Brasil,

83% das instituições financeiras afirmam não conseguir acompanhar o ritmo de evolução das fraudes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Pedro Carvalho
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Relatório da Appgate aponta que criminosos estão explorando tecnologias como Inteligência Artificial generativa e deepfakes para aprimorar ataques

A Appgate, empresa de cibersegurança especializada em acesso seguro, acaba de divulgar o relatório Faces of Fraud 2023, que destaca a rápida evolução dos esquemas de fraude contra o setor financeiro a partir do uso de novas tecnologias. A pesquisa, que ouviu profissionais de mais de 150 instituições, revela que 83% das organizações admitem não ter capacidade para acompanhar as inovações dos fraudadores.

"A fraude online é uma ameaça em constante evolução no mundo da cibersegurança. Os criminosos enxergam cada inovação tecnológica como uma oportunidade de explorar a crescente complexidade das infraestruturas digitais, as superfícies de ataque em expansão e todas as possíveis vulnerabilidades em nossas defesas", afirma Marcos Tabajara, country manager da Appgate no Brasil.

Um exemplo é a ampla adoção da Inteligência Artificial generativa, que tem sido utilizada para identificar vulnerabilidades, acelerar novos ataques e criar iscas mais atraentes, incluindo perigosos deepfakes. "Observamos o uso da IA como uma palavra-chave para atrair vítimas, enquanto os agentes de ameaças continuam explorando as complexidades criadas por infraestruturas de TI dispersas, digitalização, migração para a nuvem e a transição para forças de trabalho remotas e híbridas, juntamente com o uso generalizado de dispositivos pessoais", acrescenta Tabajara.

O relatório da Appgate alerta ainda para um aumento no tempo de mitigação das fraudes em comparação com pesquisas anteriores. Também foi detectado que a implementação de ferramentas de prevenção pode estar acontecendo de forma fragmentada, uma vez que os responsáveis pelos controles de fraude nas instituições não se comunicam entre si.

A seguir, algumas das principais conclusões do estudo.

- 83% das instituições financeiras apontam a dificuldade de acompanhar a rápida evolução dos esquemas de fraudes como a principal vulnerabilidade enfrentada pelo setor.

- 40% das empresas ouvidas afirmam ter a visibilidade detalhada necessária para identificar o impacto de um ataque de phishing, enquanto apenas 19% conseguem detectar esse tipo de golpe em tempo real.

- 60% dos respondentes afirmam que a capacidade de sua organização identificar e mitigar uma fraude é superior ou acima da média, enquanto 37% a classificaram como média e apenas 3% como abaixo da média. No entanto, apesar dessa confiança, apenas 19% afirmam poder identificar um ataque de fraude em tempo real, e menos ainda, 11%, dizem poder mitigá-lo em tempo real.

- 20% das organizações que levam mais de uma semana para identificar uma fraude não conseguem mitigá-la ou não sabem se têm essa capacidade, enquanto 29% das organizações que levam mais de uma semana para mitigar a fraude também carecem dessa capacidade ou não estão certas de tê-la.

- 80% das instituições que implementam ferramentas de segurança afirmam que seus controles não se comunicam entre si, sendo esta a principal barreira para melhorar a prevenção contra fraudes.

O relatório Faces of Fraud 2023 está disponível gratuitamente no site da Appgate: https://www.appgate.com/resources/fraud-protection/2023-ismg-faces-of-fraud-report-appgate


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar