Brasil,

Links destacados facilitam a acessibilidade digital

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  PURPLE LENS
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Imagem: Reprodução Imagem: Reprodução

Eliminar toda e qualquer barreira na web é o principal conceito da acessibilidade digital. O ecossistema web precisa ser projetado para que todas as pessoas encontrem informações, saiba como navegar e interagir de maneira efetiva com as páginas e isso inclui os links.

Mais que criar esses links, as empresas precisam atender uma parcela da população que apresenta algum tipo de dificuldade, como aponta uma pesquisa mundial da Click-Away Pound: 69% dos consumidores online com certo grau de deficiência desistiram de permanecer em sites que consideram difíceis de usar devido aos efeitos de sus limitações, incluindo não encontrar os links certos.

Para ilustrar o quanto essa falta de cuidado das páginas pode impactar nas vendas, a mesma pesquisa mostrou que 86% deste total que abandonou uma página por não conseguir acessar o link corretamente teriam provavelmente efetuado a compra caso o acesso estivesse facilitado.

Para Boby Vendramin, Diretor de Marketing e Mídia LATAM da Purple Lens, todos os links precisam seguir boas práticas, como estar inserido em algum texto ou frase que tenham relação com a publicação, porém esses atalhos de navegação que direcionam o usuário, precisam ser encontrados facilmente:

“Essa responsabilidade é maior em páginas que desejam interagir com visitantes com alguma limitação visual, por exemplo. Muitos links, mesmo com frases bem feitas, nem sempre se destacam na visualização e podem complicar pesquisas de muitos internautas com problemas de visão”.

Sites abandonados por falta de acessibilidade, perdem relevância

Para o especialista, links atraem mecanismos de pesquisa e trazem relevância e autoridade para uma página e criam autoridade, mas quando acontece essa debandada de pessoas que desistem de permanecer em sites nada inclusivos, a perda de relevância é questão de tempo.

“Os links são atalhos de navegação que direcionam o usuário e precisam ser fáceis de serem encontrados. Essa responsabilidade é maior em páginas que desejam interagir com visitantes com alguma limitação visual, por exemplo. Muitos links, mesmo com frases bem feitas, nem sempre se destacam na visualização e podem complicar uma navegação rápida”.

Plugin cria destaque para qualquer link na página

Para facilitar a visualização e a interação, os plugins de acessibilidade são perfeitos, principalmente para quem possui dificuldade de visão ou com o mouse. Isso pode ser sanado sem alterar a estrutura da página:

“ É fundamental para quem está procurando fazer um cadastro ou encontrar o link para pagamento, por exemplo, ter essa informação com clareza".

Ao invés de ter o link “leia mais”, que seria incorreto, é possível colocar o link em uma frase, que não redundante, como “clique aqui para comprar”. No entanto, se a página não destacar onde está o link, toda ação se perde:

“Cabe às páginas entregarem uma solução que destaque os links, com o uso de cores diferentes, usando contraste com a cor de fundo, que já faz uma grande diferença para internautas com alguma deficiência" finaliza o especialista.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar