observar as prioridades dos talentos em cada segmento: segundo uma pesquisa mundial realizada pela Gi Group Holding, multinacional italiana reconhecida como uma das líderes globais em soluções dedicadas ao desenvolvimento do mercado de trabalho, 69% dos profissionais de logística consideram os treinamentos contínuos e cursos de aprendizado como parte essencial para a boa performance e satisfação no trabalho. No Brasil, esse dado sobe para 79%.
Pensando nesse cenário, Vanessa Carlim, Head of People da RoutEasy, logtech que utiliza inteligência artificial em soluções de otimização e gestão de entregas para e-commerces e varejo, separou algumas dicas de como atrair e reter os melhores profissionais e vencer a competição do recrutamento e retenção de talentos:
1. O diferencial das condições de trabalho:
Oferecer ótimas condições de trabalho, com sistemas de recompensa, bons benefícios, políticas de bem-estar e remuneração acima da média podem ajudar no recrutamento de talentos, uma vez que os profissionais se sentem mais atraídos por empresas que zelam pelo bem estar do funcionário.
2. Incentivar o aprendizado é um diferencial:
“Hoje, os profissionais buscam empresas que ajudem no aprendizado e desenvolvimento constante de seus colaboradores através de cursos e treinamentos. A própria pesquisa da Gi Group Holding mostrou que o atual mercado de trabalho acredita que o aprendizado constante tem um papel essencial na boa performance do trabalhador. Essa condição pode ser um diferencial na hora de atrair os novos perfis”, completa Vanessa.
Na RoutEasy, por exemplo, a empresa fornece um benefício chamado de PDI, no qual eles realizam o pagamento de 30% do salário do colaborador analista de forma semestral para ajudar com o custo de uma nova graduação, curso ou especialização. A análise do estudo é feita pelo líder direto do funcionário e pelo líder de People da organização.
3. Diversificar os canais de recrutamento e comunicação por meio de IA e análise de dados:
Com o atual cenário competitivo de atração de talentos, é importante que as empresas diversifiquem os canais de comunicação para atingir os candidatos de diferentes maneiras e em múltiplos ambientes. “Nesse cenário, empresas também podem se beneficiar do uso de IA e da análise de dados para garantir revisões de currículos mais certeiras e gerar relatórios com tendências para estudo de melhora dos processos de recrutamento”, afirma Vanessa.
4. Fomentar uma imersão intensa na empresa:
Um diferencial grande na hora de recrutar profissionais é a imersão nas empresas. Organizações que levem os novos funcionários para um tour aprofundado sobre a companhia, sua operação e seus valores tendem a reter mais os talentos. Nesse meio, também é interessante tangibilizar a atuação da organização e demonstrar os seus reais impactos, o que aumenta a retenção de talentos, uma vez que cria uma conexão entre a empresa e o profissional a ser contratado.
5. Oferecer um plano de carreira bem estruturado
“Um diferencial nas empresas, nos dias atuais, é o oferecimento de um plano de carreira bem estruturado para os seus colaboradores, pensando sempre em investir nos talentos que já possuem dentro de casa. Nesse meio, organizações que pensam no funcionário e organizam planos de carreiras detalhados que invistam nos profissionais acabam se destacando no mercado”, afirma Vanessa.
Sobre a RoutEasy:
A RoutEasy é uma logtech que utiliza inteligência artificial em soluções de otimização e gestão de entregas. Com mais de 250 clientes no Brasil e na América Latina, a logtech aposta na inovação no tradicional setor de entregas e passou a integrar, em dezembro de 2022, o ecossistema de soluções logísticas nstech. Sua atuação é baseada em algoritmo genético, programação e inteligência artificial, os quais são utilizados para otimizar e integrar processos. Isso contribui para maior produtividade e menor custo de entrega, e, assim, a logtech fundada por Caio Reina gera economia de até 40% a seus clientes, que reúnem nomes como Shopee, Royal Canin, Rodonaves, GPA, Magalu, Obramax e DHL.
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