Brasil,

Conscientização Humana: por que devemos falar sobre esse tema?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Beatriz Russo
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Antonio Radaelli, CISSP da NetSecurity Antonio Radaelli, CISSP da NetSecurity

*Por Antonio Radaelli, CISSP (Certified Information System Security Professional) da NetSecurity

O mundo virtual tem se entrelaçado cada vez mais ao real. A internet é parte de todas as relações e operações humanas e empresariais, ao ponto de a sua falta significar a quebra da economia de grandes instituições e, até mesmo, de poderes.

Acompanhando o movimento, o universo do trabalho segue se reinventando com a Transformação Digital. Nesse movimento frenético de quem tenta acompanhar as evoluções tecnológicas em tempo real, temos a maior parte dos dados produzidos ou armazenados em nuvens, que são os ambientes virtuais.

Sabemos que os avanços tecnológicos nos pegaram de surpresa e em velocidade recorde nos últimos anos. Nesse contexto, será que estamos preparamos para lidar com as ameaças do novo ambiente?

Segundo a Pesquisa Global de Conscientização e Treinamento em Segurança de 2023 da Fortinet, 81% dos ataques com softwares maliciosos ou senhas em 2022 foram direcionados aos colaboradores. Dado este que revela a importância de as organizações conscientizarem sua força de trabalho. Enquanto outro relatório, o “The Global Risks Report 2022”, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial, mostra que 95% dos problemas de ameaças cibernéticas têm origem em erro humano.

O que acontece na prática é que os agentes mal-intencionados se utilizam de técnicas de engenharia social, principalmente e-mails atrativos com links ou anexos maliciosos. Quando o usuário clica ou faz o download, o dispositivo é infectado e começa uma movimentação dos ciberatacantes no ambiente empresarial.

Por isso, falar sobre conscientização humana é prevenir ataques e seus desdobramentos. Conscientizar é gerar informação. O treinamento vai além das atividades técnicas e das ações de segurança a serem adotadas diante de potenciais atividades maliciosas. O ideal é gerar a consciência do risco de determinadas posturas para a empresa e como os colaboradores podem ser uma camada de proteção para ela.

Por meio da educação e de treinamentos constantes, há sensível redução de ataques bem-sucedidos que se aproveitam da ingenuidade dos colaboradores e também da falta de conhecimento acerca das melhores condutas de segurança. As pessoas – e por consequência a organização - se tornam mais resilientes e passam a ser o elo mais forte de proteção da sua empresa.

Mesmo com as melhores ferramentas e os processos muito bem afinados, é preciso focar nas pessoas e seus conhecimentos e comportamentos para prevenir os ataques. Ainda que ocorram ataques e a tendencia é aumentar a quantidade, a taxa de sucesso desses ataques será bem menor com a reação melhor e mais rápida das pessoas. Assim, a conscientização dos colaboradores é fator importante para a cultura de segurança e tornar sua empresa mais resiliente e minimizar os riscos e perdas relacionados aos ataques cibernéticos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar