Brasil,

Processos jurídicos no movimento de cisão de empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bendita Letra
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Foto: Acervo Pessoal | Divulgação Foto: Acervo Pessoal | Divulgação

Advogada explica quais são os tipos de divisão de negócios

Uma das principais soluções adotadas por empresários brasileiros desde que a pandemia chegou ao país, é unir empresas através da aquisição de outra. Além disso, a prática de divisão é muito comum, especialmente nas sociedades anônimas e nas empresas com poucos sócios. Isso porque, essa é uma das alternativas mais efetivas para a solucionar problemas entre administração, sócios e investidores.

A advogada e Mestre em Direito Empresarial, Nara Rodrigues, explica que a Cisão é um tipo de operação societária na qual parte ou total do patrimônio de uma empresa é transferido para uma outra já existente, ou para uma nova empresa, constituída para esse fim. “Essa divisão pode ser feita por diversas razões, como estratégias de negócios, redução de custos, foco em áreas específicas de atuação, entre outras. Os processos jurídicos envolvidos na cisão de empresas podem variar de acordo com a legislação e a jurisdição aplicáveis”, diz.

O conceito de cisão está previsto no artigo 229 da Lei das S.A: Art. 229. A cisão é a operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, extinguindo-se a companhia cindida, se houver versão de todo o seu patrimônio, ou dividindo-se o seu capital, se parcial a versão.

Cisão Parcial

Apenas uma parte do patrimônio é dividido e a sociedade original continua existindo. “Os benefícios do procedimento de divisão de empresa incluem o favorecimento do planejamento tributário e a facilitação da sucessão familiar empresarial, além da possibilidade de reestruturação dos sócios, melhoria na definição dos objetivos da empresa e na própria alteração do gerenciamento, podendo trazer melhorias e otimização nos processos”, explica Nara.

Cisão Total

O patrimônio total é concedido a outra empresa e, ao final da transação, ela é extinta. Ainda segundo o Art. 233 (Lei 6.404/1976): “A companhia cindida que substituir as que absorverem parcelas do seu patrimônio responderão solidariamente pelas obrigações da companhia extinta.”

Fonte: Nara Dias Rodrigues Miranda – advogada, sócia do escritório Rodrigues Miranda Advocacia e Consultoria. Mestre em Direito Empresarial | MBA Gestão Financeira, controladoria e auditoria | Graduada em Direito | Professora de graduação e Pós graduação


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar