Brasil,

Saúde mental no trabalho: o uso do Low-Code para amenizar este desafio

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Dani Portela
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Saúde mental no trabalho: o uso do Low-Code para amenizar este desafio

*por Ricardo Recchi

“É hora de focar no efeito prejudicial que o trabalho pode ter em nossa saúde mental”. Essa foi a frase dita pelo diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, após divulgação do relatório referente à saúde mental no ambiente profissional, desenvolvido pelo órgão em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O estudo, realizado em 2023, concluiu que cerca de 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos anualmente devido à depressão e à ansiedade, o que causa uma perda à economia global de quase US$ 1 trilhão.

Um outro levantamento, do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mostrou que, apenas em 2022, mais de 209 mil pessoas foram afastadas do trabalho por transtornos mentais, como depressão e ansiedade, ou Alzheimer. Essa realidade salienta como a negligência com a saúde mental dos trabalhadores reverbera não somente na economia nacional, mas também globalmente.

A despeito dos debates gerados e das iniciativas criadas em resposta a esses dados alarmantes, como o ‘Setembro Amarelo’ – mês dedicado à prevenção ao suicídio – os efeitos adversos da falta de atenção à saúde mental permanecem evidentes em todos os setores profissionais, especialmente na área de Tecnologia da Informação (TI).

Segundo o ‘Diagnóstico comportamental dos profissionais de TI’, levantamento realizado pela divisão de estudos da IT Mídia, 53% dos profissionais de tecnologia afirmam que sua saúde mental “poderia estar melhor”. Dos entrevistados, 6% alegam que já estão vivenciando a síndrome de esgotamento, conhecida como 'burnout', decorrente do estresse proveniente do excesso de trabalho.

Com números tão preocupantes, se tornou necessário buscar iniciativas que promovam mais qualidade de vida e bem-estar para esses profissionais. Nesse contexto, recursos como o Low-Code surge como uma alternativa que pode contribuir para que o dia a dia de trabalho de desenvolvedores seja mais produtivo, além de menos estressante e exaustivo. Por conter atributos da Inteligência Artificial, a tecnologia Low-Code automatiza grande parte dos desenvolvimentos de software.

Com a ferramenta auxiliando o trabalho do desenvolvedor, é possível aumentar sua produtividade e reduzir o tempo gasto no momento de criar aplicações, o que contribui para amenizar o estresse e a ansiedade durante seu ofício. Além disso, a utilização dessa tecnologia facilita o cumprimento de prazos, minimizando a sobreposição de demandas e, por consequência, reduzindo o esgotamento mental e a tensão dos profissionais.

Outro ponto positivo destacado é que o especialista que trabalha com Low-Code também está se preparando para o futuro, pois as pesquisas indicam que o uso dessa tecnologia deve crescer significativamente nos próximos anos. De acordo com levantamento do Gartner de 2022, 70% dos softwares corporativos do mundo serão desenvolvidos dessa forma até o ano de 2025.

Portanto, é possível perceber que, em um mundo preocupado com os efeitos adversos do trabalho na saúde mental, os alertas da OMS e da OIT sobre bilhões de dias de trabalho perdidos por ansiedade e depressão ecoam fortemente. Sabemos que reduzir a evolução da economia e da digitalização não é uma atribuição possível diante da velocidade com que caminha o mundo. Nesse sentido, o que devemos buscar são recursos que amenizem esse cenário e, diante do desafio atual, priorizar soluções como o Low-Code não só promoverá o aumento da eficiência, mas também vai reforçar o compromisso com a saúde mental dos profissionais.

*Ricardo Recchi é country manager da Genexus Brasil, Portugal e Cabo Verde. A empresa faz parte do Grupo Globant e é precursora em plataformas Enterprise Low-Code que simplificam o desenvolvimento e a evolução de softwares por meio da automatização.

Sobre GeneXus

A GeneXus, divisão da Globant, é uma empresa líder em plataformas de desenvolvimento de software Low-Code.

A empresa, que já soma mais de 30 anos de experiência, e tem sede no Uruguai e escritórios no Brasil, México, Estados Unidos e Japão, se tornou a principal ferramenta de desenvolvimento de software corporativo, permitindo que os usuários adotem novas tecnologias rapidamente.

Sua abordagem única para a criação de aplicações flexíveis baseadas em modelagem, geração e iteração, combinada com suporte para uma ampla variedade de bancos de dados e linguagens de programação, torna a GeneXus uma ferramenta ideal para fechar a lacuna entre as infraestruturas de TI legadas e as novas tecnologias.

Atualmente, a plataforma é utilizada por mais de nove mil empresas e 140 mil desenvolvedores para criar software empresarial baseado em dados executados em servidores, computadores desktop e na web, assim como em dispositivos móveis. Sua metodologia ágil e acelerada permite automatizar os processos que consomem mais tempo e recursos no desenvolvimento, manutenção, integração e modernização de aplicativos de negócios e sistemas de software.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar