Franquias adotam diferentes estratégias para aumentar vendas na Black Friday
Redes de segmentos distintos possuem táticas que envolvem CMV, coleções passadas e omnicanalidade
Considerada uma das datas mais importantes para o mercado varejista, a Black Friday movimenta diversos segmentos, principalmente de negócios que atuam no Franchising. Neste ano, a iniciativa será na sexta-feira, 24 de novembro. E para obter bons resultados antes da chegada do Natal, franquias investem em diferentes estratégias, promovendo descontos para que haja um aumento nas vendas, além de conquistar novos clientes e obter a fidelização dos consumidores que já conhecem a marca. Para isso, cada empresa visa um plano, que pode ser realizado durante todo o mês de novembro ou somente na data em questão.
Uma pesquisa realizada pela MFields mostra que houve um crescimento de 32,2% na intenção dos consumidores em comprar ao menos um produto na Black Friday deste ano. Do total de entrevistados, 75,6% afirmaram que pretendem fazer compras nesta ocasião. Um comparativo com os dados de 2022 mostra que somente 43,4% das pessoas havia demonstrado a intenção de adquirir algum produto ou serviço durante o período em questão.
Sapatos em cima Descrição gerada automaticamentePioneira no segmento de calçados infantis, para o período da Black Friday, a Bibi apresentará diversas ações promocionais para a data nas mais de 130 lojas do Brasil e no e-commerce. Todo o trabalho desenvolvido tem como foco trazer um crescimento no faturamento, com uma projeção de um aumento de 19% nas vendas em 2023. Como se trata de uma estratégia que foca na omnicanalidade, para garantir os preços nas lojas físicas e no e-commerce, a Bibi mapeia os produtos que estarão à disposição, além de investir em uma boa comunicação e em descontos que chegam até 50%.
“Iremos oferecer calçados para crianças de 0 a 9 anos, com toda a tecnologia e diferenciais da Bibi, com descontos exclusivos para o período da Black Friday. Como dicas para quem deseja performar bem durante a data, é primordial ter um planejamento e definição das estratégias e pontos de atuação com bastante antecipação. Verificar de forma constante os movimentos de mercado é algo imprescindível. O próximo passo é preparar os times, alinhar o discurso e a comunicação para evitar quaisquer ruídos durante a ação. Uma das estratégias para atrair a atenção dos consumidores é investir na remarcação dos produtos e ter uma comunicação clara em todas as frentes de atuação, para que a informação chegue de forma antecipada à sua base de clientes e público-alvo que deseja atingir, em diferentes plataformas. Além disso, é importante ter algum produto ou serviço que, por sua relevância, torna-se um chamariz para as ações de Black Friday”, revela a diretora de Marca e Varejo da Bibi, Camila Kohlrausch.
Mercado de Food Service também aproveita a data
Tigela com comida Descrição gerada automaticamenteEm clima de Black Friday, a Água Doce Sabores do Brasil, rede de restaurantes com 80 unidades, preparou uma iniciativa chamada Água Doce Friday, para os amantes dos drinques e das porções que são oferecidas nas casas. Dessa forma, a marca promoverá nacionalmente uma oferta do combo Isca de Frango e Caipirinha com 50% de desconto. A ação ficará disponível no dia 24 de novembro, sendo necessário consultar a unidade mais próxima para verificar a ativação dos descontos. Pontualmente, os restaurantes podem oferecer, além deste combo nacional, mais produtos com descontos, de acordo com seus estoques e características locais. Com a data, a marca espera um aumento nas vendas de cerca de 30% em relação com o mesmo período de 2022. A Água Doce usará diferentes canais de divulgação, que visam garantir uma visibilidade para a marca nas redes sociais, criando pontos de contato com público em potencial.
“Para performar bem em datas como essa, visamos três pilares fundamentais. Primeiramente, o retorno financeiro ao franqueado, escolhendo por produtos que tenham um bom CMV – custo de mercadoria vendida - e possibilitem margem para suportar o desconto. Em seguida, a experiência do cliente deve ser diferenciada. Para isso, investimos em uma oferta atraente, adequada ao clima e ao momento de compra do público-alvo da marca. Durante as promoções, o consumidor está mais disposto a efetuar experimentações, conhecer novas marcas e produtos, uma vez que o investimento é menor. E não menos importante, o impacto que teremos com a ação. Neste caso, os produtos oferecidos precisam representar nosso mix e conceito focado na gastronomia brasileira. Assim, a própria promoção se transforma em uma amostra do nosso posicionamento, sendo uma mensagem ao público e aos novos clientes. A Isca de Frango, por exemplo, é excelente para compartilhar com amigos e a família, para quem deseja petiscar e ter bons momentos. A Água Doce é perfeita para isso. E a Caipirinha é um ícone da brasilidade do nosso cardápio, a bebida mais tradicional que ilustra a admiração pela cultura e pelos sabores do Brasil”, finaliza o diretor de franquias da Água Doce, Julio Bertolucci.
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