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Tendências do Mercado de Seguro Auto Para 2024

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A Lojacorr, rede de corretoras de seguros independentes, promoveu, nesta terça-feira (31), a Mega Live: Tendências e Inovações em Seguros Auto!. Na ocasião, especialistas do mercado debateram as últimas tendências do que está moldando o futuro do mercado de seguros auto, além de inovações impactantes e oportunidades para os corretores explorarem caminhos e descobrir como se destacar na multidão.

Intermediado por André Moreno, Diretor Regional SP Centro Norte da Rede Lojacorr, o encontro contou com a presença do Vice-Presidente Comercial da HDI Seguros, Paulo Ricardo; do Diretor Executivo & CMO da Zurich, Fabio Leme; do Diretor Comercial Nacional Varejo da Tokio Marine, João Luiz; do Diretor Comercial da Bradesco Auto/RE, Leonardo Freitas e do corretor da Rede Lojacorr e Vice-presidente de marketing da Fenacor, Stênio Max.

O Vice-Presidente Comercial da HDI Seguros, Paulo Ricardo, avaliou que existem boas possibilidades no mercado de seguro automóvel no Brasil. “Quando a gente olha para o mercado de seguro auto no acumulado de 2023, vemos um crescimento de 14,5%. Obviamente nos últimos meses do ano, houve uma desaceleração, em agosto teve um crescimento de 3,2%. Claro que isso tem relação com o comportamento do mercado de automóvel no País. No período de pandemia a produção de veículos caiu 35%, e nos anos subsequentes, subiu apenas 13%, é possível ver claramente que existe uma dificuldade do Brasil em se recuperar no tocante a esses veículos novos. Mas acredito que o mercado está aquecido sim, existem boas possibilidades, entendendo que existem também fatores externos ao nosso controle, por exemplo, o governo ter algum incentivo crédito”, destacou o executivo.

A percepção do brasileiro em relação à proteção do seguro auto tem aumentado nos últimos anos, mas os números ainda são baixos, assim considera Leonardo Freitas, Diretor Comercial da Bradesco Auto/RE. “Acredito que existem algumas variáveis que contribuem para isso, eu falaria de capacidade financeira da sociedade, versus o aumento do prêmio médio nos últimos anos, motivado pelo aumento da Fipe, sofisticação dos veículos, aumento do valor das peças, entre outros. Percebo também que as pessoas vem deixando de fazer seguros de veículos que estão envelhecendo. Outro item é o da cultura do seguro, a baixa conscientização sobre riscos, pode levar a falta de interesse em contratar um seguro”, disse.

As oportunidades para os corretores de seguros venderem seguros de automóvel ainda este ano também foi acentuada por Freitas. “Eu realmente acredito que os corretores de seguros têm várias oportunidades para vender mais seguros em 2023, uma delas é o aumento da demanda de seguros por carros elétricos. Recentemente a Bradesco Seguros ampliou a gama de proteção aos consumidores e anunciou o lançamento de cobertura para carros elétricos”, complementou.

Fabio Leme, Diretor Executivo & CMO da Zurich, comentou sobre as características do setor automotivo que podem criar novas oportunidades de contratação no seguro de automóvel. “Uma delas é a conectividade vai abrir uma porta gigantesca para o mercado de seguros, inclusive, daqui a alguns anos, com as pessoas donas das suas próprias informações, um cenário possível é que ela tome a decisão de compartilhar as suas características de condução com diversas seguradoras para que consiga precificar o seu seguro, ou até para adicionar um serviço de socorro ou algo assim”, comentou.

Ao longo da live, o Diretor Comercial Nacional Varejo da Tokio Marine, João Luiz, deu dicas para os corretores colocarem em prática na venda de seguro auto já considerando as tendências do mercado para o próximo ano. “O mercado continuará muito competitivo em 2024. Temos que tomar ações para retenção das renovações, de maneira a fidelizá-las. Entrar na guerra de preço não é bom para ninguém, principalmente para o corretor. Ele tem que olhar para a sua base e conhecer os seus clientes, conhecer as suas necessidades e fazer uma oferta adequada. Na medida que se entra ofertando apenas preço para o cliente, acaba reduzindo as margens, inclusive a do corretor”, salientou.

O corretor da Rede Lojacorr, Stênio Max, finalizou o encontro dando a sua visão sobre as possibilidades no mercado de seguro auto para corretores e o que os corretores de seguros atualizados precisam saber sobre seguro de automóvel. “As oportunidades do mercado para os corretores de seguros, hoje, com o advento da tecnologia, o primeiro ponto é justamente estar conectado às tecnologias. Vejam também sobre o ‘Spoc’, da questão do compartilhamento de dados”, frisou.

A realização da live faz parte da Campanha Acelera Corretor, realizada pela Rede Lojacorr, com o objetivo de destacar as melhores práticas para os corretores venderem o seguro de automóvel. Um curso, que integra essa campanha, será lançado no dia 20 de novembro, com módulos gravados por corretores da rede. O curso é destinado tanto para os corretores que vendem o seguro auto, quanto para aqueles que pretendem atuar com esse produto, que é a carteira mais procurada do mercado e que reúne muito potencial de crescimento.


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