Bots ajudam varejo no Dia das Crianças em momentos-chave das vendas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  David Alves

Chatbots aumentam a satisfação dos clientes (Crédito: Divulgação) Chatbots aumentam a satisfação dos clientes (Crédito: Divulgação)

Botmaker mostra como usar o Notifications Engine com inteligência artificial generativa para iniciar a conversa ou até para resgatar carrinhos de compras abandonados

Vendas de 12 de outubro apontam tendência de crescimento de 5%*

A Botmaker, empresa líder em desenvolvimento de bots na América Latina que oferece ao varejo físico e online soluções conversacionais para vendas e atendimento ao cliente, traz a aplicação da ferramenta de chatbot Notifications Engine para aumentar as vendas no Dia das Crianças - a 3ª data comemorativa mais importante do varejo brasileiro. Com foco no segmento infantil, principalmente brinquedos, eletrônicos, games, roupas e calçados, o período bateu recorde de vendas em 2022 segundo a Serasa Experian e, para este ano, a expectativa é de aumento de 5% segundo o *Monitor Mercantil.

Aproveitando mais uma onda de vendas em datas comemorativas, às vésperas do Dia das Crianças e da Black Friday, lojistas de todo Brasil podem contar com a tecnologia dos chatbots para não perder nenhuma demanda em momentos-chave da jornada do consumidor.

Da provocação de interesse ao resgate de carrinho abandonado

1. Inicie a conversa

Notifications Engine é a ferramenta da Botmaker capaz de programar mensagens únicas e personalizadas para iniciar, automaticamente, conversas com clientes e possíveis consumidores individualmente ou em grupos de audiência. Ir até o cliente ao invés de esperar que ele entre em contato com a empresa é um diferencial em períodos de alta concorrência no varejo, como datas especiais como o Dia das Crianças ou para as compras de final de ano como na Black Friday ou para o Natal.

O Notifications Engine permite que a comunicação seja iniciada pelo próprio chatbot. Cada companhia tem suas próprias configurações de como a conversa será ativada, como em casos de cliques em anúncios e interações em outras mídias. Dessa forma, é possível aproveitar o momento de datas especiais como Dia das Crianças para enviar conteúdos com promoções e cupons, lançamentos de novos produtos, catálogos atualizados e vender diretamente pela conversa. A ferramenta pode ser programada para chatbots de diversos canais, como WhatsApp, Messenger, Instagram, Telegram, entre outros, podendo ir além de vendas para atender outros processos como notificação de entregas.

2. Resgate os carrinhos abandonados pelos clientes

78% dos consumidores brasileiros têm o hábito de abandonar o carrinho durante compras online (Opinion Box). Esse é um dos principais desafios do e-commerce, que pode ser gerenciado com o Notifications Engine: não deixar o cliente no meio da jornada de compra é fundamental para efetuar a conversão, já que os dados armazenados podem gerar novas abordagens.

Exemplo: "Ainda tem interesse no produto? Efetuando sua compra ainda hoje garantimos a entrega antes do Dia das Crianças!" é o tipo de mensagem certeira que traz mais vantagens para o cliente e para o e-commerce, tudo por meio de bots.

Varejistas fiquem atentos:

Os presentes mais procurados devem ser brinquedos (40%), roupas (23%), calçados incluindo tênis (10%), mochilas e acessórios (8%), jogos eletrônicos (7%), artigos esportivos (6%), tablets e celulares (4%) e livros (2%) - (Monitor Mercantil). E todas essas verticais podem se beneficiar da tecnologia dos bots, multiplicando sua pró-atividade e diminuindo seu tempo de atendimento, ou seja: aumentando as vendas.

“Robôs são capazes de colocar um negócio para conversar com qualquer internauta do planeta 24 horas por dia, 7 dias por semana, para falar sobre qualquer coisa e vender por meio dessa conversa. Os chatbots podem ser instalados em mais de 20 canais, que incluem websites, todos os aplicativos de conversação e até mesmo as caixas de som da Apple, da Amazon e do Google. Seja texto, áudio ou imagem, o bot compreende e responde por meio da linguagem natural. Ter todo esse aparato torna grandes movimentações sazonais como o Dia das Crianças menos desafiadoras e mais lucrativas”, declara Julio Zaguini, diretor geral da Botmaker Brasil.

Sobre a Botmaker Brasil

A Botmaker utiliza e desenvolve Inteligência Artificial em sua plataforma de tecnologia própria para oferecer soluções conversacionais customizadas. Em seu portfólio de clientes destacam-se marcas globais de grande relevância, mas a empresa também conta com times dedicados a PMEs e demais parceiros e capacidade para atuar em todos os níveis de complexidade.

A companhia foi pioneira em oferecer a tecnologia ChatGPT, embarcada em seus produtos para que o atendimento via chatbots seja cada vez mais assertivo, satisfatório e humanizado, e ainda assegurando o controle total das informações que são enviadas aos usuários, evitando imprecisões, e oferecendo processos rigorosos para proteção de dados e cumprimento das normas legais.

Com mais de 6 anos no mercado, a Botmaker está presente no Brasil, Argentina, Colômbia, México e EUA, com clientes em mais de 40 países e parceria estabelecida com Big Techs, como Apple, Google e Meta.