Os 5 principais desafios dos CIO e o que fazer a respeito

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Pal

Por Forsyth Alexander,

Executivo de Marketing de Produto da OutSystems.

Os desafios dos CIO em 2023 refletem as crescentes expectativas, visibilidade e importância de sua função. As empresas esperam que os CIO participem de discussões de alto nível sobre cibersegurança e investimentos em tecnologia para as iniciativas da organização. Eles influenciam o planejamento, estratégia, implementação e operações. Portanto, como CIO, você provavelmente sente que não há uma área em sua empresa que não seja de alguma forma impactada por sua atuação e está sob pressão para lidar com mais desafios do que nunca. Neste artigo, compartilho o que a maioria do setor acredita ser os cinco principais desafios dos CIO e explico como o low-code pode ajudar a abordá-los.

Todo mundo tem uma opinião sobre os principais desafios que os CIO enfrentam hoje. Alguns os veem através da lente das prioridades. Outros os enxergam do estreito ponto de vista dos desafios de TI. Após ler 10 artigos diferentes sobre o assunto, utilizei o conteúdo deles para desenvolver meus próprios cinco principais desafios dos CIO.

Exceto pela cibersegurança, que tem sido uma preocupação para os CIO desde que os dados e o comércio migraram para a Internet, esses desafios representam uma mudança de foco impulsionada pela pandemia e suas consequências. Aqui está a lista dos principais desafios dos CIO com mais detalhes:

Prioridades de TI conflitantes em tempos de incerteza.

Em apenas três anos, o mundo se transformou. Grandes mudanças econômicas, políticas e sociais estão obrigando os diretores de sistemas de informação a adotarem novos modelos de TI. No entanto, ainda há muita incerteza sobre como esses modelos devem ser, porque os requisitos parecem estar em conflito.

A incerteza econômica afeta as escolhas tecnológicas. Inflação! Recessão! Contração do PIB! Cortes de empregos! O pânico econômico é um tópico quente na mídia há mais de um ano, com as gigantes tecnológicas alimentando o fogo. Isso criou um medo de uma recessão global iminente. No entanto, meses de relatórios sobre empregos, salários, inflação e outros dados econômicos mostram que não apenas não há recessão, mas talvez não haja uma à vista. Isso torna o trabalho de um CIO realmente desafiador. Como tomar decisões tecnológicas certas para sua empresa em um cenário econômico turbulento?

Novos fatores políticos e sociais desafiam os CIO. Novos alinhamentos geopolíticos estão forçando uma mudança na TI, de global para descentralizada. No entanto, a mudança social e o trabalho remoto e híbrido exigem fornecer acesso mais centralizado à tecnologia para mais pessoas, o que requer maior flexibilidade e proteção de segurança baseada em identidade, além da escassez de talentos. Portanto, os CIO enfrentam o desafio de projetar um novo modelo de TI. Eles também são cobrados para avaliar a contribuição da TI para a pegada de carbono, ao mesmo tempo em que coletam dados para ajudar outras funções corporativas a avançarem em direção a uma economia com baixas emissões de carbono. É muita responsabilidade para uma única pessoa, ou até mesmo para um único departamento.

Riscos crescentes de ameaças cibernéticas sofisticadas.

A cibersegurança é um desafio constante para os CIO. No entanto, hoje em dia, com ataques e atacantes se transformando e se multiplicando rapidamente, a situação piorou. Hackers agora utilizam IA e ML para ataques sofisticados, operam em grupos, anunciam trabalhos em fóruns e Telegram e oferecem ransomware como serviço. É um negócio lucrativo. A Cybercrime Magazine prevê que o custo dos ataques atingirá US$ 10,5 trilhões em 2025. Os CIO enfrentam o desafio de automatizar suas defesas cibernéticas, implementar políticas de Confiança Zero e manter os funcionários cientes dos riscos em meio à crescente falta de talento em cibersegurança.

Fornecer experiências surpreendentes aos clientes com um orçamento mais apertado.

