Brasil,

Pesquisa indica que faltam recursos para evitar ataques cibernéticos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

O quarto e último painel da Fides Rio 2023 discutiu, na tarde desta terça-feira (26), a importância da segurança cibernética na mitigação de riscos no mercado de seguros. No debate, o professor de Direito da Universidade da Califórnia (EUA), Shauhin Talesh, que coordena vários estudos sobre o tema, alertou que as empresas não estão dedicando tempo e dinheiro necessários para fazer uma mudança comportamental para evitar ataques. “Fizemos uma pesquisa no mercado de seguros dos EUA sobre riscos cibernéticos. Ainda há muita insegurança na área de seguros cibernéticos nas empresas. Os ataques evoluem e se modificam de forma constante”, frisou.

Ele acrescentou que é preciso haver “um trabalho coletivo” de governos e o setor privado nessa busca pelo controle de risco.

Nesse contexto, o CEO da BOXX Insurance (EUA), Hilario Itriagom, conclamou corretores, seguradoras e gestores de riscos a conversarem na tentativa de se criar uma estrutura adequada de proteção cibernética. “Os ataques acontecem em todo o mundo, a todo o momento, e é preciso ter uma estrutura para lidar com essas ocorrências”, advertiu.

Já o presidente do Conselho da Junto Seguros, Leonardo Deeke Boguszewsk, revelou que, na maioria dos casos, os ataques dos hackers são possibilitados por erro humano. “Então, é preciso preparar as equipes para minimizar as chances desses ataques acontecerem. Quando mais preparados os colaboradores melhores serão as práticas diárias no combate aos ataques”, sugeriu o executivo.

Ele citou o exemplo da própria Junto, cujas operações de venda de seguros e atendimento aos clientes se tornaram prioritariamente digitais. Com isso, a seguradora ficou mais exposta aos riscos cibernéticos. Para minimizar riscos, a empresa decidiu intensificar a troca de conhecimento entre as áreas de negócios e de tecnologia. “Empoderamos as pessoas que tomam decisões com plena liberdade. Mas, precisam conhecer o risco”, pontuou.

Por sua vez, o diretor da Fitch Ratings (EUA), Gerald Glombicki, sublinhou que qualquer pessoa está sujeito a um ataque, pois “qualquer coisa conectada à internet pode ser hackeada”. Segundo ele, há três motivações para esses ataques de hackers. “Uns fazem por dinheiro. Outros, para ganhar credibilidade. E há quem faça para provocar o caos. Este último é o que causa os maiores danos”, salientou.

Por fim, o ministro do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ricardo Villas Bôas Cueva, lembrou que esse tribunal foi alvo de um “ataque violento”, provocado involuntariamente por um funcionário que acessou a rede de casa, permitindo a invasão.

Ele elogiou a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) por estabelecer medidas que estimulam o cuidado nas empresas com as boas práticas de segurança da informação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar