Brasil,

Com ESG em alta, área de Procurement ganha espaço dentro das empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luis Claudio Allan
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Segundo último relatório da Deloitte, fatores como ESG, pressões inflacionárias, incertezas geopolíticas e necessidade de transformação digital têm impactado globalmente setor de compras

Produtor de conteúdo em Procurement e CEO da Linkana, Leo Cavalcanti comenta mudança na percepção de riscos das organizações e reforça que é hora do segmento assumir protagonismo

De acordo com a edição mais recente do relatório 2023 Global Chief Procurement Officer (CPO) Survey - elaborado pela Deloitte, com 350 líderes seniores do setor de compras, em mais de 40 países, os critérios ESG passaram a ocupar o segundo lugar entre as prioridades das empresas este ano. Em 2021, quando o último estudo foi divulgado, o tema ocupava a sétima posição.

Outros fatores como pressões inflacionárias, incertezas geopolíticas e necessidade de transformação digital também têm impactado globalmente o setor de compras, criando um cenário no qual a área de Procurement vem ganhando espaço dentro das empresas.

Para Leo Cavalcanti, produtor de conteúdo em Procurement e CEO da Linkana, primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada da América Latina, apesar de ainda não ter ocorrido um grande aumento de recursos ou prioridade, é nítido que, cada vez mais, a área vem sendo envolvida em demandas importantes.

“Nos últimos anos, houve uma mudança muito grande na percepção de riscos das organizações de compras. É um cenário em que Procurement pode ir além de ‘cumprir tabela’ e as regulações impostas e buscar protagonismo, como em identificar fornecedores mais eficientes em emissões de carbono, entender os riscos socioambientais em diferentes níveis da cadeia, dentre outras iniciativas. É importante também citar o crescente foco em diversidade e inclusão de fornecedores dentro do pilar social do ESG em compras, expandindo o horizonte de iniciativas internas mais restritas ao RH”, analisa o executivo.

O levantamento também revela que 42% dos entrevistados vê na transformação digital uma peça chave para estratégias de entrega de valor, ou seja, para conquistar a preferência de mercado. Entretanto, as principais barreiras para o sucesso da transformação digital em compras são a baixa qualidade dos dados, seguida pela falta de budget e integrações ruins entre sistemas.

“Ao analisar como a digitalização é implementada hoje, vemos que tecnologias de automação de processos e análise de dados ainda estão no topo. Porém, a disciplina de análise de dados vai além de ferramentas de Business Intelligence e dashboards. Ela já começa a navegar em análise preditiva baseada em modelos de Inteligência Artificial e Machine Learning. Isso não deveria ser nenhuma surpresa, principalmente com a popularização dos modelos de linguagem LLMs, como o ChatGPT, da OpenAI”, explica Cavalcanti.

Em relação aos sistemas utilizados para problemas específicos da jornada de Procurement, o relatório aponta uma arquitetura composta por um maior volume das aplicações chamadas “best-of-breed” (melhores da categoria). “Essa é uma tendência crescente que coloca em xeque a visão tradicional do setor de que um ERP ou sistema end-to-end único (E2E) seria capaz de resolver bem todos os problemas”, complementa o CEO.

Entre as conclusões feitas pela Deloitte, atenção ao desenvolvimento de modelos operacionais, retenção de talentos e capacitação quanto ao uso de recursos digitais para tomada e execução de decisões são apontadas como estratégias que irão diferenciar as empresas de sucesso daqui em diante. A companhia prevê ainda que o ambiente global de negócios continuará a ser volátil, incerto, complexo e ambíguo.

Sobre a Linkana

A Linkana (YC W20) é a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Com uma base de centenas de milhares de perfis universais de fornecedores verificados com dados fiscais, financeiros e ESG, a ferramenta otimiza a análise de risco, homologação e cadastro de fornecedores com um padrão de melhores práticas utilizado pelas maiores corporações do Brasil.

Recentemente selecionada para o programa Scale-Up Endeavor 2023.1, o negócio já recebeu investimento da Y Combinator (W20), Plug and Play e Latitud e foi citado em rankings 100 Startups to Watch (2021) e Top 500 Latka Fastest Growing SaaS Companies (2022). Entre seus principais clientes estão grandes marcas, como Ambev, BASF, Nivea, Johnson & Johnson, Mondelez e Nubank. Na liderança da empresa estão os sócios Leo Cavalcanti (CEO), Cirdes Henrique (CTO) e Marcelo Abreu (CPO).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar