Como os relatórios ERP ajudam na gestão financeira das empresa?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Beatriz Russo

pixabay pixabay

*por Marcel Farto, CEO da ONCLICK

Toda boa gestão se baseia em dados para a tomada de decisões. Enquanto o sistema ERP (Enterprise Resource Planning) centraliza elementos personalizados, os relatórios consequentes do software são responsáveis por trazer auxílio para a gestão financeira do negócio.

Afinal, eles analisam como está a utilização dos recursos disponíveis e monitoram os resultados conquistados em tempo real.

Conheça 4 benefícios que os relatórios ERP trazem para as empresas.

1. Obtenção de um planejamento mais certeiro

Com o objetivo claro de alcançar melhores resultados, as empresas buscam por maneiras assertivas de criar planejamentos que sejam capazes de vender seus produtos e serviços.

Dessa forma, a melhor maneira de chegar ao potencial máximo de produção e diminuir custos é trabalhar com um planejamento inteligente e embasado.

E é quando o ERP entra em cena: com ele, é possível coletar informações de alta relevância para metas futuras a curto, médio e longo prazo e controlar cada etapa da cadeia de produção.

2. Minuciosidade na comunicação com controle de estoque

As ferramentas presentes nos relatórios ERP auxiliam no ciclo produtivo da empresa e na qualidade dos serviços por meio de uma gestão minuciosa de todas as etapas da produção.

Com a integração dos processos e a automação do software, a gestão de estoque se torna mais segura e eficiente.

Dessa forma, quando é criado um pedido de compra, o estoque é avisado para que o pedido seja separado, enquanto o marketing e os setores de compras também são notificados.

3. Precisão e segurança no armazenamento das informações

Como o ERP é um sistema de gestão integrada que une e automatiza todos os departamentos e processos de uma organização, ele une, em um único centro de controle, rotinas e informações.

Mas, visto que a integração das informações evita fraudes e extravios, o ERP também garante segurança nos dados – que se tornam ainda mais protegidos se o sistema for acoplado ao cloud computing (computação em nuvem), que conta com criptografia.

4. Redução dos riscos na gestão financeira

Dentre os benefícios do ERP, há incentivo para diminuir os custos com desperdício de matérias-primas e outras falhas humanas, além da gestão do fluxo de caixa, que passa a ser automatizada.

Todas as decisões de manutenção dos estoques e compras de material, por exemplo, serão tomadas com base nos dados que a empresa tem, evitando compras mal planejadas e, consequentemente, o desperdício de dinheiro.

Em síntese, considerando todas estas vantagens, é possível compreender como os relatórios ERP, com suas políticas bem ajustadas e muito bem estruturadas, conseguem oferecer à empresa um aumento significativo na produtividade e rentabilidade.

Sobre a ONCLICK

Fundada em 1999, a ONCLICK é uma empresa de tecnologia focada no desenvolvimento de soluções empresariais, com cerca de 130 colaboradores e mais de 1.500 clientes. Com um dos principais ERPs do país, ela oferece soluções completas para melhorar a gestão de empresas. Hoje, é uma plataforma completa de soluções empresariais, impulsionando clientes e parceiros, gerando valor para as pessoas e competitividade para os negócios.