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Black Friday 2023: empresas de diferentes setores revelam estratégias para a temporada de compras

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bruna Bueno Ribeiro
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Alura, Electrolux, Nike e Zee.Dog vêm se preparando para lidar com a complexidade das jornadas de consumo em uma das principais datas para o Varejo

Com a Black Friday batendo na porta, as oportunidades de fazer um bom negócio são muitas, tanto para consumidores como para as empresas. Segundo dados internos do Google, este ano o consumidor brasileiro está ainda mais interessado na Black Friday: no terceiro trimestre deste ano, as buscas pela data aumentaram em 114% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Além disso, a fim de entender quais são as tendências de consumo para a Black Friday, o Google encomendou à Offerwise um estudo inédito – apresentado em primeira mão nesta quarta-feira (25) durante evento para a imprensa no escritório do Google, em São Paulo, onde a empresa reuniu os clientes Alura, Electrolux, Nike e Zee.Dog para uma mesa-redonda sobre estratégias de negócios para alavancar a data em diferentes segmentos de mercado e tamanhos de empresas.

Descubra a trajetória de sucesso que tiveram nas edições anteriores da Black Friday e suas estratégias de preparação para a temporada de 2023.

Alura

A Alura é a maior escola especializada no segmento de tecnologia do país. O principal desafio da marca para a Black Friday do ano passado era superar a campanha do ano anterior, que havia batido o recorde de vendas do ano da empresa.

Neste cenário, Julia Chagas, diretora de Marketing e Student Experience da Alura, conta que a empresa sempre trabalhou muito próxima à comunidade de estudantes, buscando entender comportamento e jornada de compra da educação online. “Sabemos que as pessoas não decidem estudar do dia pra noite, e o quanto a decisão de compra de uma matrícula em um curso pode ser demorada e que precisa mesmo de ponderação e assertividade. Por isso, construímos uma estratégia para apresentar a Alura para pessoas que se interessam por tecnologia e temas correlatos, mas que ainda estavam indecisas e reforçar a marca meses antes da Black Friday, tanto para atrair novos consumidores quanto para reforçar atributos e diferenciais da empresa para quem já a conhecia”, comenta a executiva.

Como resultado, após a campanha da Alura com o Google, a empresa atingiu um novo recorde de vendas durante a Black Friday do ano passado, quando as buscas por Alura cresceram mais de 80%, na comparação com o ano anterior.

Electrolux

Em 2022, a Electrolux contou um planejamento robusto de campanhas publicitárias no Google durante a Black Friday, gerando não só um aumento nas vendas como consolidando a empresa como uma das mais buscadas no Google na categoria de Eletrodomésticos no mês de novembro.

Já para este ano, Gabriel Gomes, diretor de D2C da Electrolux para a América Latina, compartilhou na mesa-redonda do Google que a estratégia para a Black Friday deste ano é apresentar a marca para as pessoas que começam a buscar por uma geladeira ou máquina de lavar, por exemplo, a partir de uma busca genérica, isto é, sem uma marca atrelada.

A empresa fará isso com a ajuda da inteligência artificial (IA) do Google. Neste ano, a Electrolux vai ampliar a utilização da ferramenta Search Booster, que ajuda as marcas a entender como as pessoas estão buscando por produtos em determinadas categorias para determinar as palavras-chave com maior potencial para suas campanhas.

“Estudos recentes do Google mostram que a categoria de Eletrodomésticos é a terceira categoria mais desejada pelos brasileiros na Black Friday de 2023 e, por isso, nossa expectativa é bastante positiva. O foco da nossa estratégia é justamente aproveitar estes momentos de crescimento de demanda e intenção de compra para conquistar o consumidor no início de sua jornada de compra”, diz Gomes.

Nike

Já a FISIA, distribuidora oficial da Nike no Brasil, compartilhou a expectativa da empresa de manter o ótimo patamar de vendas durante o período de Black Friday.

Para isto, a marca adotará uma estratégia similar a de 2022: vai apostar em anúncios para explicar os benefícios e promoções que oferecerá aos consumidores ao longo do mês.

“Sempre buscamos entender qual o comportamento de cada consumidor para que consigamos entregar o que ele precisa por meio de ofertas de produtos que estejam alinhadas ao seu histórico de compras, bem como o acesso a produtos, conteúdos e eventos exclusivos para membros. Nesta Black Friday, queremos continuar investindo em uma comunicação que permita que a Nike esteja em contato próximo e seja inclusiva com todas as pessoas. E o Google tem ajudado nesta estratégia”, afirma Fábio Angelis, head de Business, Media Performance e CRM da FISIA, distribuidora oficial Nike no Brasil.

Zee.Dog

Trazendo a experiência do segmento pet, Camila Armstrong, coordenadora de Performance da Zee.Dog, contou que a Black Friday sempre foi uma data muito importante no calendário anual da marca e o desafio em 2022 era não deixar o período perder a força diante dos demais acontecimentos externos, como a Copa do Mundo e as Eleições.

Sendo assim, a estratégia da Zee.Dog foi antecipar as promoções, o que acabou sendo um sucesso se comparado com 2022: "Crescemos mais de 60% em receita. O faturamento de Black Friday representou 40% do montante anual, sendo ele 65% da nossa estratégia de marketing e posso dizer que o Google foi, disparado, o nosso melhor canal para impulsionar vendas. Os anúncios na Busca do Google foram destaque para geração de receita, mas as campanhas Performance Max também contribuíram de maneira significativa para o sucesso da nossa estratégia de negócio”, afirma Camila.


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