A grande mudança no ranking das seguradoras no Brasil
Armando Luís Francisco
Ninguém está apenas assistindo a competição do camarote. O olhar está no campo. E alguns competidores estão se destacando muito bem!
A Liberty Seguros é uma joia da coroa. A gestora da companhia é seu principal destaque no mundo dos seguros. O lucro extraordinário da seguradora demonstrou sua capacidade de superar obstáculos. E, contra tudo o que não reflete a perfeição humana, incluindo a possibilidade de enfrentar a misoginia, ela mantém uma relação com o mercado, especialmente com corretores, que pode ser comparada aos melhores gestores de todos os tempos.
O grupo Talanx, a HDI, a Sompo e a Liberty tiveram êxito.
Mas as novidades não param por aí.
Algumas empresas desceram e outras subiram. Gigantes despertaram e já não veem tanta distância de seus concorrentes em seus retrovisores.
O método não mudou muito, mas houve mudanças! Compras são uma delas. No entanto, algumas optaram por vender e sair do mercado. Isso já aconteceu antes. Depende das matrizes dos grupos. A política e a condição econômica do Brasil influenciaram bastante.
Os balanços tiveram impacto. A Ásia e a América do Norte exerceram grande influência nas saídas de nossos campos. No entanto, na Ásia, ainda há quem tenha aptidão para continuar investindo no Brasil, devido aos excelentes gestores das filiais brasileiras, que possuem habilidades únicas na administração das empresas.
As empresas brasileiras, no entanto, estão se reinventando. Algumas devido ao controle acionário, outras por perceberem as águas subirem. Portanto, é preciso saber nadar!
As pequenas empresas souberam diagnosticar seu futuro e estão indo muito bem.
Embora o mercado vá crescer e superar expectativas, é crucial destacar que o avanço de algumas seguradoras do velho continente, de origem indo-europeia, está estagnado.
Também é fundamental ressaltar a necessidade de os Conselhos de Administração das empresas terem pessoas que demonstrem a capacidade de compreender e resolver as premissas envolvidas no avanço de suas empresas no ranking, sem comodismo. Afinal, o tempo é também o lugar onde nos situamos.
Essa grande mudança ainda não afetou a seguradora líder. No pódio, ela está sendo perseguida pela seguradora do banco de economia mista. Em terceiro lugar, outra mista, não oferta podium às demais. Enfim, apenas cerca de R$ 500 milhões separam a segunda da terceira colocada. Além disso, a retomada estratégica do maior banco privado do país, com um valor de mercado de cerca de R$ 254 bilhões, promete fazer a diferença nos próximos anos, sendo que o BTG ultrapassou o segundo colocado bancário em valor de mercado, pela primeira vez, colocando-o em terceiro lugar por uma pequena diferença. Assim, o maior banco privado brasileiro está correndo praticamente sozinho no autódromo dos bancos, sem enxergar os demais concorrentes no espelho. Portanto, o reposicionamento no seguro trouxe força a concorrência bancária e para dentro do setor de seguros.
As oportunidades perdidas anteriormente agravam a situação atual de muitas das seguradoras. E, por mais que não pareça, essa concorrência é muito saudável para o mercado de seguros. No entanto, a oportunidade de renovação e empreendedorismo está situada exatamente nas cadeiras dos conselhos de administração, algo que não se encontra nos livros e necessita de muita criatividade, genialidade e fome!
Armando Luís Francisco
Jornalista e Corretor de Seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário