Conheça os 3 principais erros na gestão fiscal na indústria
*por Marcel Farto, CEO da ONCLICK
A gestão fiscal na indústria vem com sua cota de desafios. Com as constantes mudanças nas legislações fiscais e as diversas responsabilidades que as indústrias carregam, é crucial estar atualizado e evitar erros que levem a sanções severas.
Uma boa funcionalidade inclui estar com as normas legais em dia, seja no cálculo ou no pagamento dos impostos devidos. Isso porque, de acordo com a Receita Federal, o prazo de punição por um erro cometido pode chegar a até 5 anos.
Dessa forma, é imprescindível driblar questões desnecessárias, como a conhecida sonegação de impostos, por exemplo, que também pode ocasionar perdas financeiras. Abaixo, conheça quais são os 3 erros mais comuns no mundo dos negócios.
1. Desorganização no armazenamento de documentos fiscais
O agrupamento de todos os registros fiscais do negócio faz parte de uma gestão ativa que prevê riscos e os mitiga. Pode acontecer por meio de um sistema ERP, onde colaboradores específicos têm acesso para alimentá-lo.
Além do fácil manuseio para checar informações, a vantagem é também a praticidade de ter os documentos atualizados em mãos caso haja uma eventual fiscalização da administração tributária.
2. Falta de auditorias internas
A gestão empresarial também inclui a coleta e análise de feedbacks dos colaboradores. Essas práticas enriquecem o acervo de informações importantes para construção de estratégias. Dessa forma, por que não os acompanhar continuamente?
A dica é implementar assembleias internas ao menos uma vez por mês, onde são apresentadas sugestões e informações atualizadas sobre fiscalizações.
Este contato garante maior eficiência das atividades do dia a dia e faz com que pequenos problemas sejam detectados previamente, evitando prejuízos aos negócios.
3. Não usar a tecnologia ao seu favor
O uso da tecnologia é indispensável no mundo dos negócios, especialmente no que diz respeito a identificar e evitar riscos nas áreas contábil e tributária.
Isso porque ambas são complexas e envolvem cálculos ligados a dados em tempo real. Dessa forma, uma outra dica é a adoção de uma plataforma inovadora que centralize e complete estas áreas do seu negócio.
Em 2017, por exemplo, as autuações da Receita no mundo empresarial subiram cerca de 68,5% em relação ao ano anterior. Por isso, é necessário estar atento também às atualizações das normas vigentes.
Sobre a ONCLICK
Fundada em 1999, a ONCLICK é uma empresa de tecnologia focada no desenvolvimento de soluções empresariais, com cerca de 130 colaboradores e mais de 1.500 clientes. Com um dos principais ERPs do país, ela oferece soluções completas para melhorar a gestão de empresas. Hoje, é uma plataforma completa de soluções empresariais, impulsionando clientes e parceiros, gerando valor para as pessoas e competitividade para os negócios.
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