Brasil,

Cultura da agilidade é a aliada da vez

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sarah Dias
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Cultura da agilidade é a aliada da vez

*Por Fabrício Visibeli, sócio-diretor da CBYK

Em tempos de busca pela agilidade, conveniência e rapidez, nada pode superar o esporte quando se trata de reunir simultaneamente números enormes de indivíduos devotados a apenas um evento - afinal, exceto fanáticos torcedores, poucas pessoas iriam dedicar duas ou três horas de seu tempo para assistir a um jogo com resultados conhecidos.

Os jogos olímpicos constituem um desses grandes eventos, certamente o maior de todos, por reunir os melhores competidores do mundo em dezenas de esportes lutando pelas medalhas e pela glória olímpica. Mesmo no Brasil, que não é pródigo em patrocínios, o ouro olímpico pode valer R$ 5 milhões por ano em contratos para modalidades individuais como a ginástica ou o surfe.

Mas, voltando ao esporte, embora não seja um profundo conhecedor do rugby, estranho o fato de que nas Olimpíadas o rugby seja disputado na modalidade Sevens, e não na formação tradicional, o Union, que coloca 15 jogadores na grama. A explicação informal do COI é que, dadas as condições do evento com múltiplos esportes e pouco tempo, busca-se por mais dinamismo e mais agilidade.

Pensando nos Jogos de Paris de 2024, comecei uma associação de ideias - a França é a pátria de uma das metodologias de gestão pioneiras mais estudadas, o Método Taylor, hoje, claro, ultrapassada e substituída principalmente por duas outras chamadas Kanban e Scrum. E scrum é uma das jogadas mais importantes do rugby tradicional e na qual apenas 08 jogadores podem ser utilizados por cada equipe - o que lembra as equipes reduzidas do modelo de gestão de mesmo nome.

Mas, voltemos ao início do nosso texto, a busca pela agilidade, agora pensando especificamente na gestão empresarial. As duas metodologias que mencionei no parágrafo anterior apresentam objetivos bastante semelhantes, são ambas metodologias ágeis que podem ser utilizadas para gerenciar projetos e processos de forma eficiente e adaptável e compartilham alguns princípios, tais como a entrega de valor, a melhoria contínua, a colaboração e a transparência.

Alguns analistas consideram que a escolha entre o Kanban e o Scrum depende do contexto e dos objetivos de cada organização e equipe. O Kanban pode ser mais adequado para ambientes dinâmicos e incertos, que exigem flexibilidade e rapidez nas mudanças. O Scrum pode ser mais indicado para ambientes complexos e previsíveis, que requerem planejamento e disciplina nas entregas. Também é possível combinar elementos das duas metodologias, criando um método híbrido que atenda às necessidades específicas de cada situação.

Nesta comparação simplificada pode parecer evidente que o Kanban seria muito mais concernente ao quadro econômico brasileiro, onde até o passado dizem ser incerto. Na verdade não é tão simples, porque a sua empresa pode estar atuando em setores muito mais estruturados para projetos e produtos/ serviços que primam por relativa estabilidade, com contratos de longo prazo em mercados de complexa regulamentação - como na prestação de serviços públicos.

A dica no entanto é: estruture a sua empresa com algumas características que permitam a ela agilidade e eficiência na gestão e nos processos decisórios, independentemente do suporte que irá utilizar, seja PDCA, BSC, GPD, PMBOK, Scrum ou Kanban - são apenas siglas, se a empresa não consegue utilizá-las plenamente.

As estruturas hoje consagradas pelas companhias vitoriosas contemplam poucos níveis hierárquicos, forte busca pela inovação, emprego da cultura de erro, forte participação dos colaboradores e intensidade no treinamento, na busca e retenção de talentos e muita tecnologia embarcada, própria ou de parceiros comprometidos, em ambiente diverso e sob rígidas normas de compliance.

No esporte, como nas empresas, agilidade e velocidade são fundamentais, mas o mercado, como as Olímpiadas, não é um circo, o objetivo não é entreter, e sim a vitória, a conquista do ouro olímpico ou a melhoria do EBITDA e dos dividendos. A cultura ágil é uma grande aliada, e saber utilizá-la levará a sua empresa a conquistar o resultado desejado. Se ainda não começou, essa é a hora!

*Fabricio Visibeli

Com mais de 20 anos de experiência, Fabricio atuou em diferentes áreas do setor de tecnologia, como bancos, consultoria, varejo e telecomunicações. O executivo respondeu por mais de dez anos à gestão de equipes e acumulou em sua recente experiência na Espanha, métodos de trabalho eficientes e modelos mundiais de gerenciamento de equipes. Com formação em Ciência da Computação na FEI, pós-graduação em gestão de projetos de TI na USP e especialização de liderança na inovação pelo MIT, Visibeli é sócio-diretor na CBYK, desenvolvedora de software e de soluções personalizadas de TI.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar