Brasil,

Com custo elevado, representante da CNseg questiona como consumidor será atraído ao Open Insurance

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

As seguradoras vêm investindo cerca de R$ 660 milhões anualmente na implementação do Open Insurance, mas sem clareza sobre como o consumidor será atraído a esse ambiente digital e sem redução real de custos, apontou o presidente da CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras), Dyogo Oliveira, em evento realizado em São Paulo nesta quinta-feira (26), para divulgar pesquisa sobre a percepção do brasileiro em relação ao planejamento financeiro.

De acordo com Oliveira, o que está sendo visto “até agora sobre o open banking não é maravilhoso, não tem gerado grandes impactos”, ponderando que, de fato, ainda está no começo a implementação do ecossistema de compartilhamento de dados de clientes entre as instituições financeiras.

Um dos problemas, aponta, é que os produtos de seguros não são homogêneos como os da área bancária. “R$ 100 de empréstimo é o mesmo em qualquer banco. Aqui não, tem seguro auto, residencial, etc. Não é homogêneo”, continua Oliveira, sinalizando ainda que, apesar das características heterogêneas dos seguros devido aos diferentes ramos, há também uma forte característica reputacional das seguradoras.

Ele alega que o maior desafio do Open Insurance, na sua avaliação, é em relação ao potencial cliente e a falsa ideia de redução de custos que poderiam baratear o produto.

“Todos aqui sabemos que ninguém acorda de manhã cheio de vontade de comprar seguro. Como atrair o cidadão para dentro de ambiente digital e quanto vai custar isso? Modelo inicial até tinha desculpa para dizer que haveria redução de custo, porque eliminava a corretagem. Não é verdade porque o custo de captação de cliente que muitas empresas têm feito no canal digital é até maior que custo da corretagem. Modelo atual alterado, que tem a SPOC [Sociedade Processadora de Ordem do Cliente], não tem nenhuma redução de custo”, critica Oliveira.

O representante das seguradoras comentou ainda que o modelo atual só gera encargos adicionais, uma vez que todos os custos tradicionais estão ali, somados aos investimentos que as seguradoras têm que fazer para se adequarem ao ecossistema. Por isso, continua Dyogo, o debate com entes como a Susep (Superintendência de Seguros Privados), órgão regulador do mercado, para entender “qual será a porta de entrada para o consumidor” e “de onde virá o ganho”, uma vez que a legislação que estipula a implementação do ecossistema está vigente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar