Setembro Amarelo: Brasilseg está entre as empresas com iniciativas voltadas ao cuidado mental dos colaboradores

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Eric Paraense

Alinhado ao propósito de cuidar das pessoas, programa CUIDAR dispõe de iniciativas de apoio psicológico que contribuem para o fortalecimento de um ambiente saudável de trabalho

Setembro Amarelo é o mês da conscientização da saúde mental e da prevenção ao suicídio. Levando em conta a importância deste debate no ambiente de trabalho, muitas empresas vêm desenvolvendo programas internos de apoio a colaboradores em relação ao cuidado mental. A Brasilseg, uma empresa BB Seguros, está entre essas companhias. Alinhado ao propósito de cuidar das pessoas e do que é valioso para elas, o Programa CUIDAR engloba iniciativas voltadas ao bem-estar mental, fortalecendo assim a construção de um ambiente saudável de trabalho.

O assunto merece atenção. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 15% dos trabalhadores apresentam algum transtorno mental. Além disso, a síndrome de Burnout ou síndrome do esgotamento profissional, foi incluída na lista de doenças ocupacionais da organização no ano passado. Para a OMS, de maneira geral, os problemas mentais são negligenciados no mundo todo, que destina pouco investimento para uma cultura de prevenção.

A Brasilseg conta com um novo projeto do Programa CUIDAR, relacionado ao apoio à saúde mental dos colaboradores: o Seguramente. O projeto Seguramente trabalha de maneira preventiva, ampliando o conhecimento sobre o tema, acolhendo e direcionando ao tratamento mais adequado.

Outra novidade é que a companhia ampliou, de forma gratuita, as sessões de psicoterapia: agora são três consultas mensais, oferecidas por um parceiro. Além disso, nos ambulatórios de ambas Sede, em São Paulo; e Central de Relacionamento, em Franca; são disponibilizados médicos de diferentes especialidades, como psicologia, nutrição, fisioterapia, entre outras. “O Programa CUIDAR tem como premissa amparar os colaboradores, visando reduzir fatores de risco e gerar engajamento em saúde e qualidade de vida. As iniciativas oferecem uma rede de apoio ao colaborador para que ele se sinta acolhido”, afirma Priscilla Gosler, Superintendente Executiva de RH da Brasilseg, uma empresa BB Seguros, acrescenta a executiva.

O ambiente de trabalho é um dos principais locais em que medidas para prevenir problemas de saúde mental devem ser adotadas, segundo a OMS. No entanto, apenas 35% dos países dispõem de programas desse tipo, também de acordo com a agência da ONU.

Sobre a Brasilseg

Empresa da BB Seguros, holding que concentra os negócios de seguros, previdência, capitalização e planos odontológicos do Banco do Brasil, a Brasilseg atua nos ramos de Vida, Habitacional, Rural e Massificados (Residencial, Empresarial, Condomínio e Máquinas e Equipamentos) com produtos comercializados nas agências do BB e em seus canais digitais. Emprega aproximadamente 2.100 colaboradores, possui uma Central de Relacionamento e Negócios própria na cidade de Franca (SP) e atualmente ocupa o 1º lugar no ranking acumulado de seguros no país.