O que 2023 ensinou ao mercado de trabalho?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Milena Almeida

O que 2023 ensinou ao mercado de trabalho?

Trabalho híbrido, programas de Diversidade & Inclusão, e uso da inteligência artificial estão entre as 10 lições mais marcantes no ano em que o Brasil ultrapassou o número de 100 milhões de pessoas ocupadas

2023 representa um ano de conquistas para o setor de empregabilidade brasileiro. Isso porque, pela primeira vez em sua história, o Brasil superou a marca de 100 milhões de pessoas com algum tipo de ocupação, ou seja, inseridas no mercado de trabalho, seja de maneira formal ou informal, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além da marca histórica, o ano que está chegando ao fim apresentou valiosos aprendizados para o mercado de trabalho do Brasil. Entre as lições mais marcantes, ganham especial destaque a consolidação do modelo flexível e híbrido de trabalho, os programas de Diversidade & Inclusão, e o uso de inteligência artificial, que cada dia mais provê soluções de maneira mais fácil e eficiente, conforme ressalta Cecília Barçante, Head de Empregabilidade da Refuturiza, ecossistema pioneiro a unir empregabilidade e educação.

A profissional destaca também que, neste ano de conquistas e inovação, dez dos ensinamentos apresentados devem seguir moldando o mercado de trabalho em 2024, confira quais são eles:

1.Trabalho híbrido e flexibilidade

Com a pandemia de Covid-19, que teve início no Brasil no ano de 2020, houve a adoção do trabalho remoto, que demonstrou a viabilidade da produtividade fora do ambiente tradicional de escritório. Três anos depois, muitas empresas voltaram para o presencial mesclando com o remoto, o que vem a ser chamado de trabalho híbrido, reconhecendo a importância da flexibilidade para atrair e manter talentos.

O trabalho híbrido proporciona um equilíbrio entre vida pessoal e profissional, permitindo que os colaboradores, durante os dias de trabalho remoto, gerenciem melhor o seu tempo, já que não é necessário o deslocamento, o que contribui para a diminuição do estresse e o aumento da produtividade. Já os dias de trabalho presencial atuam na promoção do estabelecimento de laços profissionais, facilitando também a resolução de problemas.

2. Programas de diversidade, equidade e inclusão

Empresas estão trabalhando para criar ambientes de trabalho mais diversos, equânimes e inclusivos, visando garantir que todos os funcionários tenham oportunidades iguais, independentemente de suas características pessoais. Equipes diversas são mais propensas a gerar ideias criativas e a encontrar soluções inovadoras para os desafios organizacionais, contribuindo para a promoção de um ambiente de trabalho mais justo, produtivo e sustentável.

3. Uso da Inteligência Artificial (IA)

A utilização da IA no mercado de trabalho envolve estratégias para otimizar processos e complementar habilidades humanas, sendo possível automatizar tarefas repetitivas, permitindo que os profissionais se concentrem em atividades mais complexas. Além disso, a IA pode aumentar a precisão e velocidade dos processos, reduzindo erros humanos e oferecendo insights rápidos com base em análises de dados.

4. Aprendizado contínuo e resiliência

A capacidade de aprender continuamente, sobretudo por conta da velocidade das mudanças tecnológicas, é cada vez mais valorizada. Empresas têm cada vez mais investido em programas de qualificação e treinamento para suprir suas necessidades e motivar os colaboradores. A resiliência e a capacidade de adaptação diante de mudanças e desafios também são qualidades importantes.

5. Ênfase em habilidades sociais e comportamentais

Habilidades comportamentais, como comunicação eficaz, colaboração e empatia, são consideradas fundamentais para o sucesso profissional. Conhecidas como soft skills, ganharam ainda mais destaque no ano de 2023, evidenciando a importância da criatividade, resiliência, liderança e empatia no ambiente corporativo.

6. Habilidades digitais e tecnológicas

A transformação digital está em constante evolução. Profissionais que possuem habilidades digitais, como programação, análise de dados e competências tecnológicas, podem ter uma vantagem no mercado.

7. Bem-estar e saúde mental dos funcionários

Iniciativas de saúde mental, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e benefícios que promovam o bem-estar estão em alta e destacam a necessidade de políticas, por parte das empresas, que promovam equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

8. Sustentabilidade e responsabilidade social

A importância da sustentabilidade e responsabilidade social nas empresas é cada vez mais reconhecida e valorizada em todo o mundo. Esses conceitos não apenas contribuem para o bem-estar da sociedade e do meio ambiente, mas também trazem benefícios significativos para as próprias empresas, como redução de riscos, eficiência operacional e reputação da marca, sendo também um fator decisivo na atração e retenção de talentos.

Profissionais com conhecimentos em sustentabilidade e responsabilidade social podem encontrar oportunidades crescentes.

9. Dinâmica de trabalho mais horizontal

A horizontalidade no ambiente de trabalho refere-se a estruturas organizacionais que valorizam a igualdade e a colaboração entre os membros da equipe, em contraste com modelos hierárquicos mais tradicionais. Ao incentivar a colaboração, gera engajamento e motivação, resultando na redução de barreiras comunicacionais, na agilidade na tomada de decisões e no desenvolvimento de habilidades.

10. Transparência nos processos de recrutamento

A transparência nos processos de recrutamento, especialmente a divulgação de faixas salariais nas vagas de emprego, é um componente crucial para a construção de relacionamentos positivos com os candidatos, promovendo uma cultura organizacional saudável e contribuindo para o sucesso a longo prazo da empresa. Uma vez que as expectativas são nítidas e todos os envolvidos entendem os passos a serem seguidos, a transparência facilita a eficiência no processo de recrutamento, economizando tempo e recursos.

Conheça espaços digitais em que essas tendências estão conectadas acessando a plataforma de empregabilidade da Refuturiza: https://empresas.refuturiza.com.br/.