Brasil,

Metaversos industrial e empresarial já estão por aqui e vêm superando expectativas: estudo da Nokia e EY

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Elisandra Escudero
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

- 58% das empresas entrevistadas já têm pelo menos um caso de uso implementado

- Percepção de benefícios como redução de CAPEX é 15% maior no grupo das empresas que já vêm implementando ao menos um caso de uso em relação à expectativa de redução para o grupo de empresas que ainda está em fase de planejamento de investimentos em metaverso – 39% de redução afirmada pelo primeiro grupo; 24% de redução esperada, pelo segundo;
- Dentre as tecnologias mais importantes para habilitar os metaversos industrial e empresarial estão computação em nuvem (72%), inteligência artificial e aprendizado de máquina (70%), e redes privadas sem fio de nível industrial (70%).

A Nokia hoje apresentou os resultados de um estudo global sobre o metaverso industrial e o metaverso empresarial, realizado em parceria com a consultoria EY. No relatório que consolida o estudo, o metaverso é definido como sendo a fusão dos mundos digital e físico. O metaverso empresarial, mais especificamente, é guiado pela demanda por melhores ferramentas digitais de colaboração e comunicação. O metaverso industrial, por sua vez, é marcado pela fusão físico-digital e por human augmentation, com representações digitais de ambientes, sistemas, processos, bens e de espaços industriais físicos, que participantes podem controlar, monitorar e com que podem interagir de modo mais amplo.

O estudo foi composto por enquete com 860 diretores de empresas nos Estados Unidos, Brasil, Reino Unido, Alemanha, Japão e Coreia do Sul, atuantes nos setores automotivo, logístico, de bens industriais e manufatura, transporte, energia e serviços públicos (utilities). Além disso, foram realizadas 22 entrevistas aprofundadas com especialistas e líderes do setor industrial.

A primeira conclusão do estudo é que as empresas já consideram ser uma realidade os metaversos industrial e empresarial: 44% das entrevistadas os encaram como sendo o próximo passo da digitalização; 41% acredita que haverá um grande e abrangente metaverso entre os mundos físico e digital; apenas 2% considera ‘metaverso’ simplesmente um termo que, até bem recentemente, esteve na moda.

Em relação à experiência de metaverso, 58% das empresas já têm pelo menos um caso de uso implementado, com Estados Unidos (65%), Reino Unido (64%) e Brasil (63%) na liderança da adoção. Os mais de 20 casos de uso atestados mostram significativa variedade, sendo alguns totalmente virtuais; outros, uma combinação de elementos virtuais e físicos, com visão aumentada e maior poder de contextualização dos elementos de software; já outros são cenários alternativos ao mundo físico, em que são utilizadas tecnologias habilitadoras do metaverso, como os gêmeos digitais. No grupo das empresas que ainda não concretizaram projetos ou testes de metaverso, 94% responderam que têm planos de implementar casos de uso.

Quanto às tecnologias percebidas como fundadoras dos metaversos, foram mencionadas computação em nuvem (72%), inteligência artificial/aprendizado de máquina (70%) e redes privadas sem fio de nível industrial (70%) como as mais importantes para tornar projetos uma realidade. A empresas revelaram, ainda, que acreditam que os casos de maior poder transformador serão os de realidade aumentada para treinamento de equipes, enquanto que três em cada quatro empresas mencionou o uso de pesquisa e desenvolvimento em ambientes virtuais para melhorar o design de produtos e processos. Quando perguntadas sobre os principais desafios de implementação, os fatores mais apontados pelas empresas foram escassez de especialistas (45%) e dificuldades técnicas (37%).

Wilson Cardoso, Diretor de Tecnologia da Nokia para a América Latina, comentou: "É muito bom ver que as empresas realmente acreditam no poder do metaverso de criar valor para o negócio, tanto em casos de uso empresariais quanto em casos industriais. No Brasil, 63% das empresas pesquisadas afirmou enxergar o vínculo entre tecnologia e benefícios para o negócio e nosso país também lidera, com Estados Unidos e Reino Unido, o uso do metaverso em contextos industriais e empresariais. Com nossa pesquisa em Indústria 4.0 junto aos Nokia Bell Labs, estamos orgulhosos de nossa liderança em redes privadas e como podemos mostrar a capacidade que têm as redes de impulsionar os negócios.”

Felipe Garcia, Diretor de Marketing da Nokia para o Brasil, comentou: “A relevância do estudo está em revelar, de forma motivadora e realista, a profusão de casos de uso – mais de 20 – que estão em curso nas empresas, para que se chegue a novos níveis de segurança, digitalização e produtividade.”

A Nokia vem desenvolvendo redes de missão crítica para mais de 2.600 clientes empresariais nos setores de transporte, energia, manufatura, portos, webscale e setor público, por todo o mundo. A Nokia implementou também 635 redes privadas sem fio em empresas de diversos setores por todo o mundo e foi reconhecida, por diversos analistas, como líder mundial nesse mercado.

Recursos e informações adicionais

Página: Nokia Modular Private Wireless

Página: Nokia Operational Support Systems

Página: Nokia IP/MPLS

Sobre a Nokia

Na Nokia, criamos tecnologia que ajuda o mundo a agir em conjunto.

Como líderes em inovação tecnológica B2B, somos pioneiros na conectividade do futuro, com redes responsivas, analíticas e eficientes, graças ao nosso trabalho em redes móveis, fixas e Nuvem. Adicionalmente, geramos valor com propriedade intelectual e pesquisa de longo prazo, lideradas pelos premiados Nokia Bell Labs.

Por todo o mundo, operadoras de telecomunicações, empresas e parceiros confiam na Nokia para entregar redes seguras e confiáveis, e trabalham conosco para criar os serviços digitais e as aplicações do futuro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar