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As redes sociais têm potencial para aumentar as vendas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mauro de Oliveira
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A presença nos canais de descontração do público alvo traz engajamento, identificação e a criação de um relacionamento sutil

Por serem utilizadas, muitas vezes, para entretenimento, criação de relacionamentos e postagens “fúteis”, as redes sociais podem ser negligenciadas pelos empreendedores. Contudo, o seu potencial para aumentar a visão sobre uma empresa é significativo. Pensando nisso, expor uma marca para os consumidores por meio desse canal é uma excelente escolha, justamente por ser usada como meio de descontração. Assim, ter presença com planejamento estratégico tende a gerar a criação de um contato leve com o grupo alvo, sem forçar um interesse.

Logo, além de uma ótima maneira de fornecer propagandas, anúncios e lançamentos, também é uma forma de criar diálogo e identificação. Como um todo, ignorar isso tem o mesmo efeito de desconsiderar possíveis clientes logo onde eles permanecem muito tempo imersos com a informática.

A população está cada vez mais conectada

A análise Comscore aponta a relevância de se estar presente on-line, ao constatar como os brasileiros ficam nas redes mais horas ante outras frentes da web. As de maior popularidade e seus respectivos alcances são YouTube (96,4%), Facebook (85,1%) e Instagram (81,4%), com TikTok, Kwai e X aparecendo na sequência.

O Brasil é o terceiro país onde as pessoas estão interagindo nesses canais, perdendo apenas para a Índia e Indonésia. O volume de sujeitos levantado por outra pesquisa, a “Tendências de Social Media 2023”, é de 131,5 milhões de indivíduos conectados, ultrapassando 356 bilhões de minutos equivalentes a 46h de conexão a cada mês.

Nesse mesmo contexto, conforme um levantamento de 2020 da Cisco, o Brasil terá 199,8 milhões de internautas totais da Internet (92% da população) até o final deste ano, contra 164,5 milhões (79% da população) em 2018. A opção móvel segue como a impulsionadora do acesso: serão 181,1 milhões de usuários (84% da população), contra 169,7 milhões (81% da população). O Cisco Annual Report revela ainda como, no mundo, haverão 5,6 bilhões de habitantes (66%).

Estar presente virtualmente é indispensável

No geral, ter presença diante de apps como Telegram, WhatsApp, Instagram e Facebook é vital. Todavia, é preciso ter estratégia para aproveitar esse período gasto pelos sujeitos navegando nas mais diferentes plataformas. O relatório mundial “The Influencer Marketing Factory” mostrou como 57% dos entrevistados já fizeram alguma compra no mesmo instante o qual assistiam uma live virtual. Isso demonstra uma evolução na forma como o público consome em transmissões de algum conteúdo.

Nesse sentido, o mais relevante, antes de tudo, é entender a métrica de hábito em cada local. Usufruintes de Facebook e Instagram, por exemplo, demonstram estar mais interessados em viagens, portanto faz sentido uma corporação desse segmento investir mais nisso. “Criar um negócio não se resume em abrir uma loja, dar nome e logo, contratar pessoal e começar a vender. É imprescindível estudo e táticas elaboradas para permanecer no mercado e ainda alcançar o sucesso. A atenção com as tendências do momento é indispensável para qualquer um seguindo esse sonho de empreender e, hoje, as redes sociais se encaixam perfeitamente nesse quesito. Logo, é preciso estudar cada uma e entender como podem, individualmente, beneficiar o seu negócio”, explica Giovane Oliveira, diretor de tecnologia da Total IP.

Ainda segundo o levantamento, entre janeiro e dezembro de 2022, o crescimento em conjunto de Facebook, X e Instagram somaram 15,6 bilhões de ações, representando 17% de desenvolvimento comparativo com o ano anterior. O fato das pessoas compartilharem menos não afetou o volume de transações, por ser uma conduta individual. “A pandemia ampliou os métodos de compras. Atualmente, a maior parte da população prefere consumir virtualmente, seja pelo conforto ou pela variedade de produtos.

Com tanta gente nos meios comunicativos, é normal a distribuição de artigos acontecer neste ambiente, independentemente se há ou não encaminhamentos. São inúmeros os fatores os quais tendem a chamar a atenção de alguém para esse método de aquisição”, pontua o especialista.

Nesse contexto, incluir no planejamento os influenciadores digitais vem se tornando uma tática comum. De acordo com o estudo da Comscore, posts promovidos em ações com eles geram engajamento. A força dessa galera está no comportamento do grupo de alcance nos aplicativos, cada vez mais exigente e seletivo com o consumo. “Existem, até mesmo, aqueles desprendidos das organizações e seus oferecimentos. Eles se ligam pelos influencers”, comenta Oliveira.

Não basta ser virtual, é preciso receber bem o interessado

Depois de tudo exposto até então, fica clara a relevância de se destacar no mundo digital. Contudo, de nada adianta ser um local de sucesso on-line, se não há uma disposição bem preparada para receber quem chega interessado em algo proposto. Nesse contexto, as soluções disponibilizadas pela Total IP chamam a atenção, pois permitem alcançar maior número de sujeitos com excelência, rapidez e assertividade.

No caso dos Robôs Dinâmicos para Chat / WhatsApp / Telegram, por exemplo, é feita uma construção sob demanda, visando a automação de atendimento dos clientes nos webchats originados no WhatsApp receptivo e ativo. Isso inclui respostas estruturadas e integração aos sistemas do negócio.

Da mesma forma, o API Oficial WhatsApp Business causa impactos positivos à marca, enviando milhares de mensagens ativas, utilizando templates (HSM) pré-cadastrados e homologados junto ao WhatsApp/Facebook. Ademais, a documentação é disponibilizada à distância, sendo 100% em português. Integrado, o recurso maximiza a credibilidade a partir de uma conta oficial e verificada pelo apps. Por fim, há o API Total IP Telegram, muito parecido com o recurso anterior, porém voltado para o Telegram.

Desse jeito, além de conquistar a persona por meio da Internet, também se dá uma assistência maior, com o auxílio tech. “Dentro dos assuntos em alta, os quais é responsabilidade dos executivos se inteirar, as inovações tecnológicas são incluídas, trazendo facilidade únicas para as instituições”, finaliza o gestor.

Fonte: Giovane Oliveira, diretor de tecnologia da Total IP

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