Como aumentar as vendas de Natal? especialista orienta como preparar o seu e-commerce
Foto: FreePick
Planejamento estratégico é o melhor caminho para sair na frente dos concorrentes, em um mercado tão competitivo
O Natal é uma das datas comemorativas que mais atraem os consumidores. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas deste ano terão um aumento de 5,6% nas vendas, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Para as marcas que desejam alcançar sucesso de vendas no Natal, é importante começar a arquitetar estratégias e se planejar o quanto antes, sobretudo no comércio eletrônico, que se tornou o principal meio de compra dos consumidores. Principalmente, depois de uma Black Friday abaixo das expectativas. Segundo dados da plataforma Hora a Hora, da Confi.Neotrust, de quinta-feira a domingo foram realizados um total de 8,2 milhões de pedidos, queda de 16,3% em comparação ao mesmo período de 2022.
Hawan Moraes, CEO e fundador da Simples Inovação, empresa com foco em modelagem de negócios para o e-commerce, acredita que esse é o melhor caminho para sair na frente dos concorrentes. “É importante que as marcas aproveitem esse tempo hábil para estruturar suas lojas virtuais. Os primeiros passos para orquestrar o futuro são olhar dados do ano passado, ver o que se pode fazer diferente, ficar atento a tendências, novas tecnologias e as principais mudanças no comportamento dos consumidores”, comenta.
Pensando em ajudar empreendedores e varejistas com essa preparação, Hawan separou outras dicas simples para o período. Confira:
Fique atento ao fluxo de caixa
Economicamente, este é o processo mais importante para os negócios, pois ele determina a saúde financeira das empresas. Em períodos como o Natal, no qual existe um fluxo de caixa maior, é preciso estar atento com as saídas e entradas de dinheiro para que não haja nenhum descontrole. Planejar questões como valores de promoções e descontos, fretes grátis, ticket médio, pagamento de fornecedores e investimentos devem vir primeiro, segundo Hawan.
“É muito difícil saber o que acontecerá daqui alguns meses, principalmente quando falamos de vendas online. Não conseguimos ter uma dimensão exata de quantas pessoas comprarão, quais serão os produtos mais vendidos, inflação, entre outras métricas. Então, a ideia é traçar possíveis cenários financeiros, para que se tenha um controle maior da situação do seu negócio”, explica Hawan.
Organize seu estoque
Gerenciar o estoque já não é uma tarefa fácil, ainda mais quando se tem um número alto de pedidos em um curto espaço de tempo. Para que não haja problemas como falta de produtos, desperdício de mercadoria, atrasos no envio, entre outras dificuldades, o ideal é já preparar a logística de armazenamento e distribuição com antecedência.
Mapear dados do estoque pode ajudar a definir quais são os produtos que saem mais e a frequência de reposição de cada item. Outra dica é ter bom relacionamento com fornecedores, pois eles serão responsáveis pelo abastecimento e a entrega das mercadorias, mesmo com urgência. Ainda sobre os produtos em estoque, é preciso atentar para a qualidade e validade, pois isso influencia na experiência do cliente.
“O investimento em soluções de gerenciamento de estoque é um ótimo caminho para empresas que estão começando agora ou que apresentam dificuldades nessa área. O avanço da tecnologia exige ferramentas para acompanhar essa evolução”, diz Moraes.
Gerencie sua logística de envio
O preço baixo não é a única coisa que atrai os clientes, a etapa de envio das mercadorias também influencia sua decisão. Por isso, as empresas precisam se preocupar com a logística de entrega, pois a expectativa do consumidor em receber seu produto de forma fácil, rápida e correta estará em alta.
Algumas dicas para se ter uma logística de envio eficiente, são: planejar os processos de entrega, mapeando possíveis imprevistos no caminho e elaborando rotas alternativas; investir em tecnologias de rastreio de produtos, que tranquilizam e dão autonomia ao cliente, contribuindo para uma boa experiência; e apostar na logística reversa, que facilita a troca e devolução de mercadorias, evitando maiores problemas e aprimorando ainda mais a jornada de compra.
Aposte no full commerce
Com tantas transformações no setor, acompanhar e gerenciar um negócio por completo pode ser desafiador. Por isso, muitas empresas estão apostando em soluções como o full commerce, que é a terceirização das operações de um comércio eletrônico.
Nesse modelo, uma empresa parceira gerencia todas as etapas das vendas online, deixando o empreendedor focar nas decisões mais estratégicas de sua marca. A vantagem é a possibilidade de contar com uma gestão mais experiente do mercado, além de economizar tempo, resolver problemas mais rapidamente, contar com tecnologias avançadas e, consequentemente, impulsionar as vendas.
“Para os empreendedores, que têm diversas coisas importantes para se preocupar no dia a dia, apostar no full commerce pode ser conveniente. Contratar empresas especializadas para conduzir os processos do seu e-commerce pode trazer mais segurança, fazendo com que se preocupe apenas com o necessário”, finaliza Hawan.
Sobre a Simples Inovação
A Simples Inovação é uma empresa com foco em modelagem de negócios para o e-commerce. Fundada em 2013, por Hawan Moraes, indicado na edição da Forbes Under 30 de 2022, a empresa é certificada e reconhecida pelas principais plataformas de e-commerce do Brasil e do mundo como Shopify Expert e Vtex Partner. Ao todo, conta com mais de 2 mil clientes, como Flamengo, O Boticário, Technos, Arno, Everlast, Porto Seguro, Disney, entre outros. A Simples Inovação também possui atuação internacional em Portugal, Dubai e Estados Unidos.
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