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Mentoria de compras conjuntas atrai demanda de mais de 300 empresas no Brasil; conheça o modelo de negócio

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Mentoria de compras conjuntas atrai demanda de mais de 300 empresas no Brasil; conheça o modelo de negócio

Levantamento da Área Central contabiliza resultados de programa de incentivo e aceleração de compras conjuntas (Acelera) aplicados em grupos de negócios de 10 setores e 7 estados negócio pessoas

A Área Central, especialista em tecnologias e inteligência para negócios, encerra 2023 com um marco importante em sua história. A companhia catarinense alcançou a marca de 300 empresas de dez segmentos diferentes impactadas pela Acelera, sua solução de mentoria, capacitação, networking, e aceleração de compras conjuntas — modalidade de compra em que empresas se unem para adquirir produtos com maior poder de negociação.

Completando três anos de atividade, a Acelera já concluiu 19 turmas formadas por gestores e funcionários de redes associativas, franquias e centrais de negócios de sete estados: Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Paraná e Goiás. Os grupos empresariais são de setores diversos, como mineração, metal-mecânico, supermercados, lojas de materiais de construção, pet shops e veterinárias, farmácia magistral, motorhome, pneus e Ensino Superior.

De acordo com Jonatan da Costa, CEO da Área Central, no período da mentoria com os grupos de negócios já foram movimentados mais de R$ 5 milhões em compras conjuntas na aprendizagem do uso da estratégia.

O valor movimentado durante as mentorias é simbólico, uma vez que o potencial financeiro é muito maior. Com mais de 200 clientes, que representam dez mil empresas usuárias da plataforma de gestão AC Hub, a Área Central contabilizou em 2022 mais de R$ 70 bilhões em transações de compras realizadas por redes associativas dentro de sua plataforma de gestão.

“Em média, as compras conjuntas geram economia de 5% a 15% (desconto dos produtos) em comparação aos preços pagos pelas empresas em compras individuais. Demonstrando ser uma estratégia de sucesso para esses grupos de negócios”, afirma.

Compra inteligente

A aceleradora trabalha com especialistas de dados, que ajudam essas redes a conhecerem os potenciais do modelo de compra e os ajuda a explorarem e analisarem as informações geradas pelo conjunto de empresas que compõem o negócio. Assim, elas são capazes de obter melhores resultados e dados mais confiáveis para a tomada de decisões de forma mais rápida e assertiva.

“Entendemos a Acelera como um impulsionador do crescimento mútuo do mercado brasileiro de redes e centrais de negócios. Queremos educar o setor, fomentar o associativismo, e fornecer subsídios para que esses grupos melhorem seu posicionamento de marca e competividade”, afirma.

O programa de aceleração contempla principalmente grupos empresariais e sindicatos que reúnem, no mínimo, dez empresas associadas e têm grandes volumes de compra. Mas pode envolver empresas avulsas, que se juntam a outras e passam a convergir. “Nossa proposta é que dentro de seis meses, indiferente do nível de maturidade que a empresa tenha, ela consiga fazer suas primeiras compras conjuntas e transforme o seu negócio”.

Para isso, a Área Central desenvolveu uma metodologia em oito fases: alinhamento de expectativas; sensibilização com o grupo; captação de informações das empresas participantes; preparação dos gestores; definição das compras e negociação com fornecedores; realização das compras conjuntas; e coleta de resultados.

Desde então, em três anos, a Acelera já realizou cerca de 300 treinamentos e mais de 5 milhões de compras conjuntas. Ao todo, foram efetivados em torno de 600 pedidos, com mais de três mil produtos cotados e três mil adquiridos pelas empresas participantes.


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