5 dicas de gestão para o seu negócio decolar em 2024

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline Porffirio

Com o início de um novo ano se aproximando, é hora de rever ações e investir em processos que otimizem a rotina e os resultados da empresa

A virada do ano é o momento ideal para que as empresas reavaliem suas práticas e implementem estratégias que impulsionem sua eficiência e produtividade. Em um cenário cada vez mais digital, os recursos tecnológicos são aliados indispensáveis para alcançar o sucesso nos negócios. Registro de ponto digital, armazenamento em nuvem e reconhecimento facial são alguns dos recursos que encabeçam o checklist do sucesso para 2024.

1 - Adote o registro de ponto digital:

Independente do tamanho da sua empresa, investir no registro de ponto digital não apenas simplifica os processos administrativos, mas também promove a transparência e reduz erros no cálculo de horas trabalhadas. Essa modernização facilita o acompanhamento da jornada dos colaboradores e garante a conformidade com a legislação vigente. Esse modelo é flexível e pode funcionar de diferentes maneiras, permitindo desde o registro no relógio de ponto fixo ou até em aplicativos para smartphones.

2 - Invista na leitura facial:

Utilizar tecnologia de leitura facial para controle de ponto ou acesso não apenas aumenta a segurança, mas também agiliza o fluxo de entrada e saída de empresas, além de redobrar o cuidado com áreas restritas ou sensíveis, como laboratórios, almoxarifados, cofres, etc. A precisão na identificação biométrica proporciona um ambiente mais seguro e evita possíveis fraudes.

3 - Explore o armazenamento em nuvem:

A chegada da tecnologia em nuvem trouxe mais praticidade e segurança para as empresas. A atualização manual de documentos e planilhas pode aumentar os riscos de falhas e inconsistências, tornando o trabalho mais vagaroso e sujeito a perdas e exclusões permanentes.

O armazenamento em nuvem reúne as informações em um ambiente que pode ser acessado a qualquer hora e de qualquer lugar, trazendo mais segurança e otimização para processos como planilhas, controle de ponto, gestão de colaboradores e muito mais.

4 - Implemente políticas de ponto flexíveis:

Em um mundo onde o trabalho remoto e horários flexíveis são cada vez mais comuns, é fundamental que as empresas implementem soluções que se adaptem a diferentes modelos de trabalho.

A leitura facial também tem ganhado destaque nos processos de registro de ponto, uma vez que modernos softwares e aplicativos permitem que colaboradores registrem seu ponto de qualquer lugar, usando apenas a câmera de seu celular. Esse formato é um grande estimulador do trabalho remoto, além de facilitar o acesso de trabalhadores que atuam ou visitam áreas distantes, como zonas rurais e industriais.

5 - Treinamento e atualização em gestão de dados:

Ao implementar novas soluções, é crucial investir em treinamento adequado para os colaboradores. Além disso, uma comunicação efetiva sobre as mudanças é essencial para garantir a adesão e compreensão por parte de toda a equipe.

Com o aumento no volume de dados cadastrados, é indispensável que a empresa mantenha uma política clara sobre a captação, gestão e segurança dessas informações, mantendo seus colaboradores sempre a par das responsabilidades e das novas atualizações tecnológicas em segurança e proteção de dados.

Iniciar o ano com eficiência requer um olhar atento para a modernização dos processos, especialmente no que diz respeito à gestão de pessoas. Investimentos tecnológicos para empresas são estratégicos para um ambiente de trabalho mais seguro, eficiente e adaptável às demandas atuais.

Simpax - A Simpax é uma empresa focada em oferecer soluções inteligentes para gestão de ponto, acesso e presença. Com mais de 10 anos de mercado, a empresa atua em diversos segmentos, como empresarial, industrial, administração pública, educacional, alimentício, entre outros. Atualmente, tem em seu portfólio mais de 15 produtos que visam proporcionar aos seus parceiros uma gestão mais eficiente e sustentável.