Brasil,

Otimista com a Black Friday? Confira as tendências para este ano

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giovanna Miranda
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Pesquisa Olist mostra que 70% das lojas brasileiras esperam faturar mais em 2023 do que no ano passado; veja também as dicas da Rocket Lab e de especialistas presentes no evento ‘Mobile Growth Unlocked: Black Friday Edition’, promovido pela adtech

A Black Friday é um fenômeno notável para o mundo do comércio. No ano passado, as vendas totais totalizaram US$ 9 bilhões somente nos EUA, um aumento de 2,3% em relação a 2021, de acordo com dados divulgados pela Adobe Analytics. No Brasil, no entanto, a Black Friday em 2022 teve um desempenho abaixo do esperado por lojistas e e-commerce. Segundo dados da Confi Neotrust e ClearSale, a Black Friday registrou no ano passado um faturamento total de R$ 6,1 bilhões, uma queda de 23% ante 2021 (R$ 7,9 bilhões). O mercado tinha uma expectativa mais otimista, mas alguns fatores – como a Copa do Mundo e diluição de vendas durante o mês – impactaram uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro.

Mas em 2023 as expectativas são outras. Segundo levantamento realizado pela FGV (Fundação Getulio Vargas), o índice de confiança dos consumidores brasileiros atingiu o maior nível desde 2019, subindo 2,5 pontos até julho de 2023, enquanto para a Olist o sentimento para a data é de otimismo, já que quase 70% das lojas que pretendem vender por ocasião da Black Friday esperam faturar mais neste ano que em 2022.

Com a aproximação de um dos mais importantes eventos anuais do varejo, a Rocket Lab – adtech especializada em mobile growth marketing que auxilia marcas a atingir os objetivos de crescimento de seus aplicativos por meio de publicidade em dispositivos móveis – promoveu no dia 28 de setembro o Mobile Growth Unlocked: Black Friday Edition, evento presencial que aconteceu em São Paulo e contou com marcas importantes como Adobe, Natura, BETC Havas e KaBuM.

“Atualmente, não trabalhamos mais com um dia de Black Friday, mas sim uma semana de promoções. Durante esse período, é preciso ter em mente que o ‘preço é rei’ na relação promocional com os clientes. E para que haja um bom planejamento, é necessário trabalhar também o pré-Black Friday em estratégias que tragam mais visibilidade para as marcas, como também no mix de produtos. Ainda é necessário sempre estar atento aos estoques, focar na omnicanalidade e ter atenção redobrada com o BackOffice de operação de e-commerce", aconselha Rafael Leitão, diretor de Digital Growth da BETC Havas, em sua apresentação no evento.

Quando se fala em tendências, segundo Guilherme Basani, diretor geral da Rocket Lab no Brasil, é necessário ter em consideração alguns fatores, como:

- Atenção ao momento de “pré-Black Friday”, pois as vendas começam antes da data, ou seja, há o momento de que antecede a compra, sendo extremamente importante para o consumidor e para quem busca aumentar suas vendas;
- O uso de aplicativos de compras móveis está cada vez mais em alta e tende a crescer à medida que os compradores buscam conveniência. Por este motivo, os comerciantes estão trabalhando duro para melhorar as experiências de compras online por meio de dispositivos móveis;
- Os benefícios de compras da Black Friday também podem ser excelentes aliados para aqueles que buscam aumentar as vendas, já que foi uma tendência crescente em 2021, continuou em 2022 e deve se consolidar em 2023;
- O famoso "Buy Now Pay Later" (“Compre Agora e Pague Depois”) continua em alta. De acordo com o Adobe Analytics Insights, em 2022, os pedidos deste recurso aumentaram 85% e a receita aumentou 88% em comparação com a semana anterior. Espera-se que essa tendência continue ao longo do ano e na temporada de compras da Black Friday em 2023.

Outro aspecto relevante a ser destacado é a diferença geracional entre os consumidores que optam por fazer compras na loja física e aqueles que preferem o ambiente online. “Na era digital, como previsto, observamos as gerações mais jovens liderando a revolução do comércio eletrônico e destacando a importância de estratégias digitais para os varejistas. Estamos testemunhando um panorama no qual a conveniência, a variedade e a experiência virtual estão moldando as decisões de compra. Por isso, os comerciantes que investem nestas estratégias estão um passo à frente dos demais”, finaliza Basani.

Sobre a Rocket Lab - Criada em 2019, a Rocket Lab nasceu de uma necessidade do mercado, com o objetivo de impulsionar o crescimento exponencial de usuários dentro de aplicativos e suas atividades. Atualmente, a empresa global está presente em três continentes, na América Latina, Europa e Ásia, atuando em países como México, Espanha, Argentina, Uruguai e Brasil. Hoje, a Rocket Lab conta com mais de 50 clientes, entre HBO, Ifood, PicPay e Magalu, e faz parte do Grupo Rocket. Presente no Brasil desde 2020, a empresa tem crescido exponencialmente e pretende, em 2023, ter grande parte de seus investimentos voltados para a expansão de sua atuação em solo brasileiro. Para mais informações, clique aqui .

Sobre o Grupo Rocket - Fundado em 2019, o Grupo Rocket é formado pela Rocket Lab (adtech especializada em mobile growth marketing para aplicativos móveis) e Kivi (soluções publicitárias para campanhas integradas de CTV).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar