Brasil,

PL dos planos de saúde pode ser pautado em novembro, diz relator

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/O Brasilianista
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Em trâmite há 17 anos, a nova lei dos planos de saúde (PL 7419/06) avança a passos lentos na Câmara dos Deputados. Ainda assim, o projeto deve ser pautado na ordem do dia até o final deste ano, segundo afirmação do relator, deputado Duarte Jr. (PSB-MA), ao O Brasilianista.

O relator avalia que a complexidade do tema é o principal fator para o projeto ter tantas dificuldades no Legislativo. Ele afirma que está prevista uma última reunião com a presença de representantes de operadoras de planos de saúde e o presidente Lira para tratar das insatisfações do setor. A previsão de realização é entre os dias 27 e 28 de outubro. A depender do encaminhamento do encontro, o texto pode entrar na pauta ainda em novembro.

O novo relatório altera regras para o cálculo de reajustes de planos de saúde coletivos, este dividido em duas categorias: a primeira até 99 vidas, correspondente a contratos menores de pequenas e médias empresas, e a segunda a partir de 100 vidas ou mais, correspondente a contratos maiores. Além disso, o parecer mantém e esclarece a prerrogativa de investigação e intervenção da Agência Nacional de Saúde (ANS) para casos de aumentos abusivos nas mensalidades.

Há dificuldades para que o texto avance na Casa. Existe chance de votar ainda este ano?

Acredito muito que existe, sim, a possibilidade de ser votado esse ano. Na última reunião que tive com o presidente Arthur Lira, ele disse que faria apenas mais uma reunião, com a presença dele e de representantes de operadoras de planos de saúde. O presidente Lira sempre tem dialogado de forma muito tranquila comigo sobre esse projeto. Ele assumiu o compromisso que nós iremos inserir na ordem do dia após essa reunião, assim que ele chegar da China, ali pelo dia 27 ou 28 desse mês. Acreditamos que, com essa reunião, nós podemos pautar esse projeto em novembro.

A matéria altera a lei dos planos de saúde e reestabelece novos critérios que visam a defesa do consumidor. Quais têm sido os pontos de resistência ao texto?

É natural que existam pressões para aqueles que defendem interesses de determinados seguimentos, como o dos operadores de saúde. Com a apresentação do relatório eu acredito que essa problemática caiu por terra. Porque, de todas as propostas, essa visa demonstrar uma maior harmonia entre consumidores e prestadores de serviço com questões simples, como a proibição da rescisão unilateral do contrato. Também propomos a regulação dos planos coletivos para a aplicação de uma nova fórmula de cálculo, de modo a diluir esse risco.

A nova lei dos planos de saúde tramita há 17 anos no Congresso. Ao que se deve essa dificuldade de aprovação?

Infelizmente, nunca foi pautada na ordem do dia, tivemos alguns que sequer apresentaram relatórios, por se tratar de um tema complexo. Nesses poucos meses que assumimos a relatoria, peguei todos os estudos que constavam nesses projetos, aproveitando todos os debates e audiências públicas. Fiz um ciclo de diálogos por todas as regiões do país para que esse projeto possa ser aprovado, mas que também possa trazer as respostas que o tema exige na prestação desse serviço. Entendo que a dificuldade se dá pela complexidade do tema.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar