Brasil,

Estudo aponta que 74% dos médicos identificaram as plataformas digitais não automatizadas como uma das causas do burnout da classe

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luciana Menezes
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Algumas destas ferramentas digitais usadas pelos profissionais de saúde têm atuação manual e repetitiva, contribuindo para o surgimento de sintomas ou do diagnóstico desse distúrbio mental.

Em 2022, a síndrome de burnout foi classificada como doença ocupacional pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Caracterizada pelo esgotamento físico, emocional e mental causado pelo estresse crônico no trabalho, trata-se de uma doença limitante e que pode ter consequências sérias no desempenho profissional de qualquer indivíduo. A classe médica tem aparecido em pesquisas como uma das mais vulneráveis em relação ao distúrbio no Brasil e no exterior, o que chama bastante a atenção. E, uma das causas, é o uso de plataformas digitais não automatizadas, com atuação manual ou repetitiva, seja nas redes públicas ou privadas.

De acordo com estudo publicado pelo Journal of Medical Internet Research (2019), 74% dos médicos identificaram o uso de ferramentas de tecnologia da informação em saúde como uma das causas do distúrbio. “É essencial que médicos e profissionais de saúde possam visualizar e gerir dados clínicos de modo integrado, com facilidade ao acesso às informações do paciente e agilidade no dia a dia do consultório. Felizmente, tivemos um avanço significativo da tecnologia em saúde nos últimos anos e as jornadas digitais podem proporcionar automação de tarefas e processos, e ter recursos que impeçam os prejuízos causados ao bem-estar das pessoas”, enfatiza Rafael Alves, Head de Produtos da Nilo, healthtech que oferece um sistema de gestão de engajamento e relacionamento com pacientes.

Rafael explica que essa dificuldade que o médico ou profissional de saúde enfrenta no uso de softwares também acaba afetando sua entrega no cuidado com o paciente e os processos das instituições de saúde e, ainda, que as ferramentas utilizadas devem ser a solução e não o problema. “Quando desenvolvemos a plataforma digital NiloCare, a intenção era trazer para o mercado uma solução capaz de unir as informações pontuais e, muitas vezes, desconexas de uma maneira que ficassem centralizadas e possibilitassem às empresas do setor terem uma visão total do paciente em toda a sua jornada de saúde. Assim, todos os lados ganham com isso, paciente, médico e a empresa, que consegue controlar os custos de cada caso”, afirma.

Outra pesquisa, realizada pelo Research Center da Afya (2022) e chamada “Saúde Mental do Médico", demonstra o quanto é importante eliminar os gargalos da tecnologia usada no segmento de saúde e aplicar soluções eficientes. O estudo aponta que 62% dos médicos brasileiros têm ou tiveram sintomas de burnout ou receberam o diagnóstico do distúrbio. Foi constatado que os principais fatores atribuídos pelos médicos aos sintomas dessa doença também conhecida como síndrome do esgotamento profissional são: 47% excesso de horas no trabalho; 32,6% salário; 30,6% falta de realização profissional; e 27% excesso de tarefas burocráticas.

Plataforma traz agilidade e comunicação eficaz

O NiloCare permite que as empresas de saúde (hospitais, operadoras, clínicas, entre outras) ofereçam um acompanhamento longitudinal para seus pacientes e que as equipes de saúde ganhem produtividade com as automatizações de tarefas e processos, além de dados conectados. Com isso, a solução contribui para a redução da atuação manual e repetitiva das equipes de cuidado. Neste cenário, os profissionais conseguem dedicar seu tempo para oferecer o melhor atendimento, de excelência. Para Rafael, a grande vantagem do uso dessa plataforma digital é o fácil manuseio, a visualização dos dados centralizados e as várias automações que possibilitam a qualidade de vida dos profissionais de saúde.

“Conseguimos atingir o nosso objetivo, de resolver a burocracia dos processos, unificando e melhorando a jornada profissional, reduzindo o estresse, além de proporcionar uma melhor interação com o paciente. Quando, por exemplo, automatizamos réguas de comunicação de cuidado com o paciente, atingimos um número muito maior de pessoas e tiramos uma carga cognitiva do profissional de saúde que não foi preparado para exercer esse tipo de função”, destaca.

O NiloCare, que atualmente tem mais de 700 mil pacientes cadastrados em sua plataforma, permite o cuidado coordenado, no qual é possível reunir os dados facilmente, configurar e acompanhar diretrizes e tarefas, agendar e realizar consultas, criar audiências personalizadas e se comunicar de modo efetivo com públicos-alvo, aumentando o engajamento em tratamentos. O resultado é um significativo aumento da produtividade, da capacidade de atendimento e do ROI de programas de saúde. Além disso, a plataforma facilita os processos de captação e fidelização de pacientes, e melhora seus desfechos clínicos e estado geral de saúde. “Com uma solução que promove o uso equilibrado dos recursos digitais da área da saúde, os profissionais têm mais tempo para fazerem o que realmente se propuseram a fazer, cuidar da saúde das pessoas e se dedicar ao bem-estar delas”, conclui.

Sobre a Nilo

A Nilo oferece uma plataforma SaaS automatizada de captação, engajamento e navegação que transforma a experiência do paciente e facilita o dia a dia dos profissionais de saúde. Nossa plataforma funciona como um Hub do paciente, que concentra todos os seus dados e histórico de modo acessível para as equipes de cuidado. Também possibilita a automatização de tarefas e processos do dia a dia, tornando possível focar no que realmente importa: cuidar de pessoas. Tudo isso possibilita aumentar a capacidade de atendimento e produtividade de organizações do setor, ampliando o ROI de programas de saúde em fontes pagadoras e também em prestadores. Para saber mais, acesse: https://www.nilosaude.com.br/


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