Brasil,

Estratégia de backup e cyber resiliência como forma de promover a continuidade dos negócios

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Thalyta Martins
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

Segundo estudo Fast Facts mais recente, o Brasil saltou do quarto país que mais sofre ataques de ransomware no mundo para a segunda posição em 2022. Para o diretor de BU Core Digital Platform da Lanlink, Thiago Farah, o levantamento mostra que mais investimentos em tecnologia precisam ser feitos no país, tanto no setor privado como no público.

Mas o que fazer quando a empresa sofre um ciberataque? Durante evento em Fortaleza, realizado pela Lanlink em parceria com a Veeam, Thiago Farah apresentou estratégias relacionadas à recuperação das empresas em caso de desastres como os ataques de ransomware, que trata-se do sequestro de dados, feito por meio de criptografia. “Não existe uma solução única, mas sim um conjunto de técnicas que podem possibilitar que a empresa atacada tenha um restore rápido. Para isso, é fundamental que a empresa tenha definida a mínima organização viável, ou seja, que sistemas mínimos são necessários para a organização funcionar para que este retorno seja assertivo. Testes de rotina são importantíssimos, uma vez que os ataques não são programados”, disse.

O diretor da Lanlink destacou a importância de pensar na continuidade dos negócios, levando em consideração que sofrer um ataque não é completamente evitável, mas é possível minimizar os danos diante da realidade de cada empresa. “A definição de que sistemas mínimos são necessários para uma organização funcionar é uma decisão de negócio e não técnica. Após um ataque, a prioridade de retorno deve estar alinhada com o objeto daquele negócio. Nesse contexto, deve-se pensar ‘quem precisa voltar primeiro?’. Para um banco, por exemplo, seria a capacidade de realizar transações dos clientes, já em uma indústria, pode ser o processo de produção”, pontuou.

Dentro das soluções desenvolvidas por Lanlink e Veeam, tem o assessment não invasivo que tem como objetivo buscar gaps de conformidade a partir da identificação de melhorias, análise de sistemas, entrega de uma matriz de risco, relatório, sugestões e de uma avaliação da política de backup e de disaster recovery, sempre sob a ótica de voltar de um ataque.

No armazenamento, por exemplo, tecnologias para detecção de ataque já estão disponíveis. O storage percebe o ransomware através de comportamento e, com isso, alertas são gerados e cópias instantâneas limpas podem ser recuperadas dentro do próprio equipamento e com alta velocidade. No caso de backup, Thiago alertou para a necessidade de garantir cópias íntegras, inacessíveis ao malware, sendo a imutabilidade a técnica mais difundida no momento para prover tal funcionalidade.

Com a presença de cerca de 25 clientes, o evento também contou com a participação do diretor da Lanlink, Alexandre Mota, do Gerente de Território Sudeste e Nordeste da Veeam, Marcos Souza, e do Channel Manager da Veeam, Andrews Werbiska. Na ocasião, Marcos Souza explicou sobre os novos desafios enfrentados pelo mercado com as transformações dos ciberataques e destacou a importância de ter um backup seguro, assim como um plano de disaster e recovery.

A Veeam é uma empresa privada de tecnologia da informação que desenvolve software para backup, recuperação de desastres e gerenciamento inteligente de dados em infraestruturas virtuais, físicas e de múltiplas nuvens. A empresa tem sedes em Baar, na Suíça; e em Columbus, Ohio, nos Estados Unidos.

Sobre a Lanlink

A Lanlink, empresa cearense provedora de soluções em tecnologia da informação, completa em novembro 35 anos de atividade, mantendo o objetivo de contribuir com a competitividade e a satisfação de seus clientes. Conta com o apoio de mais de 1.000 colaboradores, tendo sido eleita pela 5ª vez uma das melhores empresas para trabalhar no Ceará e a 6ª na categoria de grandes empresas pelo prêmio GPTW- Great Place to Work em 2022. Atua em todo território nacional com centenas de organizações públicas e privadas no desenvolvimento de estruturas de TI, Dados e Inteligência Artificial, Produtividade, Automação e Suporte Individualizado com ferramentas inovadoras e garantindo a segurança nos processos corporativos.

Este ano, conquistou a certificação Azure Expert Managed Services Provider (MSP), o status mais cobiçado pelo ecossistema da Microsoft. Além disso, foi eleita pela publicação americana CIO Review entre os 10 mais promissores parceiros de soluções Microsoft da América Latina de 2023 (10 Most Promising Microsoft Solutions Providers in Latin America 2023).

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar