Brasil,

Na Semana Nacional de Prevenção ao Câncer de Boca, a Hapvida NotreDame Intermédica alerta para sintomas e importância do diagnóstico precoce da doença

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Adriana Slaiman
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Crédito : Divulgação Crédito : Divulgação

Realizado na primeira semana de novembro, o movimento Nacional de Prevenção ao Câncer de Boca tem o objetivo de estimular ações preventivas e campanhas educativas relacionadas à patologia. A data serve como alerta para que a população tenha consciência dos fatores de risco, conheça os sintomas, possa diagnosticar precocemente a doença, além de buscar assistência adequada.

Para a cirurgiã-dentista da Hapvida Interodonto, Ana Luísa Nolasco, o diagnóstico precoce é importante para que haja uma maior chance de cura e um aumento da sobrevida dos pacientes. “A prevenção deve ser iniciada no autoexame para detectar possíveis alterações, para que se busque um diagnóstico inicial e o tratamento ideal”, pontua.

Segundo a profissional, a realização do autoexame em frente ao espelho é uma das formas de facilitar a visualização de regiões importantes para o diagnóstico, como o palato, a língua, a gengiva, os lábios, o assoalho bucal e a área do pescoço. “É preciso analisar a coloração e a presença de manchas, feridas e nódulos nessas áreas. Lembrando que o autoexame não substitui o exame clínico com profissionais especializados”, reforça.

Sintomas

O câncer bucal é um tumor maligno que afeta o lábio, a gengiva, a bochecha, o palato e a língua. A patologia atingiu mais de 15 mil pessoas em 2022, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Segundo Ana Luísa, os sintomas podem se manifestar de diversas formas, a exemplo de lesões na cavidade oral ou nos lábios sem cicatrização por mais de 15 dias, podendo agravar ou sangrar, além de manchas avermelhadas ou esbranquiçadas na área da língua, do céu da boca ou da bochecha. A presença de nódulos na região do pescoço ou a rouquidão persistente também configuram importantes sinais de alerta.

“Em casos mais avançados, pode haver dificuldade na mastigação, ao engolir, na fala, com a sensação de ter algo preso na garganta e dificuldade na movimentação da língua”, informa. Para reforçar o cuidado com a saúde e estimular a prevenção da doença, é importante estar atento aos principais fatores de risco, evitando a exposição inadequada ao sol, o uso de álcool, o fumo e a higiene bucal inadequada.

Sobre a Hapvida NotreDame Intermédica

A fusão entre a Hapvida e a NotreDame Intermédica, em fevereiro de 2022, levou à criação da maior empresa de saúde e odontologia da América Latina. Com 78 anos de experiência a partir das aquisições durante sua história no país, a companhia possui mais de 65 mil colaboradores, atende cerca de 16,1 milhões de beneficiários de saúde e odontologia e têm à disposição a maior rede própria de atendimento com um sistema integrado que conecta as unidades das cinco regiões do país. Todo o aparato foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 87 hospitais, 77 prontos atendimentos, 331 clínicas médicas e 271 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar