4 maneiras de usar a tecnologia a favor da logística

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maytê Lopes

Entregas mais rápidas e eficientes e automatização de processos são algumas das citadas pelas logtechs Motz e RoutEasy

Segundo dados da consultoria Kantar, o mercado logístico cresceu 30% nos últimos anos, evoluindo processos, desenvolvendo soluções e criando novas tendências para o segmento em 2023. Os dados comprovam o aumento de visibilidade que a logística tem recebido de grandes empresas, principalmente daquelas que pensam em garantir sucesso nos negócios e satisfação do consumidor final.

Pensando nisso, os CEOs de duas logtechs, RoutEasy - que utiliza inteligência artificial em soluções de otimização e gestão de rotas - e Motz - transportadora digital da Votorantim Cimentos -, separaram algumas maneiras de como utilizar a tecnologia na logística a favor dos negócios e ampliar a chance de sucesso nas operações.

1. Entregas mais rápidas, tecnológicas e eficientes

As transportadoras digitais vieram para inovar no segmento logístico, digitalizando o setor e oferecendo um fluxo constante de novos serviços e diferenciais. Neste meio, é possível usar a tecnologia a favor dos negócios para garantir entregas mais rápidas e otimizadas, através do uso de transportadoras digitais, que garantem mais agilidade, solidez e automatização.

“Esse novo modelo de negócio traz mais facilidade, agilidade e praticidade para a rotina dos trabalhadores ao usar a tecnologia a seu favor. O surgimento da era do consumidor 4.0 passou a exigir uma entrega mais dinâmica, automatizada e eficiente, promovendo uma melhor experiência ao cliente. Neste sentido, as transportadoras possuem um papel fundamental”, afirma o CEO da Motz, André Pimenta.

2. Automatização de processos

O uso de tecnologias na logística garantem a redução de processos burocráticos e repetitivos, permitindo que os colaboradores foquem nas atividades que necessitem mais do fator humano. Além disso, o uso das inovações também possibilitou a redução de erros nos processos produtivos, garantindo agilidade, aumento de produtividade e melhoria na experiência do consumidor.

“A era atual da logística 4.0 nos mostrou novos desafios a serem encarados. Os gestores já estão percebendo que a única maneira de superá-los é usufruindo da transformação digital nas empresas e usando a tecnologia como aliada de todo o processo. Assim, as organizações garantem maior flexibilidade, otimização, agilidade e produtividade”, afirma Caio Reina, CEO e fundador da logtech RoutEasy.

3. Monitoramento em tempo real

A tecnologia permite que as organizações façam o monitoramento, em tempo real, de tudo o que está sendo transportado. Este é um grande diferencial dentro das empresas e garante maior satisfação do consumidor final, já que é possível tomar decisões de forma mais ágil para lidar com imprevistos e garantir mais segurança nas operações e cumprimento das entregas.

4. Melhor experiência do cliente

Ao usar sistemas de conexão entre a cadeia logística, tanto embarcadores quanto transportadoras podem fornecer feedback e avaliações sobre o outro após a conclusão da entrega. Além disso, as empresas podem usar aplicativos e soluções digitais que facilitam o trabalho do dia a dia com equipes de UX por trás de todos os processos para otimizar as atividades. Isso ajuda a manter a qualidade e a confiabilidade do serviço.

“O primeiro passo de todos é entender que as inovações tecnológicas vieram para agregar ao setor e garantir maior agilidade nos processos, otimização de tarefas e satisfação do consumidor final”, completa Reina, CEO da RoutEasy.

Sobre a RoutEasy:

A RoutEasy é uma logtech que utiliza inteligência artificial em soluções de otimização e gestão de entregas. Com mais de 250 clientes no Brasil e na América Latina, a logtech aposta na inovação no tradicional setor de entregas e passou a integrar, em dezembro de 2022, o ecossistema de soluções logísticas nstech. Sua atuação é baseada em algoritmo genético, programação e inteligência artificial, os quais são utilizados para otimizar e integrar processos. Isso contribui para maior produtividade e menor custo de entrega, e, assim, a logtech fundada por Caio Reina gera economia de até 40% a seus clientes, que reúnem nomes como Shopee, Royal Canin, Rodonaves, GPA, Magalu, Obramax e DHL.

Sobre a Motz:

A Motz é a transportadora digital da Votorantim Cimentos, criada com o espírito de startup, mais enxuta, ágil, inovadora e com muita tecnologia. Tem como objetivo conectar as cargas de embarcadores com os motoristas autônomos, aliando a solidez, a capilaridade e a segurança no atendimento. Com cerca de 28 mil motoristas cadastrados em sua base, a Motz está presente em mais de 100 pontos de expedições em todo o Brasil, com atuação nas principais cidades e corredores de transporte rodoviário no país. Foram mais de 665 mil viagens no último ano, registrando a média de 76 viagens a cada hora.