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Porto cresce cerca de 22% em seguro de vida no 1º semestre com uma jornada simples e fluída

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Um dos principais destaques do balanço semestral da Porto Seguro foi o seguro de vida, que apresentou um crescimento de 21,6% comparado ao mesmo período do ano anterior. Neste mesmo período, dados da Susep (Superintendência de Seguros Privados), revelam que o segmento vida avançou 11,26% entre janeiro e junho de 2023 quando comparado com os mesmos meses do ano anterior, para R$ 29,5 bilhões.

“O setor vem se desenvolvendo com as necessidades que identificamos para as pessoas, com coberturas mais flexíveis. Aqui na Porto, não é a pessoa que tem de se encaixar ao seguro e sim o seguro trazer flexibilidade de coberturas que são relevantes para as pessoas”, afirma Carlos Eduardo Gondim, diretor de Vida e Previdência da Porto. Segundo ele, as pessoas estão mais interessadas em buscar uma proteção.

Um dos responsáveis pelo bom desempenho da carteira da Porto foi o Vida On, um seguro individual, com coberturas mais simples como morte natural e acidental, invalidez e assistência funeral, com coberturas que vão de R$ 30 mil a R$ 150 mil. Trata-se de um produto de entrada do consumidor no mundo dos seguros. Toda a experiência para o consumidor foi pautada na simplicidade e acessibilidade.

“Requer apenas a data de nascimento para fazer a cotação”, destaca o executivo. O consumidor escolhe as coberturas, explicadas em um texto em português e não em segurês. Na própria tela o cliente vê digitalmente a cotação, colocando em seguida os seus dados e fazendo o pagamento com cartão de crédito para receber em seguida a apólice em seu e-mail. Se o cliente já tiver relacionamento com um corretor na companhia, a apólice automaticamente fica associada a ele. Se acessou a o site através de um link enviado por um corretor, fica na base deste profissional de vendas.

Segundo o executivo, para o processo ficar simples, foram meses observando o comportamento do usuário na plataforma. Por exemplo, um dos pontos de desistência no passado era quando se perguntava a profissão. “Muitas vezes o consumidor não encontrava a sua profissão nas listas oficiais da plataforma. Aí pensamos: precisamos mesmo desta informação neste momento? Não. Tem algumas questões específicas que podemos trabalhar em jornadas mais adiante e, mesmo assim, com um questionário simplificado”, conta o executivo.

Assim, com apenas uma informação – a data de nascimento – o internauta é encaminhado para uma página onde se depara com questão: quanto quer deixar para a família ou para si mesmo em caso de invalidez. “Toda a jornada foi criada em parceria com o corretor de seguro para termos um produto no qual o corretor possa atrair mais gente para o setor de seguros numa jornada fluída com um produto simples e importante para garantir proteção financeira num momento de perda”, comenta Gondim.

É um produto acessível também do ponto de vista financeiro. Começa com pagamentos de R$ 10 mensais. “O preço é definido pela idade da pessoa e pelas coberturas contratadas; e além de estar protegido, ainda conta com assistências que pode escolher: telemedicina, reparos domésticos ou seguro-viagem por 10 dias no Brasil”, explica Gondim.

O Vida On é um entre vários produtos na prateleira da Porto. Atualmente, na maior parte dos produtos de vida individual da Porto o cliente paga pelo seu risco de sua idade atual, ou seja, com o aumento da idade o valor vai sendo corrigido (além da correção dos valores das coberturas pelo IPCA). Ou seja, o jovem paga bem menos que um adulto acima de 60 anos. Entretanto, a Porto vem trabalhando também em um produto do tipo Vida Inteira, com cobertura nivelada para os diferentes ciclos da vida, sem reajuste por faixa etária. “Em breve traremos essa nova opção muito interessante para nossos corretores e clientes”, antecipa o executivo.

O mercado todo aguarda novidades para seguros de vida e planos de previdência, que estão em discussão pela Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida) com a Susep (Superintendência de Seguros Privados). Na pauta estão produtos que já são um sucesso em outros países, como o Universal Life, e que deverão contar com uma regulamentação mais flexível para formatação de coberturas que possibilitam maior aderência com a realidade e desejo do brasileiro.

“A previdência privada é um investimento importante para as pessoas no planejamento financeiro de longo prazo. O setor viveu um momento de aumento dos saques dos fundos em razão de um maior endividamento da população. Mas agora já temos um cenário mais estável em captação líquida, com a volta das pessoas aos fundos de aposentadoria”, comenta Gondim, que recomenda que as pessoas comecem a buscar a proteção dos Seguros de Vida e Previdência mesmo jovens. “Quanto mais jovem e com saúde, menor será o preço do seguro de vida e maior será o patrimônio acumulado no longo prazo na previdência”.

Fonte: Sonho Seguro | Porto | Por Denise Bueno


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