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Picos de venda em datas comemorativas podem aumentar “fraudes amigáveis” e chargebacks em e-commerces

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Nethone compila dicas para prevenção a golpes e ressalta a necessidade de ferramentas de alertas e análise de dados em tempo real aos comerciantes

A “fraude amigável” vem se tornando cada dia mais comum no e-commerce. A expressão se refere a uma atividade fraudulenta realizada normalmente por indivíduos, que de certa forma, têm relacionamento amigável com a vítima. O crime envolve manipulação sutil de informações que exploram a confiança entre as partes envolvidas. Isso torna a detecção e a prevenção um desafio para os comerciantes.

Nesse sentido, a Nethone, empresa de SaaS para prevenção de fraude, criou um E-book com objetivo de ajudar vendedores a se equiparem com estratégias antifraude com base no cenário de crimes mais comuns.

Os fraudadores têm seus períodos preferidos para agir, os quais são chamados de pico de alta temporada. Por exemplo, feriados comemorativos ou datas como a Black Friday configuram épocas nas quais as atividades de compra atingem seu ponto alto. A vulnerabilidade dos e-commerces cresce pela alta quantidade de pedidos, o que impede uma verificação detalhada das transações, fazendo com que os criminosos passem despercebidos.

“No contexto dos e-commerces, a guerra contra fraudes digitais é constante. Por isso, atitudes precisam ser tomadas para a prevenção tanto por meio dos comerciantes e empresas quanto pelos próprios consumidores”, opina Thiago Bertacchini, especialista em fraudes digitais e Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone. O especialista também cita 3 dicas para comerciantes diminuírem os índices de fraudes amigáveis:

Garantir que os descritivos da transação apareçam na fatura dos clientes, que sejam claros e facilmente reconhecíveis. Isso ajuda a reduzir as chances de contestação de uma transação;

Monitorar com frequência os relatórios de esquemas fraudulentos de cartão de crédito, conscientizar-se de padrões de atividades suspeitas e das tendências do mundo do crime;

Utilizar serviços que verifiquem os dados utilizados na compra para garantir que o cartão corresponde ao cliente. Solicitar e verificar os códigos de segurança do cartão (CVV) para garantir que o consumidor possui fisicamente o cartão.

Como se preparar para pedidos de estornos?

“Na alta temporada, outro possível problema envolve chargebacks, visto que erros e atividades fraudulentas estão presentes na devolução de produtos por parte dos consumidores”, analisa Bertacchini. Nesse sentido, o ebook da Nethone também aponta dicas para análise de pedidos de estornos e, consequentemente fraudes, no pós venda:

Alertas de chargeback:

Por meio da implementação de sistemas que notifiquem de forma mais imediata quando é iniciada uma disputa de chargeback, o comerciante consegue agir rapidamente e ter a oportunidade de resolver a situação antes que ela se agrave (e se torne efetivamente um chargeback).

Contratação de empresas que acessem dados de chargeback em tempo real:

Também é importante considerar a contratação de empresas especializadas para o fornecimento de informações em tempo real sobre os chargebacks. Esse serviço pode oferecer análises avançadas para identificar padrões e comportamentos suspeitos, contribuindo com a prevenção.

Dessa forma, a Nethone utiliza tecnologia Know Your Users (Conheça seus Usuários) como aliada na prevenção de diversas fraudes digitais, dentre elas a amigável. A companhia também aposta na emissão de alertas de chargeback em tempo real e análise de dados para reduzir fraudes e aumentar a satisfação dos consumidores e varejistas frente aos desafios do pós alta-temporada.

Sobre a Nethone:

A Nethone oferece um produto de detecção de risco projetado para proteger toda a jornada do usuário, desde a integração até o pós-pagamento, ao mesmo tempo que ajuda comerciantes de comércio eletrônico e instituições financeiras a compreender holisticamente seus usuários finais (bons e maus). Com a tecnologia de criação de perfil Know Your User (KYU) e ferramentas baseadas em IA, Nethone bloqueia todos os usuários arriscados sem atrito com os bons, examinando exaustivamente cada um deles.

Desde 2022, a Nethone faz parte do Grupo Mangopay, um fornecedor pan-europeu de plataforma de pagamento e infraestrutura de carteira. Em 2023, foi reconhecido como uma das empresas de crescimento mais rápido na Europa pelo jornal The Financial Times e Statista. Possui histórico comprovado no Brasil, tendo parceria com empresas como Grupo Boticário, Azul, BlaBlaCar e Oxxo (Digital Femsa).


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