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Black Friday: 8 ferramentas que podem impulsionar as vendas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maytê Lopes
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Conheça as principais estratégias para preparar o seu negócio para a data

Uma das datas mais importantes para o comércio nacional, neste ano, a Black Friday acontece em 24 de novembro. De acordo com pesquisa encomendada pelo Google ao Instituto Ipsos, 7 em cada 10 brasileiros pretendem comprar na temporada, resultando um aumento de 16 pontos em relação a 2022. Observando este cenário, as marcas já precisam iniciar os preparativos para a data o quanto antes. Pensando nisso, reunimos as 8 ferramentas que podem ajudar os empreendedores a impulsionar suas vendas não apenas durante o período, mas também o ano todo.

1. Plataforma de e-commerce para empreendedores digitais:

A Cartpanda, startup que oferece soluções completas para o e-commerce, permite a criação e o gerenciamento de lojas virtuais de maneira intuitiva. Com soluções exclusivas oferecidas aos empreendedores digitais, a ferramenta quer inovar no setor, auxiliando os lojistas durante as vendas ao fornecer a melhor experiência de compras. Uma destas soluções criadas pela startup é Cartpanda GO, um checkout de 1-clique que pode fazer com que as compras sejam finalizadas em menos de 10 segundos. Além dele, a startup também conta com o Cartpanda Pay, um gateway de pagamento próprio com tecnologia multi-adquirente que possui uma das melhores taxas de aprovação do mercado, garantindo a aprovação de mais de 90% dos pagamentos.

2. Prevenção anti fraudes digitais:

Cada vez mais, criminosos têm aproveitado o crescimento de soluções digitais pela população para aplicar golpes. Nesse sentido, se fazem cada vez mais importantes as empresas de prevenção de fraudes em e-commerces, principalmente em épocas de vendas expressivas no varejo, como a Black Friday. Uma delas é a Nethone, que por meio de análise de impressões digitais e biometria comportamental de cada usuário em tempo real, impede 95.3% de tentativas de roubo de contas e ameaça cibernética, por meio de mais de 5.000 recursos que propiciam a leitura do comportamento do usuário. Como exemplo, sua tecnologia de Software As a Service utiliza inteligência artificial para detectar e interromper fraudes em transações por meio de detalhes, como percepção de movimentação do mouse.

3. Otimização de performance digital:

A Labelium desenvolve soluções para a otimização de performance digital de marcas do segmento de turismo, luxo, moda e beleza. A consultoria desenha e cria estratégias de marketing online globais, desde o início até a entrega final. Por meio de estratégias de ativação para e-commerce, marketplaces, lançamento de produtos e novos mercados, inovação e análise de dados com inteligência artificial, a taxa de retenção dos clientes alcançou a marca de 92% em 2022, com 4.7/5 de nota de satisfação.

4. Gestão e otimização logística:

A RoutEasy é uma logtech que, por meio de inteligência artificial, oferece soluções de gestão, otimização e orquestração para e-commerces e marcas. Sua atuação é baseada em algoritmo genético, programação e IA, os quais são utilizados para otimizar e integrar processos. Isso contribui para maior produtividade e menor custo de entrega, e, assim, a logtech gera economia de até 40% a seus clientes, por meio de tecnologia e inteligência artificial presentes no planejamento, controle operacional, gerenciamento e orquestração de rotas de entregas, coletas e serviços de campo.

5. Plataforma EGM que facilita serviços de marketing para publicidade:

Entre as estratégias que as empresas costumam adotar para acertar na Black Friday, a comunicação e o marketing estão entre as principais. De acordo com o estudo 'Panorama do Consumo 2º Semestre 2023", 26% dos consumidores começam a pesquisar três meses antes os produtos que pretendem comprar na Black Friday e 22% iniciam essa busca um mês antes da data. Diante desse contexto, a BPool, Enterprise Gateway Marketplace (EGM) estabelecido para transformar a contratação de serviços de marketing e a forma como as pessoas trabalham, evoluindo negócios e carreiras, oferece uma série de serviços que ajudam a impulsionar a visibilidade das empresas, como a contratação de influenciadores, criação de site, presença digital, gestão de mídia paga e outros.

Fundada em 2019, a BPool, por meio do algoritmo de curadoria e matching e um workflow automatizado, permite que clientes façam curadoria, contratação e gestão de serviços de marketing trazendo ganhos exponenciais em criatividade, inovação, agilidade e eficiência. Funciona assim: dentro da plataforma, os parceiros são homologados por inúmeros critérios, como expertise, experiência em categorias específicas e histórico de trabalho.

6. Conteúdo enriquecido para ampliar awareness e vendas

Para Andrea Miranda, CEO e cofundadora da STANDOUT, martech referência em inteligência em trade marketing digital, uma estratégia importante para marcas e e-commerces, que proporciona uma melhor experiência de compra é o uso de conteúdo enriquecido. “As possibilidades de uso percorrem toda a jornada de consumo, garantindo uma experiência única de contato com o produto: seja na gôndola física, com um QR Code, seja nas landing pages de marca nas quais o shopper conhece e escolhe o melhor produto no comércio digital, seja na própria página de produto com toda a gama de interação proporcionada pelas vitrines e mini-vitrines para conhecer cada detalhe e benefício do produto”, conta a executiva. Dessa forma, o consumidor é impactado em diversos pontos (inclusive podendo estender para campanhas de remarketing nas redes sociais) sempre com a mesma comunicação, adaptada ao contexto, entregando exatamente a informação que o shopper precisa encontrar em cada um desses pontos.

7. Transporte de cargas seguro, fácil e ágil

A Motz é a transportadora digital da Votorantim Cimentos, criada com o espírito de startup, mais enxuta, ágil, inovadora e com muita tecnologia. A empresa é responsável pelo transporte das cargas do começo ao fim, monitorando e acompanhando todo o processo. Além disso, a startup centraliza a gestão do relacionamento com os caminhoneiros e caminhoneiras por meio de seus processos digitais, facilitando desde a seleção dos profissionais, até a administração dos contratos, com mais segurança e solidez, tanto para os embarcadores quanto para os profissionais autônomos.

8. Live Commerce

Com a temporada de grandes promoções e aumento de ofertas que acontece na Black Friday, apostar em novos formatos que promovem uma experiência de compra mais personalizada pode ser um diferencial para captar a atenção do público. O Live Commerce, que realiza a junção entre livestreams e e-commerce, com uma jornada de compra fluida e estimativa de mais de US$ 423 bilhões em vendas em todo o mundo esse ano, é uma das apostas para a data.

A Mimo Live Sales, maior startup de Live Commerce da América Latina, oferece às marcas uma experiência de venda na mesma tela da live, onde o cliente pode interagir no chat, assistir a live, tirar dúvidas sobre o produto e comprá-lo, fazendo com que o processo não tenha fricção e, consequentemente, gere mais vendas. A conversão de compras de uma live no site ou app da marca é, em média, 10 vezes superior se comparada com lives feitas em outros ambientes. Nos segmentos de beleza, bebida e moda, por exemplo, essa taxa chega a 30%, segundo o Relatório de Live Shopping da Mimo.


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