A pressão sobre os CIOs para oferecer maneiras novas e comprovadas de responder rapidamente às mudanças e às novas demandas dos clientes ou usuários internos é imensa. Tempos de resposta lentos, problemas de desempenho, problemas com dados, experiências de usuário irregulares e interfaces desatualizadas são essencialmente bilhetes para a perda de clientes, reputação e receita. Você conhece as experiências que deve oferecer aos seus clientes para se manter à frente. No entanto, é provável que você enfrente limitações de custo que tornam o desafio de encontrar ou treinar talentos capazes de oferecer a experiência, velocidade e desempenho que os clientes esperam ainda mais difícil.

Manter-se atualizado com os avanços em IA/ML.

Quem não se apaixonou pela promessa da inteligência artificial e aprendizado de máquina (IA/ML) desde que o ChatGPT possibilitou interagir com ambos usando linguagem simples? Quando integrada às aplicações, a IA oferece chatbots, previsões, realidade aumentada e virtual, conversas por voz e muito mais para atrair, envolver, ajudar e reter clientes e usuários. Explorar os dados da IoT permite análises em tempo real e tomada de decisões com base em centenas de milhares de pontos de dados. O desafio do CIO com a inteligência artificial e aprendizado de máquina é encontrar ou treinar desenvolvedores e cientistas de dados que possam fornecer aplicativos e sistemas inteligentes que não apenas impulsionem seus negócios, mas também proporcionem um ROI real.

Como obter o máximo valor da transformação digital.

Durante a pandemia, as empresas foram forçadas a acelerar as iniciativas de transformação digital para conduzir negócios em um mundo remoto, bloqueado e de videoconferências. O resultado foi um labirinto de aplicativos e sistemas em nuvem com conexões soltas (ou nenhuma conexão!), núcleos de informação e pessoas, e uma incapacidade de escalar. Como resultado, os diretores de sistemas de informação enfrentam resultados desiguais da rápida digitalização e são esperados para tirar mais proveito desses investimentos. No topo dessa lista está a integração de várias aplicações em nuvem e software como serviço para que possam interagir.

Como o low-code pode ajudar a resolver os principais desafios dos CIO?

O low-code de alta performance pode enfrentar esses cinco desafios - e muitos outros -, portanto, não é necessário procurar mais de uma solução. O tipo de low-code que a OutSystems oferece permite que os desenvolvedores criem aplicativos completos de forma visual, usando uma interface de "arrastar e soltar" em vez de escrever milhares de linhas de código complexo.

A plataforma de low-code de alta performance traz agilidade para a sua organização de TI, permitindo que os desenvolvedores mudem para novas soluções à medida que as condições de mercado, economia, política, sociedade e saúde global evoluem. Além disso, sua equipe atual pode fazer mais, eliminando a necessidade de novos talentos. Para manter a segurança cibernética, a plataforma é especialmente indicada para ajudá-lo a se antecipar aos hackers.

Com a ajuda do low-code, você pode criar experiências personalizadas para o cliente com os recursos que possui atualmente e avançar até 10 vezes mais rápido do que com o desenvolvimento tradicional, sem comprometer a qualidade, segurança, escalabilidade ou estourar seu orçamento. Além disso, uma série de conectores para modelos de IA e ML facilitará para os desenvolvedores a incorporação de IA generativa e outras capacidades em aplicativos.

Sobre OutSystems - OutSystems foi fundada em 2001 com a missão de dar a cada organização o poder de inovar por meio de software. As ferramentas de alta produtividade, conectadas e assistidas por IA da plataforma de aplicativos modernos da OutSystems ajudam os desenvolvedores a construir e implantar rapidamente uma gama completa de aplicativos em qualquer lugar que a organização exigir. Com mais de 600 mil membros da comunidade, mais de 400 parceiros e clientes ativos em 87 países e em 22 setores, a OutSystems é “The #1 Low Code Platform®” e tem sua hegemonia reconhecida por analistas, executivos de TI, lideranças empresariais e desenvolvedores em todo o mundo. Algumas das marcas mais conhecidas utilizam OutSystems para transformar as suas grandes ideias em softwares que impulsionam os seus negócios, pessoas e o mundo. Saiba mais acessando o site OutSystems.