Como escolher a melhor plataforma de e-commerce para o negócio?
Ângelo Vicente, CEO da Selia powered by Luft - Divulgação
Artigo por Ângelo Vicente, CEO da Selia powered by Luft
O e-commerce é um dos segmentos que mais cresce no mundo, impulsionado pela procura dos consumidores por conveniência, personalização e variedade. Porém, navegar pelo dinâmico cenário do comércio digital exige uma abordagem estratégica na escolha da plataforma. E como selecionar a melhor plataforma, entre tantas opções disponíveis? Quais fatores-chave devem ser considerados na hora de tomar essa decisão tão relevante para o negócio?
Podemos trabalhar com base nas seguintes suposições de planejamento estratégico: que até 2023, três fornecedores dominarão o mercado de comércio digital com inovações em aPaaS; que até 2024, 15% das organizações B2B utilizarão plataformas de comércio digital para clientes e representantes de vendas e que 10% das organizações de comércio digital usarão capacidades de negócios empacotadas; e que até 2025, organizações que oferecem uma experiência de comércio unificada verão pelo menos um aumento de 20% na receita total.
Neste cenário, é crucial que os líderes de aplicativos compreendam e apliquem os quatro fatores cruciais que diferenciam as plataformas: funcionalidade, tecnologia, ecossistema e custo. Com base em informações do Gartner, podemos começar pensando na funcionalidade. Ela é o aspecto mais essencial, e deve prover as ferramentas necessárias para gerenciar e operar o negócio online, desde a criação e atualização de produtos, até o processamento de pedidos e pagamentos.
Mas não basta ter uma funcionalidade básica. É preciso contar com uma plataforma que ofereça suporte amplo para diferentes modelos de negócios (B2C, B2B, B2B2C, etc.), tipos de produtos (físicos, digitais, serviços, etc.) e múltiplos sites (para diferentes marcas, regiões, idiomas, etc.). Ela deve prover recursos avançados de inteligência, personalização e fluxos de trabalho adaptáveis, que permitam criar experiências relevantes para os clientes, aumentando a conversão, a fidelização e o valor.
Tecnologia
A tecnologia define como a plataforma é criada, implementada e gerenciada. Ela precisa estar alinhada com as habilidades técnicas, metas de negócio e demandas do mercado.
No comércio digital, uma das tendências tecnológicas mais importantes é a adoção de modelos headless e arquiteturas feitas de módulos ou componentes, que possibilitam isolar a camada de interface da camada de dados e lógica da plataforma, oferecendo uma maior adaptabilidade, capacidade de expansão e conexão com outros sistemas.
Uma das tendências é a utilização de plataformas que funcionam na nuvem, e que trazem vantagens como economia de recursos, melhoria de desempenho, proteção e acessibilidade. Nesse formato, há diversas alternativas, como SaaS (Software como Serviço), PaaS (Plataforma como Serviço) e aPaaS (Plataforma de Aplicação como Serviço), que se diferenciam no nível de autonomia e customização sobre a plataforma.
Ecossistema do Fornecedor
O ecossistema do fornecedor é o aspecto que envolve os parceiros de aplicativos e serviços que complementam a plataforma de comércio eletrônico. Eles são fundamentais para suprir as necessidades e melhorar o desempenho, oferecendo soluções adicionais para áreas como marketing, logística, atendimento ao cliente, análise de dados, etc.
Também é preciso verificar a qualidade e a quantidade de parceiros do ecossistema do fornecedor, assim como o nível de suporte e integração que eles proporcionam. Ou seja, buscar por parceiros que tenham conhecimento no setor, que sejam confiáveis e que tenham uma boa imagem no mercado.
Custo
O aspecto que determina o gasto financeiro necessário para obter e conservar a plataforma é o custo. Ele precisa estar de acordo com o planejamento, o lucro esperado e a capacidade de expansão.
O custo de uma plataforma de e-commerce pode depender do modelo de cobrança, dos custos fixos e dos gastos de implantação. O modelo de cobrança pode levar em conta fatores como a quantidade de usuários, o número de operações, o montante de vendas, o número de funcionalidades, etc. Os custos fixos podem abranger tarifas de alojamento, conservação, renovação, assistência, etc. Os gastos de implantação podem incluir custos de criação, adaptação, integração, transferência, capacitação, etc.
Concluindo, escolher a melhor plataforma de e-commerce para o negócio é uma tarefa que exige uma análise cuidadosa de vários aspectos, como funcionalidade, tecnologia, ecossistema do fornecedor e custo. Esses aspectos devem estar alinhados com as necessidades e expectativas do negócio, tanto no presente quanto no futuro. Uma boa plataforma deve oferecer recursos que permitam criar e gerenciar um negócio online de sucesso, proporcionando experiências únicas e relevantes para os clientes.
Sobre a Selia powered by Luft – Nascida de uma união entre SELIA e Luft Solutions em 2022, que somou a capacidade operacional para e-commerce da Luft Logistics à plataforma de serviços digitais da Selia, a empresa atua na implementação, gestão, operacionalização e atendimento para toda a cadeia do e-commerce, do momento em que o consumidor busca pela marca em qualquer canal digital (site próprio ou marketplace), passando pela recepção dos produtos nos Centros de Distribuição, estratégias de marketing até a entrega dos produtos e pós-venda. Unindo tecnologia e capacidade operacional, de forma escalável, ela atende clientes da indústria ao varejo, de qualquer tamanho e modelo de negócio (B2C, B2B e D2C), com foco na melhor performance de vendas e um customer experience de qualidade.
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