Brasil,

Como a IA ajuda empresas a contornar objeções de venda

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giovana Guarizo
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Foto: Freepik Foto: Freepik

Ferramenta da plataforma oHub analisa características da empresa e do pedido de orçamento para trazer conteúdo personalizado

Preocupações, hesitações ou resistências são frequentemente manifestadas pelos potenciais clientes durante um processo de vendas. Essas chamadas ‘objeções’ podem surgir de diversas fontes, como dúvidas sobre o produto ou serviço, questões financeiras, desconfiança na marca ou simples indecisão na hora de fazer uma compra.

O enfrentamento dessas objeções é uma habilidade para profissionais de vendas, pois isso envolve não apenas entender as preocupações do cliente, mas também apresentar argumentos convincentes e soluções que possam superar esses obstáculos.

Para Alexandre Pajola, fundador do oHub, marketplace B2B que conecta empresas com fornecedores, o processo de gestão de objeções é crucial para construir a confiança do cliente: “É essencial esclarecer mal-entendidos e criar uma base sólida para a conclusão bem-sucedida da venda, especialmente se você pode contar com a tecnologia para te ajudar nessa tarefa”, afirma.

O marketplace conta com a Hubia, uma assistente virtual que integra a API do Chat GPT em seu portfólio de soluções. A assistente é focada em oferecer respostas rápidas e precisas para que os usuários se comuniquem de forma mais eficiente e alcancem mais resultados em suas interações com os clientes em potencial.

“Chatbots equipados com IA podem interagir em tempo real com os clientes, respondendo a perguntas e superando objeções com eficiência. Eles podem ser treinados para fornecer informações relevantes, resolver dúvidas e fornecer argumentos convincentes para contornar preocupações comuns”, diz Pajola.

Além de chatbots, a IA, em um contexto geral, também possibilita uma análise preditiva da situação. Algoritmos avançados analisam grandes conjuntos de dados e identificam padrões. Isso permite prever possíveis objeções com base em dados históricos de vendas e comportamento do cliente. As equipes de vendas podem se antecipar com base nessas previsões e desenvolver estratégias para superá-las.

Já os algoritmos de aprendizado de máquina permitem que os sistemas de IA melhorem continuamente com base em feedbacks e em resultados das interações passadas. Isso significa que as estratégias para contornar essas hesitações podem ser aprimoradas ao longo do tempo, adaptando-se às mudanças nas preferências e comportamentos dos clientes.

“Ao integrar a IA nas estratégias de vendas, as empresas podem ganhar uma vantagem competitiva, se antecipando e personalizando interações. Como exemplificado pelo oHub, essa tecnologia proporciona uma comunicação mais eficiente, entendendo às necessidades específicas de cada cliente. Isso resulta em uma melhoria notável na eficiência global do processo de vendas, ao reduzir o tempo de ciclo e o aumento das taxas de conversão”, finaliza o fundador.

Sobre o oHub

O oHub é o maior marketplace de serviços B2B, conectando empresas com fornecedores de serviços. A plataforma atende diversas categorias de Informática e TI; Segurança; Finanças e Seguros; Consultoria; Comunicação e Marketing; Construção, Limpeza e Conservação, entre outros. Para saber mais, acesse o link.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar