Black Friday: 6 estratégias para se destacar entre grandes varejistas
Leandro Rampazzo
*Leandro Rampazzo
A Black Friday está chegando e, apesar do desempenho morno no último ano, o cenário para a temporada de promoções em 2023 é otimista. Responsável por se adaptar às práticas de consumo atuais, o comércio eletrônico será um grande aliado do varejo físico.
A Globo, por meio do “Panorama de Consumo na Black Friday”, constatou que 62% dos respondentes das classes A e B pretendem comprar na edição de 2023 da Black Friday. Com relação aos meios de compra online, apontou que 80% dos clientes já realizaram compras por canais como WhatsApp ou redes sociais das lojas, evidenciando esses meios como tendência.
Nesse cenário, é importante oferecer uma experiência de compra personalizada e conveniente, com foco em atendimento de alta qualidade. Isso pode incluir a implementação de chatbots para auxiliar os clientes durante o processo de compra, além de fornecer uma navegação fácil e amigável nos sites.
O caminho que o cliente fará desde o início do atendimento até a compra em si, ou seja, a experiência do cliente, precisa ser fluido e sem complicações para que não aconteça a desistência durante o processo. Outra tendência tem relação aos meios de pagamento. A crescente adoção de soluções móveis e opções de checkout simplificadas são parte essencial para a melhor experiência de compra.
Ainda que as pequenas e médias empresas não possuam os mesmos recursos financeiros e de marketing, quando comparadas com as empresas maiores, algumas estratégias podem ajudar no resultado. Confira:
1. Segmente suas ações: Uma boa ideia é concentrar-se em nichos de mercado específicos e atender a necessidades próprias, já que os grandes varejistas podem não estar atendendo de forma tão direcionada. Focar nos consumidores locais também é uma boa ideia, levando em consideração o senso de comunidade e apoio aos comerciantes locais.
Criar ofertas exclusivas para a Black Friday com o gatilho de urgência (limitada) pode atrair os clientes e gerar neles esse “sentimento de oferta limitada”, assim como a inclusão de descontos especiais, pacotes de produtos exclusivos ou então serviços adicionais.
2. Antecipe promoções e campanhas: É importante realizar a prospecção, levando em conta os números de anos anteriores. Para isso, porém, a empresa precisa ter um sistema de organização desses dados como, por exemplo, lista de compradores, e quem já fez cadastro em algum momento. Ter esses números é interessante para ativar esses clientes e direcionar ofertas. É claro que também é muito importante que as empresas se mantenham atentas às regras da LGPD na hora de tratar os dados dos seus clientes, para que não ocorra nenhum tipo de erro na antecipação das campanhas e o consumidor não acabe sendo prejudicado de alguma forma.
3. Ofertas relâmpago podem ser poderosas: As ofertas relâmpago, com anúncio de desconto por tempo limitado, também podem dar bons resultados, pois cria sentido de urgência na compra. É necessário que a comunicação dessas ofertas, seja qual for, aconteça de forma clara, sem pegadinhas, sem as famosas “letras miúdas”.
Outra sugestão é usar o desconto aliado ao anúncio de “estoque limitado”, por exemplo, que aciona o gatilho da escassez, o que pode fazer com que o cliente acelere o processo de compra. Outra possibilidade é criar pacotes de produtos ou serviços, aumentando a percepção de custo-benefício.
Em todo esse processo, quanto mais honesta e clara for a comunicação, mais confiança passará. A satisfação do cliente durante o processo de compra poderá ser convertida em depoimento, o que pode proporcionar mais “firmeza” na tomada de decisão de outros possíveis clientes.
4. Não dá para esquecer do frete grátis: Dar um “plus” ao cliente pode ajudar no momento da compra para atraí-lo e fidelizá-lo. Um dos mais básicos, mas que para muitas pessoas é um elemento importante, é o frete grátis. É claro que a empresa vai determinar o que é viável para a operação e se dará o benefício apenas acima de determinado valor gasto, mas o preço do frete é um fator que pode ou não determinar a compra. Dependendo do produto vendido, oferecer garantia estendida – e mais uma vez, sem pegadinhas -, pode ser um bom atrativo complementar.
5. Adote um programa de recompensas: A estratégia de recompensa também pode funcionar, como cashback, pontos que podem ser trocados por produtos ou serviços, ou que podem abater algum valor no momento de nova compra. Todas essas ferramentas podem e devem ser usadas, mas sempre com uma comunicação bastante clara para não gerar ruídos e problemas com reclamações que possam prejudicar outras vendas.
6. Não abra mão de um bom marketing digital: A Black Friday é uma das datas mais aguardadas do ano e é claro que acontece uma competição pela atenção do cliente. Uma estratégia clara e baseada em dados dos clientes será importante para o sucesso no evento. Ter a compreensão nítida sobre o público que quer atingir e os canais para impactá-lo é essencial
Para clientes antigos, por exemplo, é importante pensar em ações de ativação utilizando canais pessoais, como WhatsApp e e-mail. Para atrair novos clientes, um bom caminho é apostar no digital, com ações nas redes sociais, mecanismos de buscas, além de parcerias com influenciadores.
Todas essas ferramentas podem se tornar poderosos aliados. É necessário sempre ressaltar a importância de simplificar o processo para a aquisição de determinado produto ou serviço, assim como os meios de pagamento.
*Leandro Rampazzo é CEO da Godiva Propaganda, agência full service/360º
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